quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Mulheres ganham novo mecanismo de prevenção ao câncer


Aparelho de mamografia foi repassado à prefeitura pelo Governo do Estado

A partir das 14h de segunda-feira (26), exames de mamografia via Sistema Único de Saúde (SUS), poderão ser realizados em nova Sala de Mamografia, junto ao Pronto-Atendimento (P.A.) Tito Bianchini, a qual foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (22). Esta nova sala foi denominada de Cristiane Luiza Garcez, em homenagem à ex-primeira-dama do município de Lages, falecida em outubro de 2016 devido a um câncer. Lages agora passa a ter duas salas de mamografia, sendo que a outra funciona no Hospital Tereza Ramos.
O ex-prefeito Elizeu Mattos, que renunciou ao cargo logo após o falecimento da esposa, participou dos atos de descerramento de placas e corte da fita inaugural, e convidado a falar, muito emocionado, agradeceu a prefeitura de Lages pela homenagem feita em memória de Cristiane. “Somente quem convive com alguém querido da família que tem a doença é que sente e sofre junto. A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para um tratamento eficaz e o prolongamento da vida. Porém, apesar de termos perdido uma pessoa tão especial, e sido derrotados nesta luta, a nova Sala de Mamografia fará com que outras mulheres possam ter novas chances de viver bem e melhor. É para isto que torcemos. Celebremos a vida e que nos cuidemos sempre”, observa o ex-prefeito Elizeu Mattos.
O aparelho mamógrafo foi repassado ao Município de Lages pelo Governo do Estado após sua doação por parte da Receita Federal. Já o espaço físico, segundo disse a secretária municipal de Saúde, Rose Penso, já existia junto à Secretaria Municipal de Saúde e anexo ao Pronto-Atendimento, sendo necessário, porém, realizar determinadas adaptações técnicas. “Esta importante realização é um das tantas marcas que esta administração público-municipal deixa para Lages. Iniciei minha carreira como servidor público e como político, aqui na Secretaria Municipal de Saúde. Naquela época, década de 1990, para fazer uma tomografia as pessoas tinham de ir a Blumenau”, lembrou o prefeito Toni Duarte.
“Hoje a realidade da infraestrutura e atendimento na área de serviços de saúde é bem melhor. Portanto, sairemos de cabeça erguida no dia 31 de dezembro, quando deixarmos a administração. Ao passo de que outras cidades do Brasil estão encerrando suas atividades à beira do recesso, Lages está inaugurando melhorias para o seu povo. E 2016 ainda não terminou, pois na próxima semana haverá novas ações. Lages sempre teve dois prefeitos e a parceria Elizeu e Toni trouxe providências benéficas ao longo destes quatro anos de gestão Desejo a nova administração sucesso para que possa bem servir o povo lageano”, concluiu Toni. Participaram da inauguração o prefeito Toni Duarte, a secretária Rose Penso, o vereador Mushue Hampel, representando a Câmara de Vereadores, além de secretários municipais e servidores públicos.
Legenda: Com o novo espaço inaugurado junto ao Pronto-Atendimento Tito Bianchini, Lages passa a ter duas salas para exames de mamografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...