quarta-feira, 18 de abril de 2018

Defesa Civil de Lages se engaja nas comemorações do Dia do Exército e leva conhecimento e conscientização às crianças


Uma mostra do aparato da Defesa Civil foi levada para bem perto dos alunos de escolas municipais
Em comemoração à Semana do Exército Brasileiro, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, a convite do 1º Batalhão Ferroviário (BFv), promoveu atividades cívico-sociais com o intuito de apresentar um compacto da estrutura disponível à população e prestar orientações à comunidade escolar municipal. Nesta quarta-feira (18 de abril), agentes da Defesa Civil promoveram atividades no Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Nossa Senhora dos Prazeres, no bairro Santa Catarina, com exposição de materiais, apresentação de vídeo explicativo aos alunos e distribuição de cartilhas educativas às crianças e adolescentes. O vice-prefeito, Juliano Polese, prestigiou a ação.
Os profissionais apresentaram a organização, serviços e instrumentos de trabalho da Defesa Civil de Lages, a exemplo de barco, barraca, extintor, lanterna, fita isoladora de locais, macacão térmico aquático, colete refletivo e salva-vidas, capacete, motosserra e alicate especial de corte, além de proporcionar dicas de primeiros socorros e de orientações sobre prevenção e preservação ambiental, com o objetivo de diminuir a incidência de catástrofes ligadas ao meio ambiente e mostrar o aparato da Defesa Civil e seus trabalhos de rotina.
Os alunos interagiram com os profissionais atuantes na proteção à vida nas ocorrências de temporais, vendavais, quedas de árvores, enchentes, deslizamentos, entre outros fenômenos naturais, além de interdições de locais que oferecem riscos à integridade física, bem como foram o público-alvo de palestras e de um curso de Responsabilidade Civil Profissional (RCP), com cuidados básicos ao presenciar sinistros que exigem verificação de sinais vitais, desengasgo e massagem cardíaca. Na terça-feira (17) foram agraciados os alunos do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Sepé-Tiarajú, bairro Passo Fundo.
A programação é acompanhada pelo secretário executivo da Defesa Civil, Jean Felipe Silva de Souza. “Nós levamos explicações ao bairro Passo Fundo, onde, diga-se de passagem, é uma área de risco, com atuação intensa da Defesa Civil quando ocorrem enxurradas e alagamentos. Infelizmente é um local que fica bem prejudicado. Foram levados alguns equipamentos de trabalho para as crianças verificarem como é nossa atuação. Houve conscientização e sensibilização para alertar os estudantes a não jogarem lixo nos rios, córregos e na própria rua, o que traz transtornos e aumenta o risco de inundações”, pontua Jean.
Em 2017, a Defesa Civil de Lages conquistou o 4º lugar no Brasil no quesito educação, com o projeto Defesa Civil nas Escolas. A ideia é expandir este trabalho para quem está em sala de aula e poder, dentro das instituições de ensino e na comunidade, estimular o auxílio a própria Defesa Civil com um sentido comunitário e solidário. O Dia do Exército é celebrado em 19 de abril. Este ano, com o slogan “O Seu Exército Nunca Para”.
Fotos: Defesa Civil de Lages/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...