quinta-feira, 17 de maio de 2018

Crianças do Novo Milênio recebem novo parquinho



Município revitaliza brinquedos e crianças de Ceim no Novo Milênio são agraciadas com novo parquinho

Nos próximos meses, 70 parques infantis renovados serão entregues à população
Os 95 alunos do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Nelson Martins de Almeida, no bairro Milênio, têm novos motivos para rir à toa. Foi inaugurado, no final da tarde desta quarta-feira (16 de maio), o parque infantil externo da unidade de ensino municipal depois de os brinquedos passarem por uma reforma. A partir de agora, além do atendimento pedagógico e lúdico, às crianças serão proporcionadas condições melhores para o uso de um dos principais instrumentos de interação e brincadeiras para o desenvolvimento corporal, a brincadeira. A entrega oficial à comunidade aconteceu com a presença do prefeito Antonio Ceron.
No playground, os três balanços, um escorregador e uma prancha de vai e vem que já existiam passaram por uma revitalização, incluindo pintura colorida para chamar a atenção dos pequeninos. Mais três balanços e mais três gangorras foram instaladas, para aumentar ainda mais a alegria da criançada. Os brinquedos do circuito são compostos por metal, ferro e madeira.
Foram investidos em torno de R$ 2.500 na benfeitoria no Ceim, recursos financeiros provenientes do Governo Federal, pelo Salário Educação - é uma contribuição social destinada ao financiamento de programas, projetos e ações voltados para a educação básica pública, conforme previsto no parágrafo 5º do artigo 212 da Constituição Federal de 1988. A revitalização foi executada pela empresa HS Serralheria, de Lages. “Estamos, ao mesmo tempo, construindo e ampliando espaços de ensino em Lages. Em 2018 queremos diminuir significativamente a falta de vagas, praticamente finalizando-a. Estas crianças têm o sorriso da expectativa de uma vida boa. O Município tem de dar oportunidades de igualdade. Além do be-a-bá, temos de inserir a cidadania e o empreendedorismo na sala de aula, começar, no currículo escolar, com noções de respeito à mãe, à mulher. Dar chances a estas crianças de cursar aulas de cultura, arte, dança, esporte para ocupar o tempo. Vocês vão crescer e tocar Lages, Santa Catarina, o Brasil e o mundo. Precisamos preparar solo fértil para esta finalidade”, salienta o prefeito Ceron.
A secretária Ivana Michaltchuk, esclareceu que, “os brinquedos contribuem no desenvolvimento cognitivo e na coordenação motora fina, aquela responsável por apanhar os objetos com a ponta dos dedos com firmeza. São extremamente eficazes neste processo. Há pessoas que não frequentaram o pré-escolar e tiveram dificuldades nestes aspectos nesta fase da vida, anos inicias, quando é crucial ter estímulo na parte intelectual e raciocínio lógico com jogos”, e antecipou: “Nos próximos meses, 70 parques serão entregues renovados à população em Lages.”
A diretora geral do Ceim, Jussara Aparecida da Silva, destaca, por sua vez: “Os brinquedos ajudam no desenvolvimento da criança, no exercício de saber embalar, colaborar com o amiguinho e serve como a própria prática de atividade física. É um espaço também de aprendizagem. Aproveitem, crianças, o parque é de vocês”, expressou, emocionada. A gestora adianta colchões e travesseiros serão substituídos. “A Secretaria da Educação está sempre de olho em nossas solicitações e compreendemos que são atendidas na medida do possível”, comenta a diretora, que está à frente do Ceim há dois anos, e é apoiada pela diretora auxiliar, Simone Rodenbusch.
Acompanharam a entrega, o vice Juliano Polese; secretária da Educação, Ivana Michaltchuk; diretor de Ensino, Carlos Eduardo Canani; coordenadora da Educação Infantil, Andrea Bortoluzzi; diretor administrativo-financeiro da Secretaria da Educação, Agnaldo Pereira; presidente da Associação de Moradores do Novo Milênio, José Osti Cabral, além de servidores municipais, vereadores, professores, funcionários da escola, alunos e mães.
15 anos de história
O Ceim, inaugurado em 2003, está localizado na rua José Maria de Freitas. Os 95 alunos de zero a cinco anos de idade são moradores dos bairros e loteamentos Santa Catarina, Novo Milênio, Areal, Araucária, Santa Clara e Cruz de Malta, são amparados por 27 funcionários, destes, 12 professores com trabalho pedagógico em ensino em período integral para a maioria dos estudantes, das 7h30 às 18h30, parcial matutino das 8h às 12h e vespertino das 13h30min às 17h30, oferecimento de quatro refeições diárias - café da manhã, almoço às 11h30, lanche da tarde após a hora do sono (que dura uma hora e meia) e jantar às 16h. A alimentação dos alunos é rica em nutrientes, à qual está inserida a disponibilidade de frutas. Tudo a partir de cardápio pré-estipulado por nutricionista. Atividades pedagógicas e de brincadeiras de rotina e higienização após as refeições fazem parte do cotidiano.
Os estudantes são distribuídos nos diferentes níveis das seis salas separadas em berçário I e II, maternal I e II e pré-escolar I e II de acordo com a faixa etária. A escola conta com dois pavimentos e compõem-se, além das salas, de hall, secretaria, refeitório, cozinha e sete banheiros. Do lado de fora, as crianças têm um campo gramado á vontade. A Secretaria de Planejamento e Obras colaborou depositando pedras britadas embaixo dos brinquedos e no serviço de terra na lateral do campo, espaço que foi aumentado depois de mudada a cerca de divisa com a casa vizinha ao Ceim por se tratar de área institucional. Embora se encontre em boas condições estruturais, o Ceim passará por um serviço de pintura externa, provavelmente a ser efetivada no segundo semestre deste ano.
Quem foi Nelson Martins de Almeida?
Nelson nasceu em Florianópolis em 1019. Trabalhou nos Correios da capital catarinense e em 1962 ingressou no jornalismo e atuou na Delegacia Regional de Polícia. Mudou-se para Lages e foi sócio-fundador do Lions Club de Lages e dos clubes Caça e Tiro 1º de Julho e Serrano Tênis Clube. Viveu em Lages por 48 anos. Faleceu em 2002, aos 82 anos.
Novas reformas de parques externos a serem inauguradas
As próximas unidades a receberem seus parquinhos totalmente revitalizados são os do Ceim Tia Anita (bairro São Luiz), Escola de Educação Básica (Emeb) Professora Madalena Miranda Largura (bairro Beatriz), Ceim São Pedro (bairro São Pedro) e Ceim Primeiros Passos (Coral).
Pavimentação e CPPs
Na solenidade, o prefeito aproveitou para informar que haverá continuidade no asfaltamento da rua da escola e será executada a revitalização da avenida Aujor Luz, principal de acesso ao bairro Santa Catarina e à região central da cidade. Ainda disse que nenhum membro de Conselhos de Pais e Professores (CPPs) será penalizado diante do impasse atual sobre as demissões e dívidas trabalhistas. “Nós não somos irresponsáveis e estamos, a várias mãos, tentando buscar uma saída para ajudar. Vamos achar uma fórmula. Temos respeito a essas pessoas que doaram  o seu trabalho à educação.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...