sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Semana de Segurança alerta para os perigos da rede elétrica


Semana de Segurança alerta para os perigos da rede elétrica

Celesc atua para conscientizar população sobre o cuidado com atividades rotineiras que podem resultar em acidentes   

Quem nunca viu brincadeira de empinar pipa, não conhece alguém que já trocou um chuveiro, instalou antena de TV ou mesmo trocou uma lâmpada por conta própria? Observando um pouco mais, quem nunca percebeu, nas cidades, construções muito próximas à rede elétrica e, no campo, máquinas agrícolas que podem encostar nos fios?

Em meio às funções do dia a dia, muitas pessoas não percebem o quanto se arriscam em atividades rotineiras, que envolvem a possibilidade de choque elétrico e que podem, em diversos casos, ser fatais.

Para alertar a população sobre esse perigo quase invisível, a Celesc, em parceria com a  Associação Brasileira de Energia Elétrica (Abradee), promove a XII Semana Nacional de Segurança com Energia elétrica, de 5 a 11 de novembro, reforçando ações de educação e conscientização promovidas pelas 16 agências regionais no estado.

Com o título “É aí que Mora o Perigo”, a campanha destaca cinco principais situações em que ocorrem acidentes elétricos: construção e manutenção predial; ligação clandestina de energia; brincadeira com pipa; instalação de antena de TV; além de poda de vegetação. Um levantamento da Abradee mostra que, desde o início das campanhas, em 2006, houve queda anual de 16% no número de acidentes com a rede elétrica e uma redução de 14% nas mortes em função dessas ocorrências.

“Mesmo com a diminuição de casos e da eficácia das campanhas, ainda registramos 838 acidentes por ano no Brasil, o que justifica o esforço de todas as distribuidoras de energia na orientação correta da população”, afirma o presidente da Celesc, Cleverson Siewert. Em Santa Catarina, a Empresa registrou cinco casos com mortes decorrentes do contato com a rede elétrica, neste ano de 2018 e outros 10 em 2017.

Durante todo o ano, a Celesc realiza ações de conscientização com estudantes do ensino fundamental de escolas públicas por meio de palestras, além de trabalhar o tema em eventos e iniciativas de comunicação da Empresa. Durante a Semana de Segurança, as iniciativas são ampliadas com ações específicas em cada uma das 16 regionais da Empresa, entre elas, a divulgação do material educativo para os consumidores, nas respectivas lojas de atendimento, onde também os atendentes vestem as camisetas da campanha, reforçando ainda mais a importância da Semana de Segurança.

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