quarta-feira, 28 de março de 2018

Deputada Zanotto preocupada com a prevenção do câncer


Carmen Zanotto destaca importância da prevenção do câncer de intestino

A deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) destacou, durante o seminário sobre o câncer de intestino, a importância da prevenção da doença entre os brasileiros. Os debates aconteceram na terça-feira, na Câmara dos Deputados.
O evento contou com a participação de especialistas, entidades de defesa dos pacientes de câncer e representantes do Ministério da Saúde.
“A prevenção sempre é o melhor caminho evitar essa doença. Bons hábitos alimentares, uma dieta balanceada, rica em frutas e legumes, e mais exercício físico são importantes”, reforçou a deputada, que preside a Frente Parlamentar de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer, promotora do seminário.
O Inca (Instituto Nacional do Câncer) prevê que, neste ano, haverá cerca de 36 mil novos casos de câncer colorretal no Brasil, com 15 mil mortes causadas pela doença, que acomete mais a população feminina.
Vários assuntos foram debatidos pelos palestrantes, como desafios do diagnóstico do câncer colorretal, acesso ao tratamento, campanhas de conscientização e perspectivas de cura.
Diagnóstico precoce
Para Carmen Zanotto, o seminário foi uma oportunidade para também chamar a atenção dos brasileiros sobre a importância de se buscar o diagnóstico precoce da doença.
“O câncer de intestino é silencioso, por isso precisa ser diagnosticado o quanto antes. Então a necessidade de unirmos forças com as organizações de apoio para que os pacientes possam ter o mais rapidamente possível acesso aos exames para fechar um diagnóstico”, alertou.
A parlamentar defendeu ainda necessidade de aprovação de projetos de lei, em tramitação na Câmara, que facilitem o acesso dos pacientes ao tratamento na rede hospitalar pública, reduzindo de 60 para 30 dias o tempo de espera atendimento nos casos mais urgentes, como prevê proposta de sua autoria, em tramitação na Câmara dos Deputados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...