quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Papai Noel no Caroba em Lages



Papai Noel deixa o Polo Norte e aterrissa no bairro Caroba, em Lages

Natal nos Bairros dá uma pausa e será retomado na próxima segunda-feira, dia 10, no Guarujá
O protagonista do Natal, presente no imaginário de crianças de idade e espírito, escapou do Oceano Glacial Ártico na noite desta quarta-feira (5 de dezembro) para enfrentar a mudança brusca de temperatura na Serra Catarinense, a estrela do Natal nos Bairros - Anunciação, organizado pela Fundação Cultural de Lages (FCL) e Secretaria de Política para a Mulher e Assuntos Comunitários. Aterrissou seu trenó em Lages vindo de temperaturas negativas e se deparou com os mais de 25ºC desta primavera. O Sol já tinha ido embora quando a personagem mais querido vovô de todos os continentes acenou para as famílias que o aguardavam ansiosamente em frente à Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Izidoro Marin, bairro Caroba, parte alta da cidade, atraindo, aliás, pessoas do Santa Mônica e do Cidade Alta. As crianças não conseguiram segurar a empolgação, abraçaram, beijaram, fizeram pose para fotos ao lado da árvore gigante decorada e foram presenteadas com balas e pirulitos das mãos de luvas brancas, circulando pela casa improvisada, montada ao lado do palco de atrações e recebendo carinhos sem fim. E claro que música não faltou. A divertida Banda do Papai Noel se encarregou de embalar o público com um repertório natalino de roupagem moderna e dançante.
Mais cedo, no comando do locutor Souza Filho, a criançada, mães e pais puderam aproveitar as apresentações de 13 integrantes do projeto Dançar Passarela, com interpretações de músicas natalinas e do estilo gospel. As canções da playlist são Vem Chegando o Natal, Natal Todo Dia, Era uma Vez, Marcas do que se Foi, Quero Ver - Bom Natal, Não Aprendi Dizer Adeus e Ressuscita-me. No total, o Dançar Passarela é formado por 30 crianças e adolescentes dos bairros da região Sul da cidade: Centenário, São Luiz, Santo Antônio, Morro Grande e Santa Catarina, sob a direção de Eberson Sauceda (Giraia) e coreografias de Suellen de Moraes. “Nós apresentamos o teatro dançante. Divulgar nosso trabalho com estas crianças que tanto precisam do nosso apoio é maravilhoso”, desabafa Suellen de Moraes. O Dançar Passarela subirá ao palco do Natal Felicidade, no Largo da Catedral Diocesana, por três vezes.
Nos intervalos, Souza Filho deu espaço às vontades dos pequeninos, que subiram ao palco e se esbaldaram, cantando e chamando o Papai Noel em voz alta. Em seguida, a Fanfarra da Escola Izidoro Marin. O regente, professor Gediel Kaleb Branco Gonçalves, cuida da garotada como se fossem seus filhos, com a dedicação, disciplina e respeito que os acordes merecem.
Caracterizados com gorros de Papai Noel, os 14 instrumentistas de lira, caixa, quadritom, meia-lua, surdo, bumbo e pratos, levaram à plateia os sons de famosas canções desta época: O Natal Existe, Noite Feliz e Anoiteceu. “Ao todo nós somos em 30 componentes da Fanfarra, de 11 a 14 anos. As atividades foram retomadas em maio deste ano depois de dois anos paradas. O Natal nos Bairros é uma vitrine para mostramos o trabalho extracurricular realizado. É uma forma de retirar estas crianças das ruas e da ociosidade, trazendo para dentro da escola, onde passam mais tempo”, contabiliza o regente, que coordena, também, as Fanfarras das Emebs Santa Helena, no bairro de mesmo nome, esta com 40 pessoas, incluindo corpo coreográfico, e Fausta Rath, no Vila Mariza, com 30.
O Natal nos Bairros ajuda na renda das famílias que utilizam a diversão alheia para encorpar o pé de meia de final de ano. Comerciantes vendiam doces, como churros, chocolates, balas, chicletes, além de pipoca, e brinquedinhos. A Diretoria de Trânsito (Diretran) monitorou os locais sinalizados para que não houvesse interferência no evento e para os motoristas, e a Polícia Militar (PM) esteve atenta à segurança pública. “Este é um projeto implantado em 2017. Evidentemente que, com a experiência do ano passado, esta edição está bem melhor. O que nos deixa mais felizes são as crianças contentes. Eu sou avô e já tive filhos pequenos, sei como é boa esta sensação. É o momento delas. Uma das obrigações da prefeitura é dar chance de isonomia de oportunidades”, salienta o prefeito Antonio Ceron, convidando os lageanos para a abertura oficial do Natal Felicidade, sexta (7 de dezembro), às 21h. “O Natal é hora de as pessoas mostrarem o seu lado bom, de solidariedade e altruísmo. Venham participar desta agenda fascinante.”
Valorização e reconhecimento dos feitos da juventude mudam vidas, segundo o chefe do executivo. “Na sexta e sábado passados, mais de 500 crianças do programa Lages Melhor, da Escola de Artes da Fundação Cultural apresentaram seus talentos no Teatro Marajoara, grande parte nunca tinha sequer entrado no Teatro Municipal. Foram as estrelas da noite. Vimos a alegria das mães vendo suas filhas maquiadas e de sapatilhas no palco, as suas bailarinas. A alegria dos pais gratifica a gente.” O vice-prefeito, Juliano Polese, também esteve no Caroba. “Este contato de perto é fundamental para que a gente sinta a energia daqueles para quem este Natal é preparado com tanto carinho.” O Natal nos Bairros já passou pelo Habitação, Penha e Caroba, e voltará na segunda-feira (10), no bairro Guarujá, no campo de futebol, em frente à Associação de Moradores. Ao final, terá sido realizado em nove regiões de Lages.
Pra lá e pra cá, é só festa!
Uma das famílias à beira da calçada assistindo ao evento é a da dona de casa Meri de Almeida. Ela e os filhos, Cauê, 11 anos, a pequena Marjorie, de um ano, e Talita, de seis, além da amiguinha Rafaela, 7, saíram de casa, na rua da Castanha, para prestigiar tudo de bom que o Natal nos Bairros dispõe. “Eles vieram para brincar e ganhar doces”, resume a mãe, que é casada com um servente de pedreiro, por enquanto desempregado.
Já Ana Lúcia de Liz levou os filhos Emerson, 11 anos, e Ana Luiza, de quatro anos, para assistir os shows. A família reside no Caroba. “É legal e serve para a gente mesma se distrair um pouco depois de um dia inteiro de trabalho em casa, correria cuidando das coisas e das crianças. Ano passado eu vim. E neste não perdi”, explica, dizendo que o esposo é mototaxista e trabalha até meia-noite. Porém, a família poderá acompanhar a programação do Natal Felicidade, de 7 a 23 de dezembro, no Largo da Catedral.  
Andria Mara dos Santos tinha brilho nos olhos e sorriso largo no rosto. Com o filho Pedro Henrique de dois anos no colo, e Arthur, de sete, bem pertinho, no chão, ela comemorou as atrações levadas para dentro da sua comunidade. Ela mora no Santa Mônica. Seu esposo é motorista, mas ainda não tinha chegado a tempo de ver os espetáculos iniciais. “Quando a prefeitura traz as atrações para cá é bem joia, pois a gente então não precisa depender de ônibus para ficar saindo com as crianças. O que mais gosto do Natal? É ver a alegria das minhas crianças.” Questionado sobre o que gostaria de ganhar de presente este ano, Arthur não pensou duas vezes: “Um celular”, disse, tímido.
Roteiro:
10/12, segunda-feira - Bairro Guarujá - Campo de futebol em frente à Associação de Moradores
11/12 - terça-feira - Bairro Santa Catarina - Caic Nossa Senhora dos Prazeres
12/12 - quarta-feira - Bairro Conta Dinheiro - Batalhão Ferroviário, Escola Maria Quitéria
17/12 - segunda-feira - Bairro Petrópolis, Associação de Moradores
18/12 - terça-feira - Santa Helena, Associação de Moradores
19/12 - Sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...