terça-feira, 27 de março de 2018

Vigilância 24 horas por dia Postes receptivos as novas câmeras de videomonitoramento já estão todos instalados

Os sensores de imagem das câmeras possuem capacidade de varredura progressiva. Com a lente zoom ótico em 20 vezes e zoom digital em 16 vezes, as câmeras oferecem mais detalhes sobre áreas expansivas 
Lages recebeu um incremento de 50 câmeras de videomonitoramento e a segurança dos cidadãos e a externa de seu patrimônio, como residências e estabelecimentos comerciais, está prestes a ser reforçada em definitivo, com cobertura de praticamente toda a área urbana do município. A Polícia Militar informa que já estão implantados todos os postes com caixas para instalação de energia elétrica onde serão fixadas as câmeras de videomonitoramento.
A etapa seguinte neste processo será a instalação da fibra ótica e, após, a etapa final de instalação das câmeras do Projeto Bem-Te-Vi. Portanto, por enquanto, todos os postes estão instalados, mas nenhuma câmera nova está em funcionamento. As Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) já foi oficiada para providenciar a ligação da energia. Durante este período de espera será instalado um novo sistema na Central de Emergência da PM, que suporte as novas câmeras devido a sua qualidade superior em padrão Full High Definition (HD) e pela exigência de maior capacidade de memória (Hard Disk).
Cobertura em todas as áreas da cidade
Os 50 equipamentos do Projeto Bem-Te-Vi, da Polícia Militar (PM), serão instalados nos seguintes bairros e loteamentos: Araucária, Beatriz, Caça e Tiro, Caravágio, Centenário, dez no Centro, Conta Dinheiro, Copacabana, Coral, Jardim Cepar, Dom Daniel, Guarujá, duas no Habitação, Maria Luiza, Morro do Posto, Morro Grande, Passo Fundo, Penha, Pisani, Popular, duas no Promorar, Sagrado Coração de Jesus, duas no Santa Catarina, duas no Santa Helena, Santa Maria, Santa Mônica, Santa Rita, duas no São Cristóvão, São Francisco, São Miguel, Triângulo, Tributo, duas no Universitário, Várzea e Vila Mariza. Para a escolha dos locais, a PM adotou os critérios de opção por lugares com iluminação adequada para melhor captação de imagens, com maior circulação de pessoas, próximo a comércios, escolas, agências bancárias e com grande número de registros de ocorrência de infrações e desordens. O investimento do Estado na aquisição das câmeras foi de R$ 651 mil.
O chefe da Central Regional de Emergência do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Lages, 1º tenente, Gabriel Furtado Fernandes, reitera que mais perto do funcionamento a Polícia Militar buscará, junto à prefeitura, a parceria para que agentes (estagiários ou contratados) sejam direcionados a auxiliar no videomonitoramento, conforme previsto no convênio entre Estado e Município, pois o número de câmeras aumentará de 37 para 87. “O videomonitoramento contribui em várias frentes: de forma preventiva - pessoas cientes de que estão sendo monitoradas tendem a mudar de ideia se querem cometer um crime, contravenção ou mesmo causar desordem, ou seja, evita que ocorra o problema. E de forma repressiva imediata: diversos problemas foram flagrados pela PM por intermédio das câmeras, sendo encaminhada uma viatura de área para solucionar o problema. Os aparelhos auxiliam os órgãos na parte de investigação (Polícia Civil e Ministério Público - MP), a própria PM e o cidadão comum (exemplo: bateram no seu carro e fugiram do local). Em alguns municípios as câmeras já são utilizadas na fiscalização de trânsito”, argumenta o chefe da Central, ao alertar que, “o videomonitoramento não substitui o policial, mas é uma ferramenta a mais, um complemento na sua missão. Tem grande importância qualitativa, e não tanto quantitativa devido aos problemas que deixam de ocorrer em razão do sistema de monitoramento. Desta forma, é essencial no processo de prevenção.”
As câmeras são giratórias em 360 graus e têm funcionamento ininterrupto 24 horas por dia. Estes mecanismos vêm incrementar as ferramentas já consolidadas em Lages pela Polícia Militar (PM), como capital humano constituído por policias militares masculinos e femininos, 35 viaturas (automóveis e motocicletas) e o aparato do helicóptero Águia 4. Todos os serviços são coordenados pelo comandante do 6º BPM, tenente-coronel Alfredo Nogueira dos Santos. O Projeto Bem-Te-Vi já viabilizou a instalação de 2,4 mil equipamentos em 115 municípios de Santa Catarina.
Eficiência
As câmeras são dotadas de alta resolução a partir de tecnologia de ponta e têm função de posicionamento inteligente. Seus sensores de imagem possuem capacidade de varredura progressiva. Com a lente zoom ótico em 20 vezes e zoom digital em 16 vezes, os equipamentos oferecem mais detalhes sobre áreas expansivas. Esta série de câmeras pode ser amplamente utilizada para alta definição, como rios, florestas, estradas, ferrovias, aeroportos, portos, praças, parques, pontos turísticos e estações. A eficiência de cada câmera equivale a 40 postos de observação, com alcance de três quilômetros em 360 graus e imagem de alta precisão. Com o equipamento é possível reduzir a incidência de crimes, otimizar o “tempo-resposta” dos policiais, aumentar o índice de prisões em flagrante e gerar provas consistentes para as investigações e, consequentemente, para os processos judiciais.
O diretor de Trânsito e responsável interino pela Coordenação Municipal de Segurança e Trânsito, Rogério Juary Gonçalves de Almeida, aponta: “As novas câmeras irão abranger maior espaço de fiscalização por parte da PM e coibirá crimes, inclusive auxiliará na identificação de autoria quando a Polícia não conseguir chegar a tempo para efetuar a abordagem. No âmbito do trânsito, será possível a identificação de veículos pela placa e consulta do nome do proprietário junto ao sistema informatizado do Detran, o que pode facilitar chegar ao condutor da hora da ocorrência (acidente ou infração).”
Como funciona a Central?
A Central Regional de Emergência, localizada no quartel da PM, bairro São Cristóvão, possui seis telas, cada uma divide-se em até quatro telas menores, ou seja, totaliza 24 telas. A média de armazenamento é de 15 dias, mas em ocorrências em que provavelmente as imagens serão solicitadas futuramente, pela Polícia Civil (PC), Ministério Público (MP) ou Poder Judiciário. É de praxe gravar o arquivo em um tipo de mídia, por exemplo, um DVD, para posterior disponibilização caso requisitado.
As obrigações de cada parte
Pelo convênio firmado em 19 de dezembro do ano passado, durante a entrega da nova Delegacia Regional da Polícia Civil, com a presença do prefeito Antonio Ceron, o governador licenciado Raimundo Colombo e do então secretário de Estado da Segurança Pública, César Grubba, o Governo de Santa Catarina ficou responsável pela aquisição das câmeras, transmissão por fibra ótica e manutenção dos equipamentos por um ano. O Município se comprometeu em providenciar manutenção preventiva e corretiva do sistema após o primeiro ano de instalação.
Endereços dos locais das novas câmeras de videomonitoramento:

Bairro
Localização
Araucária
R. Osvaldo Aranha c/ Argeu Alves de Andrade (próx. à Base Setor 3)
Beatriz
Av. Belisário Ramos c/ Av. Papa João XXIII - Sempre Verde
Caça e Tiro
R. Cirilo Vieira Ramos c/ R. da Erva Mate
Caravágio
Av. Primeiro de Maio c/ R. Visconde de Taunay
Centenário
R. Eleutério da Silva Furtado c/ R. Frei Nicodemus
Centro
R. Jorge Lacerda c/ R. João de Castro
Centro
Parque Jonas Ramos (Tanque) área do Parque
Centro
Parque Jonas Ramos (Tanque) área do Lago
Centro
R. São Joaquim c/ R. Sete de Setembro
Centro
R. Otacílio Vieira da Costa c/ R. Castro Alves e R. Cândido Ramos
Centro
R. Frei Rogério c/ General Nepomuceno Costa (próx. ao Centro Educacional)
Centro
Av. Pres. Vargas c/ R. Emiliano Ramos Branco
Centro
Av. Marechal Floriano com R. Benjamin Constant
Centro
R. Marechal Deodoro c/ R. Jerônimo Coelho (próx. à Maternidade)
Centro
R. Frei Gabriel c/ R. Honorato Ramos
Conta Dinheiro
Av. Duque de Caxias (próx. à R. Jairo Luiz Ramos)
Copacabana
Av. Belisário Ramos c/ Marechal Deodoro
Coral
Av. Luís de Camões com R. Humberto de Campos
Jardim Cepar
Av. Pres. Vargas c/ Av. Corina Caon
Dom Daniel
R. 31 de Março c/ R. Independência
Guarujá
R. 31 de Março c/ R. Porto Seguro
Habitação
R. Álvaro Neri dos Santos com R. dos Cinamomos
Habitação
R. Álvaro Neri dos Santos c/ Belisário Ramos
Maria Luiza
Av. Luís de Camões c/ R. Coronel Sotero Rocha  (próx. à Base Setor 8)
Morro do Posto
R. João José Godinho c/ R. Prof. Simplício - Rótula (Colégio Militar)
Morro Grande
R. Eleutério da Silva Furtado c/ R. João Lemos Machado
Passo Fundo
R. Marechal Rondon com R. Coronel Sotero Rocha
Penha
R. Vital Brasil c/ R. Nossa Senhora da Penha (Colégio Godolfin)
Pisani
Av João Goulart (próx. ao Colégio Augusto Jorge Vieira)
Popular
R. Primeiro de Maio c/ R. Silvino Duarte Júnior prox. Colégio Zulmira
Promorar
R. Engenheiro Paulo Ribeiro c/ R. Plínio Ribeiro Ramos (próx. à Unidade Básica de Saúde)
Promorar
R. José Maria Ribas Pinto c/ R. Alziro Zarur (condomínios)
Sagrado C. de Jesus
R. Humberto de Campos com R. Walmor Ribeiro - Estádio
Santa Catarina
Rótula do Conte c/ Av Santa Catarina e R. Caldas Júnior e Acesso Sul
Santa Catarina
R. Dr. Aujor Luz c/ R. Manoel Coimbra
Santa Helena
Av. Caldas Júnior c/ R. Cristiano Brascher
Santa Helena
R. Mateus Junqueira c/ R. Curitiba
Santa Maria
R. Campos Sales c/ R. Nilo Peçanha
Santa Mônica
R. Flamengo c/ Floriano Júnior (próx. Escola Francisco Manfrói)
Santa Rita
Av. Marechal Floriano com R. Cristiano Brascher - Unifacvest
São Cristóvão
Av. D. Pedro II c/ R. Fausta Rath
São Cristóvão
Av. Belizário Ramos c/ R. Rio Grande do Norte
São Francisco
R. Heitor Villa-Lobos c/ R. Haeckel de Tavares
São Miguel
R. Manoel Antunes Pessoa c/ R. Vital Brasil
Triângulo
Rótula do Triangulo c/ Av. Belisário Ramos e Av. Mal Floriano
Tributo
R. Jonas Ramos Martins - Frente Mercado Natã
Universitário
Av. Antonio Ribeiro dos Santos c/ R. Archilau Batista do Amaral (próx. ao Senai)
Universitário
Av. Castelo Branco c/ R. Jurandir Sell Macedo - Cedup e Uniplac
Várzea
R. Álvaro Neri dos Santos c/ R. Antônio Ribeiro dos Santos
Vila Mariza
Av. Das Torres X Marginal da BR282

Fotos: Toninho Vieira e Marcelo Pakinha
 



Outras informações acesse o site: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...