quinta-feira, 29 de junho de 2017

Estação de esgoto do loteamento Nadir recebe melhorias e comunidade ganha novo espaço para a prática de esportes

Apesar de ser a única estação de tratamento na cidade com um sistema de tratamento de esgoto por raiz, o local estava sem manutenção há nove anos
A comunidade do loteamento Nadir, no bairro Penha, acompanhou, na manhã desta quarta-feira (28), a reinauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A obra foi entregue pelo prefeito Antonio Ceron, com a presença do vice-prefeito Juliano Polese, secretários municipais, vereadores e moradores. O local foi totalmente revitalizado pela Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (SEMASA), atendendo um pedido antigo da comunidade. “Além do cheiro ruim, que era uma grande reclamação dos moradores, havia a necessidade de realizar a manutenção da estação”, explica o secretário da pasta, Jurandi Agustini. Na revitalização da estação de tratamento e da quadra esportiva foram investidos em torno de R$ 85 mil, com recursos próprios da SEMASA.
Apesar de ser a única estação de tratamento na cidade com um sistema de tratamento de esgoto por raiz, o local estava sem manutenção há nove anos. Neste processo de tratamento, o sistema de filtragem ocorre através das raízes de um gênero de plantas floríferas conhecidas como juncos, que absorvem os coliformes. Depois de filtrada, a água desemboca no rio Pinheiro Seco. Entretanto, como a limpeza e o corte das raízes precisam ser feitos regularmente, a falta de manutenção provocava o forte odor no entorno da estação.
Além da solução deste problema antigo, a comunidade agora também vai contar com uma área de esportes revitalizada. Ao lado da estação, havia um campinho de futebol, que foi cercado e transformado em quadra de areia. “É um presente para nós, pois aqui no loteamento é o único espaço que existe para as crianças brincarem e jogar bola”, destaca Ronaldo Canani, que mora em frente ao local. “Já combinamos com as crianças para elas nos ajudarem a cuidar do espaço”, afirma a moradora Joelma Ramos.
Para estimular ainda mais as práticas esportivas, o prefeito Ceron solicitou à Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente a instalação de iluminação na quadra. Em sua fala, Ceron destacou aos moradores sobre outras ações que estão sendo executadas na cidade, como a continuidade das obras do Complexo Ponte Grande. “Cada ação, pequena ou grande, que a prefeitura realiza, é para melhorar a vida das pessoas. Por isso pedimos paciência, porque o cidadão está no direito de cobrar e nós precisamos prestar contas do que está sendo feito. Temos limitações financeiras, mas não nos falta determinação para mudar a realidade”, afirmou.
Fotos: Greik

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...