terça-feira, 7 de março de 2017

Eventos marcam dia Internacional da Mulher em Santa Catarina

Descrição: logo acil
Eventos marcam dia Internacional da Mulher em Santa Catarina

32 núcleos da Mulher Empresária realizarão ações focadas no empoderamento da mulher

O Conselho Estadual da Mulher Empresária (Ceme) e núcleos da Mulher Empresária das Associações Empresariais de 32 cidades de Santa Catarina realizam durante o mês de março uma série de eventos para marcar o Dia Internacional da Mulher. Os eventos são comemorativos, mas também têm como objetivo destacar o papel da mulher na sociedade e o empoderamento feminino.

Para a presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária (Ceme), a data deve ser marcada pelo seu verdadeiro sentido, de luta por direitos e igualdade. “Mais do que nunca temos que refletir sobre o papel da mulher na sociedade e ainda mais, o que queremos para nós. Com o passar dos anos, muitos foram os direitos conquistados. Podemos votar, podemos trabalhar, enfim, podemos o que queremos. Mesmo assim ainda enfrentamos preconceito quando somos preteridas a uma vaga de emprego, quando nos acham incapazes apenas por sermos mulheres”.

Os eventos são organizados pelos Núcleos da Mulher Empresária e contam com o apoio do Conselho Estadual. Confira abaixo a lista de cidades.

Empoderamento Feminino

Traduzir o empoderamento feminino é um dos desafios do Ceme. O Conselho explica que empoderar é buscar um melhor posicionamento das mulheres em todos os campos sociais, políticos e econômicos. “Aqui falamos em igualdade de gênero, da conquista de direitos básicos, de condições iguais para homens e mulheres, sem diferença salarial para pessoas com a mesma função, além de estimular a conquista de cargos de liderança”, explica Janelise.

O Ceme acredita que todos os setores da economia devem contribuir com o empoderamento feminino. Se conquistada esta igualdade de gênero poder acrescentar US$ 28 trilhões de dólares ao PIB Global até 2025. Isso significa que mais mulheres estarão em cargos de liderança, seja política, econômica ou social, que mulheres desenvolvam plenamente suas capacidades, tenham condições para que tenham as mesmas oportunidades de trabalho e que consigam assegurar a igualdade em direitos sociais e econômicos.

Dados levantados pelo movimento Mulher 360 mostram que no Brasil as mulheres são responsável por 42% da renda familiar e respondem por mais de 46% da população economicamente ativa. Mais de 50% das empresas brasileiras ainda não têm mulheres em cargos de liderança e quando têm mulheres na mesma função elas ainda recebem 80% do salário de um homem. No empreendedorismo 52% de micro e pequenas empresas são lideradas por mulheres no Brasil.

Além dos eventos que marcam o Dia Internacional da Mulher, o Ceme, que neste ano completa 20 anos, realiza uma série de ações para fortalecer a mulher.  São realizadas atividades que incentivam um melhor posicionamento da mulher empresária na sociedade, fortalecimento de Núcleos e de Lideranças em entidades de classe, além da geração de negócios entre mulheres e desenvolvimento da educação Empreendedora.
Especialmente para 2017 e 2018, com o apoio financeiro da União Europeia por meio do programa de cooperação Al Invest 5.0, gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (CAINCO), Santa Cruz, Bolívia, cujo objetivo é promover o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas em toda a América Latina, além do fortalecimento da Rede CEME, serão implementados o Programa de Mentoria para Mulheres líderes com foco na política, entidades e empresas, além do Programa de Empoderamento da Mulher deverá contar com o apoio da Onu Mulher Brasil.

O Ceme

Foi para ajudar essas mulheres que são empreendedoras ou querem empreender que nasceram os núcleos de mulheres empresárias nas associações comerciais de todo o Brasil. Santa Catarina é o maior movimento do País. São cerca de 1 mil mulheres empreendedoras em 55 cidades catarinenses trabalhando juntas pelo seu desenvolvimento profissional e pessoal, intensificando sua rede de contatos e se empoderando de ações de liderança em suas cidades. Os núcleos recebem suas diretrizes do Conselho Estadual da Mulher Empresária (Ceme) da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), que é a maior entidade de empreendedorismo feminino do nosso Estado.
Para participar de um núcleo basta procurar a Associação Empresarial das 146 cidades de Santa Catarina que fazem parte do Sistema Facisc ou acessar o site ceme.org.br
Eventos em Santa Catarina

Cidade
Evento
Data
1.        
Araranguá
Um Salto para Mulher
15/03
2.        
Balneário Camboriú
2º Consagrando o Feminino
09/03
3.        
Blumenau
Coffe de boas vindas a novas integrantes e palestra sobre Imposto de renda


Jantar de Aniversário 20 anos da Acib Mulher


06/03




18/03
4.        
Braço do Norte
Palestra com Richelli Sachetti e Jantar
09/03
5.        
Brusque
Feira Multisetorial dos Núcleos da ACIBr - Multifair
25 a 28/5
6.        
Concórdia
Café com Rosa  com Lênia Lz
24/3
7.        
Cricíuma
Palestra com Eline Kullock  - Conflito de gerações
14/03
8.        
Cunha Porã
Palestra - Mulheres de Impacto
08/03
9.        
Florianópolis
Prêmio Acif Mulheres Que Fazem a Diferença
30/03
10.    
Ibirama
Dia da mulher (dentro da programação de aniversário do Município)
10/03
11.    
Içara
O dia é delas. E a noite também!
08/03
12.    
Imbituba
Prêmio Mulheres de Destaque
08/03
13.    
Itajaí
Sessão de Negócios
14/03
14.    
Itapema
Café da Mulher
05/03
15.    
Itapiranga
Missa e Rodízio de pizza com as nucleadas para integração
08/03
16.    
Jaraguá do Sul
Café da Manhã - Dia Internacional da Mulher
08/03
17.    
Joinville
Case Sucesso- Empreendedorismo Feminino
30/03
18.    
Lages
VIII Mulher de Sucesso
08/03
19.    
Maravilha
Encontro Empresarial da Mulher
07/03
20.    
Mondaí
Black & White
10/03
21.    
Rio do Sul
Março Mulher
30/03
22.    
Rio Negrinho
Palestra Café
08/03
23.    
Salto Veloso
XVII Encontro da Mulher Velosense
12/03
24.    
São Bento do Sul
Essência Feminina
08/03
25.    
São José
Noite das Estrelas
08/03
26.    
São Lourenço do Oeste
Jantar + Balada
08/03
27.    
São Miguel do Oeste
Mulheres que inspiram mulheres
08/03
28.    
Taió
Beleza da Mulher Moderna
25/03
29.    
Tangará
Evento Multi Entidade do Município de Tangará - Dia Internacional da Mulher
08/03
30.    
Timbó e Indaial
Palestra Mulher Desperte a sua força interior
06/03
31.    
Videira
II Jantar da Mulher Empresária
08/03
32.    
Xaxim
Reunião
07/03



























































Att,

Descrição: sheila1





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...