sábado, 16 de junho de 2018

Prefeitura de Lages promove ação no Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa


Prefeitura de Lages promove ação no Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
A data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa

Para marcar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a prefeitura de Lages promoveu uma grande ação nesta sexta-feira (15 de Junho). A mobilização que aconteceu em quatros pontos distribuídos de forma estratégica (Terminal Urbano, supermercados Stock Center, Martendal e Alvorada/Av. Pres. Vargas), envolveu profissionais das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Habitação, Política para Mulher e Assuntos Comunitários, Conselho Municipal do Idoso, Instituições de Longa Permanência (Casas Asilares), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e acadêmicos do curso de Medicina da Uniplac.
De acordo com Odila Waldrich, secretária de Saúde, através da exposição de fotografias impactantes, mensagens de empoderamento e textos informativos, o principal objetivo da mobilização foi causar a sensibilização e orientações sobre o assunto.
Dentre os diversos textos, um deles apresentavam dados em relação à violência no país, referente ao primeiro semestre de 2016 por tipificação e porcentagem, sendo 77% denúncias por negligência, 51% decorrentes de violência doméstica, 38% registrado como abuso financeiro, econômico ou patrimonial e 26% dos casos como violência física e maus tratos.
Mesmo sofrendo com dores lombares, mas com alegria garantida, dona Nair Maria Branco, de 80 anos, moradora do bairro Conta Dinheiro, possui disposição de sobra para se locomover de transporte público até o Centro para realizar sessões de fisioterapia. “Eu desconhecia que havia uma data para pensar sobre o tema, mas acho muito importante esse tipo de esclarecimento”, relata dona Nair.
Segundo Franciele Lorenzetti, coordenadora da Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde, o dia 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, cujo objetivo é sensibilizar de forma social e política sobre a existência da violência e também disseminar a ideia de não aceitá-la como um ato comum e os procedimentos para denunciar. “As denúncias podem ser feitas pessoalmente, ou por telefone junto à Secretaria de Assistência Social e Habitação, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s), nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas’s) ou ainda pelo Disque 100 (ligação gratuita)”, destaca. Ressalte-se ainda, que as denúncias podem ser anônimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...