sexta-feira, 9 de junho de 2017

Bancada Feminina pede ao TSE apoio à PEC de cotas no Parlamento


A deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) participou de reunião da Bancada Feminina  com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, para solicitar apoio à PEC 134/2015, que garante número mínimo de assentos destinados às mulheres em Câmaras de Vereadores, Assembleias Legislativas e na Câmara Federal. 
 
A medida já foi aprovada em dois turnos pelo Senado Federal. Na Câmara, o parecer da proposta foi aprovado pela comissão especial desde o ano passado, mas encontra dificuldades para ser votada pelo plenário da Casa. 
 
“Precisamos modificar a atual legislação, que não atende às mulheres deste país. Somos a maioria da população (52%), mas somos minoria na política. Atualmente menos de 10% das vagas da Câmara dos Deputados e pouco mais de 15% das do Senado são preenchidas por mulheres. Estamos lutando para mudar esta realidade, por isso pedimos  o apoio dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral”, disse Zanotto, que presidiu a comissão que debateu o assunto.     
 
Segundo a parlamentar, a ideia da Bancada Feminina é aprovar a PEC antes da reforma política, que poderá ser votada nos próximos meses. 
 
Na reunião, também foram debatidas as sanções aos partidos que não preencherem a cota de 30% de mulheres nas chapas para as eleições e o tempo de propaganda destinada ao incentivo à participação de mulheres na vida pública.
 
Gilmar Mendes garantiu que o TSE está dedicado à ampliação da representação feminina. Para ele, a democracia precisa ser aprimorada para corresponder à realidade da população. “O ministro disse que o tribunal realizará  uma ampla campanha de conscientização junto à população e aos partidos políticos”, informou Carmen Zanotto.
 

Fotos Divulgação
 



 Mais informações:
 
Gabinete Carmen Zanotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...