terça-feira, 13 de março de 2018

COLUNA POLITICA


As eleições na Itália e a onda do conservadorismo
*Por Leonardo Secchi


A julgar pelos resultados das eleições italianas, no início do mês, a onda de conservadorismo que avança no mundo todo está mantendo seu ritmo. Apesar do grande desgaste do velho líder Sílvio Berlusconi, a centro-direita conseguiu nas urnas bem mais do que a maioria imaginava. A despeito da vontade de Berlusconi, seu parceiro de coligação, Matteo Salvini, da separatista Lega (Liga), conseguiu surpreender até os mais informados analistas. Consagrou nas urnas, superando em votos o Forza Italia (FI) de Berlusconi, tornando-se o novo líder do pensamento conservador italiano.
Enquanto a centro-direita derrotava a centro-esquerda (até o momento no governo) com quase o dobro dos votos, corria por fora uma terceira via, o Movimento Cinco Estrelas (M5S), que vem crescendo eleição após eleição. Como partido, foi o mais votado da Itália, com mais de 30% dos votos, o que lhe dá o direito de tentar formar um governo sob a liderança do jovem Di Maio, cabeça de chapa do M5S. Mesmo colocando-se ao centro do espectro político, é considerado um partido muito conservador e visto pela esquerda com forte desconfiança.
O conservadorismo italiano refletido nas urnas nos aponta duas constatações importantes: os dois grandes vitoriosos, Salvini (Lega) e Di Maio (M5S), são jovens políticos; e os dois ex-Primeiros-Ministros derrotados, Sílvio Berlusconi e Matteo Renzi (PD), são políticos manjados e acabaram identificados como representantes da atual proposta de governo... Alguma lição para nós brasileiros nas eleições de outubro?
Cenário em SC
Em solo catarinense, que tem muito da cultura italiana e europeia, as eleições de outubro para governo do Estado não deve apresentar muitas novidades em relação à disputa pela cadeira de governador. É importante afirmar que o eleitorado catarinense é bem conservador e tem tendência a votar no seguro, no que ele conhece, no candidato que ele espera que resolva seus problemas. Santa Catarine resiste ao perfil de um grande orador e prefere o “resolvedor de problemas”, o articulador. Hoje, de um lado tem Gelson Merísio (PSD) com apoio do PP e PSB, do outro lado Eduardo Pinho Moreira (MDB) articulando com o PR, e no meio, tem o PSDB, que é a noiva da festa e sua escolha pode decidir as eleições. Antes, porém, os tucanos precisam estancar a ferida aberta pela Lava-Jato que apontou o pré-candidato Paulo Bauer em suposto esquema de Caixa 2. O PSDB terá que escolher se lança projeto solo com novo nome ou aceita ser coadjuvante de um dos dois projetos apresentados.
A missão dos brasileiros
Se tem alguma vantagem em tudo o que o brasileiro passou nestes últimos anos, com crise econômica e política, é a esperança de que ele votará com mais consciência nestas eleições. O eleitor constatou que seu voto tem consequências diretas na vida. Muita gente perdeu renda, emprego, precisou mudar hábitos, teve que replanejar sua vida. Acredito que o brasileiro estará mais racional na hora de votar e os que foram às urnas, irão em busca de uma nova postura de governo, não necessariamente de um novo nome. Esta nova postura é olhar para o candidato não como um distribuidor de benefícios, mas como um líder que aponta novos caminhos com resultados. Por outro lado, devemos ter também muitos votos nulos e brancos e com grandes chances de termos o maior índice de abstenções, reflexo do descrédito da classe política. O papel dos novos candidatos neste ano é convencer os brasileiros de que ainda vale a pena acreditar.
OPINIÃO
Se você é um dos leitores que têm opinião formada sobre os assuntos em questão, entre na nossa Fanpage, comente e debata o tema: www.facebook.com/codeputado

* Leonardo Secchi é professor de Administração Pública da UDESC, Doutor em Ciências Políticas – Universidade de Milão, Itália e Pós-Doutorado em Políticas Públicas pela Universidade de Wisconsin - Madison, Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...