quinta-feira, 8 de junho de 2017

Forte Temporal derruba árvores na avenida carah em Lages

Temporal breve atinge Lages no início da manhã e provoca queda de árvore na Belizário Ramos

Temporal breve atinge Lages no início da manhã e provoca queda de árvore na Belizário Ramos





Sol surgiu logo cedo, mas chuva repentina mesmo com céu claro assustou quem se deslocava para o trabalho e os motoristas em pleno trânsito

Um temporal rápido, porém, forte, com grandes rajadas de vento, atingiu Lages no início da manhã desta quinta-feira (8), por volta de 8h30. A queda de uma árvore foi registrada na Avenida Belizário Ramos (Carahá), cruzamento com a rua 7 de Setembro (Copacabana). Os agentes de Defesa Civil já se encontram no local com motosserra para retirar o material do local e desobstruir a pista. Outra árvore caiu nos fundos da Rodoviária Dom Honorato Piazera, em frente ao Hotel Rodeio, na rua Jurandir Dell Macedo.
O patrulhamento e monitoramento do nível do rio Carahá e dos pontos onde há inundações e críticos suscetíveis a deslizamentos como encostas e morros. Nas últimas 24 horas (até as 8 horas desta quinta) o índice pluviométrico acumulado compreendeu 27 milímetros. O rio Carahá está 5.11 metros acima do normal, lembrando que o nível de segurança consiste em até cinco metros. Acima deste número é considerada emergência. A régua localizada no rio Carahá na altura da divisa entre os bairros Bom Jesus e Caça e Tiro está fixada no chão, contudo, sua marcação (marco zero) inicia um pouco abaixo da superfície da água onde a vista alcança a olho nu.

Previsão de 30 a 60 milímetros

Apesar de o Sol ter aparecido timidamente na manhã de quinta, o temporal surpreendeu a população pela rapidez com que chegou. O secretário-executivo de Defesa Civil, Jean Felipe de Souza, analisa que estão previstos entre 30 e 60 milímetros de chuva no município de Lages e rajadas de vento de 50 a 70 quilômetros por hora nesta quinta. "A princípio não há nenhum alerta por parte da Defesa Civil do Estado e nem proveniente de Brasília. A Defesa Civil monitorando a situação e de prontidão. Caso haja ligações em nosso telefone de emergência (199) estamos à disposição da população. O nível do rio Carahá está baixando, mas a previsão de hoje nos preocupa por conta da chuva considerável e das rajadas de vento bem fortes", salienta, antecipando que não há previsão de chuva para esta sexta-feira (9), mas sim, frio intenso.

Contudo, para a próxima semana já existe previsão de chuva novamente. Nos sete abrigos estão 321 pessoas. Os locais onde estão amparadas as famílias que precisaram deixar suas casas devido às enchentes são as associações de moradores dos bairros Universitário, Caça e Tiro, Habitação, Guarujá e Ferrovia (organizado pela Associação), além do Ginásio Municipal Jones Minosso e Sede de Campo do Pinheirinho. "A ideia é começar a desativar os abrigos, principalmente onde estão abrigadas pessoas que moram no Passo Fundo, pois naquele local houve somente enxurrada e as pessoas terão condições de voltar para casa. No Habitação e Caça e Tiro se depende de uma avaliação para então se liberar as pessoas", pontua o secretário-executivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...