sexta-feira, 16 de junho de 2017

Vandalismo no cemitério Cruz das Almas assusta Lageanos

Estragos de grande proporção em túmulos do Cemitério Cruz das Almas




“Noite de vandalismo não deu descanso nem para os mortos”, disse um visitante do cemitério
Visitantes que chegaram logo cedo, nesta quinta-feira (15), no cemitério Cruz das Almas fiaram perplexos diante do que viram. Conforme disse o secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Euclides Mecabô, numa rápida contagem, mais de 50 túmulos tiveram as estruturas danificadas. Uma ou mais pessoas destruíram aleatoriamente os túmulos, quebrando mármores e vidros, e derrubando as cruzes das cabeceiras. Curiosamente nada foi roubado. A destruição foi de grandes proporções. Porém, o que mais chamou atenção, foram os estragos no jazigo de Ernesto Canozzi e Olintho Pinto, conhecidos como os irmãos Canozzi, e tidos como milagreiros. O local foi totalmente destruído. É como se o autor ou autores do ato conhecessem muito bem o local.
Ainda conforme o secretário, as Polícias Militar e Civil já vistoriaram o cemitério, após o registro de ocorrência feito ainda pela manhã. Após a perícia completa e a quantificação exata das sepulturas danificadas, os familiares serão contatados para acharem uma forma conjunta para a revitalização dos jazigos depredados. Um dos problemas é de que alguns deles foram construídos com materiais que não existem mais. A Prefeitura é a responsável pelo cemitério, túmulos e mortos sepultados no local. No que tange à segurança, o cemitério é cercado com muros de até 2,5 metros de altura e os portões têm cadeados.
Para preservar os locais até que a perícia seja totalmente concluída, a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente fez na tarde desta quinta o isolamento de todos os túmulos depredados. Em alguns pontos do cemitério há muito sangue no chão, o que se conclui que o autor do vandalismo de machucou bastante. A Polícia já trabalha nas investigações, inclusive, com suspeitas do possível ou possíveis autores. “Para evitar que fatos como esses voltem acontecer, em conjunto com a Diretran, nossa Secretaria já vem trabalhando em um sistema mais eficiente de segurança, a ser implantado nos dois cemitérios, o Cruz das Almas e o da Penha”, salientou Mecabô.

Fotos: Paulo Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...