quarta-feira, 21 de junho de 2017

Famílias receberão cartões para comprovar as visitas dos Agentes Comunitários de Saúde


A medida visa criar um controle documentado e fortalecer o vínculo entre os agentes e os moradores
A Secretaria de Saúde de Lages está implantando uma nova ferramenta de acompanhamento das visitas dos Agentes Comunitários de Saúde do município. A partir de agora, as famílias receberão um cartão-ficha em que ficarão registradas, de forma manuscrita, as informações do usuário e a data das visitas, mês a mês.
“É uma forma de o usuário também ter um controle documentado das visitas”, explica Tatiane Matos, gerente das Unidades de Saúde. Atualmente, o município possui 280 agentes de Saúde que são responsáveis pela cobertura de 49 áreas. Essa distribuição visa permitir que os agentes possam realizar visitas uma vez ao mês em cada residência da região de cobertura para explicar e tirar dúvidas sobre a rotina das Unidades de Saúde, fazer a promoção da saúde junto às gestantes, crianças, idosos, acompanhamento de pacientes acamados, entre outras ações.
“Com a implantação do cartão queremos, também, fortalecer o vínculo entre as famílias e os agentes. Por isso é muito importante que o usuário guarde o cartão em um lugar visível, como atrás da porta ou na geladeira, para apresentar ao agente na próxima visita”.
Seu Adair Rogério da Silva, de 60 anos, morador do bairro da Penha, recebeu a visita da agente de Saúde Lucimara Capistrano, na tarde desta terça-feira (20). Como ocorre todo mês, a agente de Saúde ouviu o paciente e explicou o objetivo e a importância do controle das visitas, através do cartão. “A Lucimara já nos atende há sete anos. É muito atenciosa e conhece as nossas necessidades. Mas acho que o cartão é importante porque assim também teremos o nosso próprio controle das visitas”, destaca Adair.
Os cartões serão entregues gradativamente às famílias em suas casas pelas próprias agentes, sem causar prejuízo aos atendimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...