quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Uczai alerta para riscos do financiamento empresarial das campanhas eleitorais

a que empresários coloquem dinheiro nas mãos de políticos. Na sua visão isso significa “a volta de Joesley”, um dos proprietários do Grupo JBS que denunciou na PGR o envolvimento de Michel Temer (PMDB) em corrupção.
            “Todos os países com democracias modernas, especialmente na Europa, constroem instrumentos públicos, fundos públicos, para financiar os processos eleitorais e evitar a promiscuidade e o conluio entre o setor privado e políticos (...) Fundo eleitoral sim, mas não queremos campanhas milionárias. Vamos reduzir os valores e discutir ideias, propostas e projetos. Vamos discutir abertamente e publicamente os critérios e valores. Entendo que podemos chegar a 70% dos valores gastos na última eleição,” destacou Uczai.
            O parlamentar petista ainda classificou a proposta de mudança no sistema proporcional para o chamado ‘distritão’ nas eleições para a Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas em 2018 como uma afronta à renovação na política. Segundo ele, os atuais deputados federais que querem o ‘distritão’ precisam se proteger para manterem-se no cargo de deputado. “Eles votaram para proteger o Temer das investigações, para acabar com os direitos trabalhistas e agora eles têm medo de disputar uma eleição mais aberta, com mais candidaturas”, destacou.

            O chamado ‘distritão’ é um sistema político adotado em apenas quatro países no mundo todo: Afeganistão, Jordânia, Vanuatu e Ilhas Pitcairn. Esse modelo dificulta o surgimento de novas lideranças políticas nos estados. Santa Catarina, por exemplo, possui 16 cadeiras na Câmara Federal, pelo ‘distritão’ os 16 mais votados seriam os eleitos. Esse modelo restringe o número de candidatos e, consequentemente, com essa diminuição a tendência é que os partidos indiquem para serem candidatos em 2018 os políticos que já possuem mandato. “Mesmo que o povo peça mudança, não terá candidatos novos para escolher”, avalia Uczai. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...