sexta-feira, 24 de março de 2017

Projeto Passeio Universitário será lançado no dia 29 de março

   Está programado para o dia 29 de março, quarta-feira, às 14h, o lançamento do projeto Passeio Universitário, na praça em frente ao Centro Serra Convention Center. Nesta data haverá atividades informativas, recreativas, apresentações artísticas, contação de histórias, roda de conversa, coleta de materiais recicláveis, distribuição de hortaliças e plantio de árvores, iniciando o bosque pelos estudantes e instituições parceiras. Esta programação será desenvolvida entre 13h30min e 17 horas.
   De acordo com a presidente da Associação Comunitária Passeio Universitário (ACPU), Silvia de Oliveira, a comunidade do bairro Universitário tomou a iniciativa de propor a mudança no destino de uma área que seria um estacionamento de aproximadamente 4.500 metros quadrados em frente ao Centro Serra, situado na rua Archilau Batista do Amaral. “Esta comunidade, através de seus moradores e também de associações de bairros vizinhos, está se empenhando para que nesta área seja formado um espaço público para a educação e prática de atividades voltadas à sustentabilidade ambiental e social, como horta comunitária urbana, espaço agroflorestal, mini jardim botânico, labirinto e espaço terapêutico. Por isso, foi instituída então a Associação Comunitária Passeio Universitário com enfoque no desenvolvimento de pessoas e aprimoramento do exercício da cidadania.” A proposta é que o terreno passe a ser utilizado para educação ambiental, fomentada e coordenada de maneira coletiva pela comunidade, com a implantação de uma horta sintrópica (tentativa culta de conseguir o necessário daquilo que precisamos para nos alimentar), portanto, que agregue princípios e técnicas de produção de alimentos integrados à floresta.
   O evento contará com a participação de diversas instituições, como as secretarias da Saúde, Serviços Públicos e Meio Ambiente, e Educação, Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Polícia Militar Ambiental, Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc), Centro Vianei de Educação Popular e a Irmandade Nossa Senhora das Graças. No dia 20 de fevereiro o prefeito Antonio Ceron recepcionou integrantes da Associação, quando a entidade foi apresentada e formalizado o pedido para que o Município concedesse a área em questão para novo aproveitamento.

Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...