segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Colegiado ouve lideranças dos bairros e encaminha providências

As reuniões são transparentes e aproximam as lideranças da Prefeitura. O próximo encontro será no dia 2 de outubro, às 8h, no bairro Petrópolis.
Em nova reunião, nesta segunda-feira (25), com 12 presidentes de Associações Comunitárias, na sede da associação do bairro Araucária, o prefeito Antonio Ceron, além de ouvir as reivindicações, apresentou uma resposta rápida e positiva aos pedidos. Apontou que ainda nesta segunda-feira, será lançado um edital para a contratação de hora/máquina, e compra de brita para a realização de um grande mutirão, que será feito ainda este ano. Além disso, sugeriu que a Semasa inclua mais R$ 300 mil no orçamento para a compra de tubulações, além das que já estão sendo colocadas nas obras do Complexo Araucária. O objetivo é atender questões pontuais, como esgotos a céu aberto e melhorias em riachos.
Como os pedidos normalmente são direcionados às obras de pavimentação, limpeza, saúde, e educação, o prefeito Antonio Ceron informou que já está em processo de licitação a empresa que deverá pavimentar as 76 ruas por onde passam os coletivos urbanos. Lembrou que já há recursos, via Fundam, e que também serão captados através do Ministério das Cidades, contemplando assim todos os bairros. Além desses recursos, informou que 50% das emendas do deputado estadual Gabriel Ribeiro serão direcionadas para assistência às comunidades de Lages. O deputado esteve presente na reunião e confirmou o direcionamento de recursos aos bairros, no atendimento aos pleitos dos presidentes. 
Recursos para reforma de casas
Do representante do bairro Bom Jesus, um dos mais carentes da cidade, veio o pedido para que a Prefeitura ajude na reforma de algumas casas. O prefeito adiantou que há recursos de até R$ 5 mil por casa, para investir em reformas, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação. O trabalho deverá ser feito em parceria com os moradores. A Secretaria também mantém pessoal visitando in loco todas as Associações para saber delas o que está sendo feito e o que está faltando, além das audições nas reuniões abertas com o prefeito e o colegiado. “Muitas coisas discutimos internamente para que possamos atuar em melhorias no desempenho administrativo, sempre respeitando as pessoas e o dinheiro público”, ressaltou Ceron.
Demais pleitos

Na área da saúde, a Secretária Odila Waldrich mais uma vez disse que o atendimento estendido até às 22h será feito uma vez por mês, em cada Unidade, e informou que uma nova UBS será construída em 2018 para atender os bairros Vila Nova e o Caça e Tiro. Um estudo será feito para ver da possibilidade de destinar futuramente a atual Unidade para a Associação de Moradores instalar a sede própria. No campo da educação, foi reforçado o pedido para que os pais efetuem o recadastramento para as vagas nas creches. Também se falou sobre a programação do Natal, que se estenderá em nove regiões da cidade, e todas com a participação de atrações sugeridas pela comunidade.

Depredação ao patrimônio
O secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Euclides Mecabô, ao se pronunciar, disse que os trabalhos em toda a cidade estão sendo feitos na medida do possível. Porém, fez um apelo aos presidentes para que ajudem em suas comunidades a cuidar dos bens públicos, prevenindo as depredações das lixeiras, das luminárias públicas e das árvores e flores. “Nada está sendo feito para o prefeito ou para os secretários, mas sim para as pessoas que vivem nos bairros”, disse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...