quinta-feira, 14 de junho de 2018

Bombeiro de SC salva criança por telefone afogada no Rio Grande do Sul


Uma família de Parobé (RS) passava o final de semana em um sítio no município de Caiçara, também no estado gaúcho, distante 130Km de São Miguel do Oeste em Santa Catarina, quando o pior aconteceu: um menino de 2,5 anos caiu no córrego que passa pelo local e se afogou. Desesperada, a mãe da criança ligou para o telefone de emergência 193, do Corpo de Bombeiros Militar. Por ser região limítrofe entre os estados, a ligação acabou caindo na Central de Operações do Batalhão de São Miguel do Oeste, no estado catarinense. Ao atender a ligação, o Soldado BM Mateus Trevisan repassou à mãe o procedimento de reanimação cardiopulmonar. Foi o que salvou a vida do menino. Uma demonstração de que a atuação dos Bombeiros ultrapassa até mesmo as fronteiras geográficas. (Áudio do atendimento realizado em 03/06 no link abaixo).


Na foto: Soldado BM Trevisan
 
A criança foi retirada da água pelo avô. As orientações passadas por telefone pelo Soldado Trevisan, eram repetidas pela mãe e executadas por outro familiar. Depois de repetirem as massagens torácicas e os ciclos de ventilação por cerca de 10 minutos, a criança voltou a reagir. Enquanto isso, o Soldado BM Trevisan também buscava contato com o Bombeiro gaúcho mais próximo da ocorrência para que uma ambulância fosse encaminhada ao local. Mas os próprios familiares conduziram o menino ao atendimento médico. Segundo informações da mãe ao bombeiro, o menino estava ótimo, um dia depois da ocorrência. Ele recebeu medicamentos no hospital, mas foi liberado em seguida. O socorro aconteceu no último domingo (03/06).

O áudio do atendimento chama atenção pela situação de desespero vivenciada pela família. Clique no link para ouvir o atendimento. O áudio foi editado para suprimir nome da vítima e da solicitante:
https://soundcloud.com/user-367845939-546429585/audio-atendimento-12bbm


Texto: Krislei Oechsler- Jornalista- CCS-CBMSC- (48) 98843-4427
Colaboração: Mônica Andrade- Estagiária- CCS-CBMSC
Fotos e informações: B5 do 12°BBM de São Miguel do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...