quarta-feira, 26 de abril de 2017

Crianças aprendem através do teatro como manter a higiene bucal


O grupo teatral foi montado pela equipe multiprofissional da Unidade Básica de Saúde (UBS) que atende os bairros São Cristóvão e Sagrado Coração de Jesus
Os alunos dos Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims) Araucária, do bairro de mesmo nome, e Tia Anita e Juarez Pereira da Silva, ambos do São Luiz, tiveram um dia divertido e também de muito aprendizado nesta terça-feira (25). A peça “Era uma Vez no Reino dos Dentes” foi apresentada no Teatro Marajoara, e chamou a atenção dos pequenos sobre a importância da higiene bucal diária.
Participaram da atividade alunos de três a cinco anos de idade, matriculados no maternal e pré-escolar dos respectivos Ceims. Durante a semana passada, as professoras inseriram o conteúdo nas aulas ministradas em sala, com atividades que ensinavam como fazer uma escovação correta e incentivando as visitas regulares ao dentista.
O grupo teatral, tendo como público-alvo as crianças menores, foi montado pela equipe multiprofissional da Unidade Básica de Saúde (UBS) que atende os bairros São Cristóvão e Sagrado Coração de Jesus. O projeto iniciou no ano passado, quando foi criado para uma apresentação durante a Semana da Saúde Bucal, no mês de outubro, e o sucesso foi tão grande, com inúmeras solicitações para que tivesse continuidade, que a equipe resolveu melhorá-lo com intuito de expandi-lo. “Nossa intenção é focar nas unidades de ensino da rede municipal, para que as crianças tenham oportunidade de acesso ao aprendizado de forma lúdica e prazerosa sobre um assunto tão importante”, destaca o dentista e um dos criadores do projeto, Flávio Talhavini.
No grupo são todos atores amadores, mas com muita força de vontade de fazer o projeto valer a pena. São agentes comunitários, técnicos e dentistas da própria Unidade de Saúde que se dedicam a criar os personagens, ensaiar, montar o figurino e apresentar a peça. Já tem uma nova apresentação agendada, em um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).


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