quinta-feira, 16 de março de 2017

Abertura dos Jocol 2017 será no sábado


Uma das boas novidades dos Jocol é o retorno do Parajocol, com paratletas disputando cinco modalidades esportivas

   Os jogos Comunitários de Lages – Jocol 2017 têm abertura dia 18 de março, no Ginásio Jones Minosso, às 19 horas, com uma solenidade que compreende pronunciamentos dos organizadores, desfile de delegações e apresentações artísticas.
   A novidade, nesta abertura, ficará por conta do desfile das delegações das 100 equipes participantes dos Jocol, cada qual representada pelo presidente do clube e por cinco atletas uniformizados.
   As primeiras partidas dos Jocol, válidas pela 1ª Divisão do Futebol de Campo, serão disputadas nos dias 25 e 26 de março. Já o início dos jogos da Divisão Especial está previsto para 20 de maio. “Os Jocol iniciam com a 1ª Divisão, por uma questão de logística de campo e arbitragem”, explica um dos coordenadores do campeonato, Jean Oliveira.
   Das 100 equipes que disputarão os Jogos Comunitários, 64 delas estão na 1ª Divisão (junção das antigas Séries B e C), outras 20 fazem parte da Divisão Especial de Futebol de Campo (antiga Série A) e as demais 16 equipes estão divididas em várias outras modalidades esportivas.  Ao todo serão disputadas 23 modalidades esportivas, nos naipes masculino e feminino. Outra boa novidade será a volta dos Parajocol com jogos de futsal, bocha, tênis de mesa, xadrez e mais atletismo. O Parajocol estava desativado desde 2011.
   Os Jocol 2017 terão partidas de futebol nos seguintes locais: Campo Amador (no bairro Pisani), Campo do Nadir (na Penha), Campo do Vila Mariza, Campo da Cidade Alta, Campo do Habitação, Campo do Beira Raia e no campos dos bairros Santa Catarina e Santa Helena.

Rústica soma pontos
   A Corrida Rústica dos Jocol 2017, realizada no dia 12 de março, num percurso de 5 quilômetros, teve nas três primeiras classificações, respectivamente, as equipes da Associação Desportiva Vila Comboni (total de 92 pontos), Ouro Verde Futebol Clube (60 pontos) e São Luis Honolulu (36 pontos). Outras 24 equipes pontuaram nesta Rústica e estes pontos somarão para a classificação geral dos Jocol (início em março e término em novembro deste ano).
   Participaram desta corrida 483 atletas, concorrendo em sete categorias masculinas e cinco femininas.

Origem e Evolução dos Jocol
   A origem dos Jogos Comunitários de Lages se deu com a Copa Arizona, em 1976, sendo que no ano seguinte ganharia nova denominação: JIBS. Mais tarde, em 1983, seriam criados os Jogos Amadores de Lages (JAL). 
   O nome atual de Jocol passou a ser adotado em 1994, sendo disputados apenas nas modalidades de futebol de campo. Foi a partir de 2005 que novas modalidades foram introduzidas nos Jocol, entre as quais o basquetebol, voleibol, handebol, tênis de mesa, tênis de campo e jogos de mesa.
   Para esta edição 2017, os Jocol têm uma estimativa de 6 mil participantes, envolvendo equipes e atletas de todos os 70 bairros de Lages.

Texto: Iran Rosa de Moraes / Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário