terça-feira, 27 de junho de 2017

Comunidade do Vila Esperança contemplada com a primeira Colheita Feliz


O projeto ganha mais em importância pela possibilidade do efeito multiplicador que representa na comunidade

O projeto Colheita Feliz, da Secretaria Municipal da Agricultura e Pesca, foi lançado oficialmente na manhã desta terça-feira (27), em área ao lado da Cozinha Comunitária Rolde Romeu Rosar, no loteamento Vila Esperança. O lançamento do projeto, que contou com a presença do prefeito Antonio Ceron; do vice, Juliano Polese, e do secretário da Agricultura e Pesca, Osvaldo Uncini, além de vereadores, demais autoridades e lideranças comunitárias, foi oficializado somente agora, pois, por conta das chuvas, acabou sendo prejudicado, e a horta teve de ser refeita.

A proposta do Colheita Feliz é estimular mais pessoas a cultivarem suas próprias hortas, seja em casa, na escola, ou em espaços coletivos, em que associações de moradores, por exemplo, possam se engajar neste projeto comunitário. Trata-se de um projeto simples, porém, segundo o prefeito, importante na mesa dos lageanos, e que pode ser multiplicado, a partir deste modelo inicial. “Além da facilidade na produção de verduras, ajuda o meio ambiente com o uso de pneus que seriam inservíveis”, lembrou Ceron.

Conforme explicou o secretário da Agricultura e Pesca, Osvaldo Uncini, o projeto serve de modelo para que outros tomem como referência e sejam praticados nos terrenos das comunidades. No passado já houve iniciativas iguais. Este inaugurado reflete a importância de pequenas ações, que poderão ter efeito intensificador e se tornarem grandiosas. O próximo espaço a ser contemplado será no bairro Gethal, e outro junto à Associação Serrana dos Deficientes Físicos (ASDF). “A ação é executada com o olhar voltado para as pessoas dos bairros, visando ‘fazer’ uma cidade cada vez melhor. O Município ajuda na montagem e depois a comunidade dá continuidade na manutenção”, ressaltou Uncini.

Na horta modelo do Vila Esperança estão plantadas várias espécies, entre elas alface, almeirão, rúcula, beterraba, repolho, couve manteiga, espinafre, além de temperos - cebolinha, salsa, alho poró - e chás: alecrim, cidró, sálvia etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...