quarta-feira, 17 de abril de 2019

Parques estaduais são opções de passeio nesse feriado

Em diferentes regiões do Estado, os Parques oferecem trilhas, muito verde e sossego.


📷 Parque das Araucárias. (Foto: Eduardo Mussatto / IMA)

Feriado prolongado é o motivo ideal para sair da rotina. E a natureza tem centenas de encantos para entreter, divertir e relaxar. Em Santa Catarina, algumas das opções são as Unidades de Conservação Estaduais. Em diferentes regiões do Estado, os Parques oferecem trilhas, muito verde e sossego. Para quem deseja passar os dias de folga junto à natureza, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulga os horários de funcionamento dos Parques neste feriadão de Páscoa.

📷 Parque Rio Canoas. (Foto: Divulgação / IMA)

Parque Estadual Rio Canoas – Campos Novos

Quinta e sexta – 09h às 17h
Sábado e domingo – 13h às 17h
Entrada gratuita

O local oferece duas trilhas ecológicas: Trilha das Águas (4.400 metros de extensão) e a Trilha do Cemitério (600 metros). A primeira passa por pontos recheados de belezas e riquezas naturais. No segundo trajeto o diferencial são os aspectos históricos.

📷 Parque Fritz Plaumann. (Foto: Divulgação / IMA)

Parque Estadual Fritz Plaumann – Concórdia

Quinta e sexta-feira – 14h às 17h (período da manhã com agendamento)
Sábado – 09h às 17h
Domingo – 13h às 18h
Entrada gratuita

O Parque conta com excelente infraestrutura para atender moradores e turistas da região. Além das belezas naturais do Parque, os visitantes recebem acompanhamento dos grupos e trabalhos de interpretação e educação ambiental nas quatro trilhas, as quais dispõem de estruturas como: decks, pontilhões, ponte pênsil, mirante, perfazendo mais de seis quilômetros de percurso em trilhas. Os guias contam detalhes da história do Parque, da criação, das espécies encontradas na região e do ambientalista naturalista que dá nome ao local. Na sequência, é hora de estar bem perto da natureza. O visitante escolhe a trilha mais adequada para fazer e, além de contemplar a natureza, pode se divertir na ponte pênsil ou apreciar a vista em belos mirantes.

📷 Parque das Araucárias. (Foto: Divulgação / IMA)

Parque Estadual das Araucárias – São Domingos e Galvão

Quinta e sexta-feira – 09h às 17h
Sábado e domingo – 13h às 17h
Entrada gratuita

A Unidade de Conservação oferece infraestrutura para os visitantes (centro de visitantes, sala de ambientação), eventos (auditório e espaço aberto) e pesquisadores (casa de alojamento). Conta com três trilhas ecológicas: Trilha do Mirante das Araucárias, Trilha da Cascata e Trilha da Corredeira do Rio Araçá.
                                   
📷 Parque Rio Vermelho. (Foto: Divulgação / IMA)

Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis

Quinta, sexta, sábado e domingo – 09h às 17h
Valor dos ingressos: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (estudantes, idosos e moradores do entorno), crianças com até 5 anos de idade são isentas de pagamento).

A visitação pública ao Parque é livre nas trilhas e nos acessos à praia do Moçambique e à Lagoa da Conceição. Os visitantes podem passear pela Trilha Aquática, lançada recentemente, ou pela Trilha Ecológica, guiada, onde é possível conhecer animais silvestres tratados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e que não podem voltar à natureza.

📷 Parque da Serra do Tabuleiro. (Foto: Divulgação / IMA)

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro – Grande Florianópolis

Quinta, sexta, sábado e domingo – 09h às 16h
Entrada gratuita

O Parque tem sua sede em Palhoça, na Baixada do Maciambu. O local conta com um centro de visitantes e trilhas educativas. Possui ainda dois centros temáticos na sede dos municípios de Imaruí e de São Bonifácio. A imensidão de espécies e vegetação praticamente intocáveis tornam a Serra do Tabuleiro um dos principais tesouros catarinenses.








Fonte: Lages Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário