segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Vigilância Epidemiológica visita empresa para prevenção da caxumba aos colaboradores

Pessoas com idade entre um ano e menores de 19 anos devem ter duas doses da vacina. Acima de 19 anos devem receber uma dose comprovada

Durante esta quinta (1°) e sexta-feira (2), nos turnos matutino e vespertino, profissionais da Vigilância Epidemiológica, serviço vinculado à Secretaria da Saúde, trabalharam na aplicação de vacinas a 675 colaboradores da Flex Contact Center em prevenção à caxumba, sarampo e rubéola (Tríplice Viral), devido ao índice de casos de caxumba entre os colaboradores recentemente - 50 de um total de 130 notificados em Lages desde janeiro deste ano. A Flex é uma das maiores empregadoras da cidade e conta com 1.800 profissionais. A enfermeira Marcia Spindola explica que a abordagem dos colaboradores para precaução das doenças foi realizada nas unidades da Flex na avenida Duque de Caxias e no bairro Guadalupe. “Houve casos em empresas, escolas. E pelo fato de os funcionários da Flex atuarem em grande número a prevenção deve ser intensificada”, pontua Marcia.
Pessoas com idade entre um ano e menores de 19 anos devem ter duas doses da vacina. Acima de 19 anos devem receber uma dose comprovada. A caxumba é uma doença viral aguda e é propícia devido ao clima e contato íntimo. Para se prevenir cada pessoa deve cuidar da própria higienização correta das mãos e manter a etiqueta da tosse. Os sintomas da doença são febre, dor de garganta, edema (inchaço/aumento de volume) nas glândulas salivares, geralmente da parótida e às vezes das glândulas sublinguais ou submandibulares, e dificuldade ao engolir. Aproximadamente um terço das infecções pode não apresentar aumento, clinicamente aparente, destas glândulas.
Em homens adultos pode ocorrer orquiepididimite (processo inflamatório que envolve os testículos  - orquite e o epidídimo - epididimite) em aproximadamente 20% a 30% dos casos. Em mulheres pode ocorrer ooforite (inflação de ovário) com menor frequência, acometendo cerca de 5% dos casos. O sistema nervoso central, com frequência, pode estar acometido sob a forma de meningite asséptica, quase sempre sem sequelas. Mais raramente pode ocorrer encefalite. Medicação e repouso são os métodos de tratamento. A vacina está disponível à população diariamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que possuem salas de vacina em sua estrutura. Basta comparecer com a carteira de vacinação. Se não houver, poderá assim mesmo receber a dose normalmente.


Legenda: Para se prevenir cada pessoa deve cuidar da própria higienização correta das mãos e manter a etiqueta da tosse (Foto: Sandro Scheuermann e Secretaria da Saúde/Divulgação)
______________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...