terça-feira, 7 de agosto de 2018

Tecnologia para melhorar a vida nas escolas


Volta às aulas: tecnologia colabora para a melhor gestão da saída escolar
Inspetores e porteiros têm a difícil missão de lidar com o tumulto nos portões: pais chegando, alunos saindo, carros buzinando... Para ajudar na agilidade do processo e auxiliar na segurança dos alunos, as escolas contam com a tecnologia a seu favor

O mês de agosto chegou e trouxe com ele a volta da rotina escolar. Com o início do segundo semestre, pais, alunos e instituições escolares (cada um à sua maneira), terão de encarar novamente “a hora da saída”. Do lado de fora dos portões, os pais – muitas vezes cansados – têm que lidar com o trânsito, filas duplas e a longa espera pelos filhos, o que gera insegurança. Ainda, há os vizinhos e motoristas que precisam trafegar pelo entorno das escolas e, inevitavelmente, também sofrem com o estresse causado pela grande quantidade de carros parados a espera da liberação dos alunos.
Do lado de dentro dos portões, crianças e adolescentes aguardam alvoroçados pelos pais, enquanto os inspetores organizam a passagem dos alunos, de modo que consigam fiscalizar a entrega do estudante ao seu responsável autorizado. Dentre tantas atividades exercidas pelos inspetores – essenciais para o bom funcionamento da organização educacional –, eles têm ainda a responsabilidade de controlar a chegada dos pais, o embarque dos alunos e garantir que a “hora da saída” seja a mais segura e organizada possível.
Com o propósito de facilitar este momento, muitas escolas contam com a ajuda da tecnologia para agilizar e tornar esse processo o mais seguro possível. Idealizado e desenvolvido em 2013, o aplicativo Filho sem Fila avisa a escola, automaticamente, que os pais estão próximos. Conforme se aproxima da instituição, novos avisos são emitidos, deixando os inspetores ou porteiros cientes e preparados para a rápida entrega do aluno ao seu responsável. “Por um lado, atuamos diretamente na redução do tempo de espera dos pais, de forma segura e eficaz. Sendo assim, eles ficam menos expostos à violência urbana e perdem menos tempo. Por outro, mostramos às escolas fotos e documentos de quem recebeu autorização dos pais, para buscar seus filhos. Tudo pelo aplicativo, simples e seguro”, apontou o CEO do aplicativo, Leo Gmeiner.
Para ajudar no controle e segurança da saída escolar, o Colégio Arbos (Santo André, SP) começou a utilizar o Filho Sem Fila em 2016, mas, de acordo com o Diretor Pedagógico, Paulo André Cia, o app evoluiu de forma positiva e tornou-se também uma ferramenta de melhoria escolar.  “O Filho sem Fila foi implementado no Colégio há dois anos e funciona muito bem. Não ganhamos somente na segurança e no controle, mas também, no tempo de espera do pai, na frente da escola, e no tempo de espera do aluno ao pai, dentro da escola”, comentou Paulo André, que acrescentou. “O sistema evoluiu até além daquilo que tinha sido pensado. Hoje, ele não é mais somente um app para controlar, organizar e supervisionar a entrada e saída dos alunos, mas, na verdade, é uma plataforma de gestão onde há a interação entre a escola e os pais”.
Para o porteiro do colégio, Everaldo Saturinino Leite, a ferramenta contribui bastante no dia-a-dia dos funcionários, pois ajuda no controle deles para com os alunos, e na segurança dos pais. “A funcionalidade do app é excelente. Evita a fila dupla de carros e é interessante que, quando os pais chegam, nós liberamos o aluno rapidamente, pois quando o aplicativo é acionado, nós já deixamos o filho na espera e preparado para ir embora”, pontuou.
Sobre o Filho sem Fila
O aplicativo foi idealizado e desenvolvido em 2013, a partir da necessidade de um pai que identificou um método de perder menos tempo durante esta rotina diária, além, é claro, de manter os alunos e os pais mais seguros. O Filho sem Fila é o primeiro aplicativo a proporcionar segurança e agilidade a alunos, pais e equipes escolares durante a saída.

Atende mais de 100 escolas em todo o País, e está presente em 11 Estados e 45 cidades, nas quais promove economia de cerca de 30 horas/ano para cada pai que utiliza o sistema diariamente. Atualmente, são aproximadamente 30 mil alunos e 50 mil pais ou responsáveis usuários do sistema.

Alguns números:
Redução de 50% do tempo total de saída de alunos
Ganho de 30 horas/ano por pai
Cerca de 90 mil usuários entre alunos e responsáveis
Mais de 1,3 milhão de chamados de alunos
Mais de 300 mil horas economizadas

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