sexta-feira, 25 de maio de 2018

Empresa responsável tem 12 meses para entregar restauração e ampliação do Mercado Público de Lages


Empresa responsável tem 12 meses para entregar restauração e ampliação do Mercado Público de Lages

Convênio com o Governo do Estado garante recursos na ordem de R$ 6,6 milhões para as obras
Um dia histórico para a cidade de Lages. Após um longo processo de diversas etapas o prefeito Antonio Ceron assinou a ordem de serviço que autoriza a empresa, vencedora da licitação, Terra Engenharia, a iniciar de forma imediata, as obras de restauração e ampliação do Mercado Público Municipal. O ato de assinatura da ordem de serviço foi realizado nesta sexta-feira (25 de maio) na sede da Associação Empresarial de Lages (ACIL) e contou também com a presença do vice-prefeito Juliano Polese, do secretário municipal de Planejamento e Obras, Claiton Bortoluzzi, do secretário da Agência de Desenvolvimento Regional de Lages, João Alberto Duarte, demais autoridades estaduais, municipais e presidentes de entidades de classe.
A empresa responsável tem um prazo de 12 meses para a execução dos serviços. O convênio com o Governo do Estado garante recursos na ordem de R$ 6.663.254,17 para a realização das obras. “É importante deixar claro que apenas realizamos adequações funcionais ao projeto original. Neste novo Mercado Público serão restaurados 1.585 metros quadrados e faremos a ampliação de mais 2.015 metros de área. Portanto serão 3.600 metros quadrados de uma nova estrutura, mais bonita e moderna”, explicou o prefeito Ceron.
O secretário Claiton detalhou ainda que o projeto prevê 33 boxes para comercialização de produtos diversos, entre restaurantes e lanchonetes, além de um auditório para apresentações e eventos com compacidade para 50 pessoas e uma área de convivência na parte externa. “Esta restauração e ampliação segue toda a ideia original do projeto vencedor do concurso. Nossos técnicos fizeram as adequações necessárias e conseguimos melhorar e aperfeiçoar alguns detalhes”, ressaltou. 
Um pouco da história
A história conta que as atividades do Mercado Público Municipal de Lages começam em 1879, quando a primeira estrutura foi construída na Praça Vidal Ramos Sênior, a praça do Terminal Urbano. Neste local, todos os fins de semana ocorriam feiras ao ar livre.
Em 1940 foi construído um novo prédio, atual local da estrutura que será restaurada. O edifício feito nos moldes de “Art Déco” , um estilo artístico de caráter decorativo que surgiu na Europa, na década de 1920, proporcionando um ar de cidade grande e moderna para o momento econômico pelo qual Lages passava na época por conta da exportação da madeira.
O Mercado Público funcionou até o ano de 2009, quando precisou ser interditado pela Defesa Civil, pois o teto de madeira estava prestes a desabar e todo o sistema de iluminação precisava ser substituído. Em 2011, o prédio passou por uma reforma, mas foi fechado logo em seguida. Agora, após 78 anos da inauguração, este importante local de Lages passará por uma restauração completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...