quinta-feira, 30 de maio de 2019

Festa do Pinhão em pauta na Camâra de Vereadores de Lages

📷Foto: Câmara Lages / Divulgação

Na tarde da última terça feira (28), ocorreu uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Lages, com temas relacionados a Festa Nacional do Pinhão e seu novo edital. Diversos assuntos foram abordados e discutidos, entre eles a valorização do tradicionalismo existente na região. Mas o assunto de grande repercussão foi sobre a manifestação do vereador Jair Junior do (PSD), que revoltou o diretor da GDO Lauri Schoenher.

Segundo Jair, é quase unânime que acabou a identidade da festa e o tradicionalismo.

" A prova que acabou o tradicionalismo na festa foi o relato do Girardi, que a laçada tem que ser em outra cidade, vai ser na Palmeira porque Lages não apoia. Isso é uma vergonha para Lages, tem que fazer a laçada em uma cidade do tamanho de Palmeira porque Lages não tem espaço e nem apoio da Prefeitura. Mais uma prova de que acabou o tradicionalismo na festa são os GTG's, que estão fora da Festa do Pinhão este ano, mesmo o contrato prevendo no item 30, como obrigação da empresa disponibilizar espaço para o recanto da tradição, que envolve CTG's, e não está sendo cumprido esse contrato, que aliás foi um contato bem discutido." diz.


📷Foto: Câmara Lages / Divulgação
Entre os diversos assuntos colocados em pauta, esteve o mais comentado pelos lageanos em época de festa do pinhão, o valor dos ingressos, considerado relativamente alto pelo público, e além disso o custo da comida e bebida dentro do parque. 

"Inclusive a relatos de denuncias de irregularidades fiscais , que será discutido mais pra frente em período de festa do pinhão. O público reclama muito em relação ao preço de comida e bebida. E agora está a prova do porque comida e bebida é cara, porque além de ser explorado na hora de compra do ponto, é obrigado os comerciantes a comprar a bebida da própria empresa. Entre os comerciantes que já pagaram 20, 30 mil num ponto, comprarem por exemplo uma água a 0,50 no atacado, eles tem que comprar á 2,50 desta empresa, ai tem que vender obviamente a 5,00 para ter lucro, obviamente vai encarecer, então tudo é caro lá dentro inclusive por culpa da empresa. " ressalta Jair.




TURISMO 

📷Foto: Correio Lageano

Todos os anos milhares de turistas vem a Lages para prestigiar a gastronomia e também aos shows da Festa do Pinhão. Com isso, a grande expectativa é pela procura por hotéis da região, movimentando o comércio e suas vendas, e assim aumentar a economia da cidade. Porém o vereador ressalta que, segundo dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), 70% do gasto do turista é dentro do Parque, 57% do turista só vai na festa e 80% dos leitos nos hotéis estão lotados. 

" Então não tem uma grande evolução do comércio assim como é vendido, e também segundo dados da Fecomércio fora do Parque quase 50% dos comerciantes dizem que fora do Parque a Festa do Pinhão é irrelevante para o comércio." Comenta.


Desde o ano de 2014 a festa é realizada através de uma Parceria Público Privada (PPP), onde a empresa Gaby Produções, vencedora da licitação, é responsável pelo o evento. No entanto, o contrato encerra nesta edição, e a Prefeitura deverá lançar um novo certame, que decidirá o futuro da festa pelos próximos cinco anos. Diante disso, comerciantes que já atuam na festa, empresários, representantes de entidades e associações viram a oportunidade de expor suas ideias, manifestar suas dificuldades, sugerir mudanças e propor ajustes para que esse novo edital.


Edital em construção

O superintendente da Fundação Cultural, Gilberto Ronconi, informou que o edital não está pronto, mas que a licitação está sendo construída em cima de dados técnicos econômicos e jurídicos. "Nós sabemos da importância dessa licitação para o município de Lages e faremos tudo que está ao nosso alcance, especialmente, ouvindo as necessidades da população", ressaltou.

Giba ainda reforçou que o novo edital de licitação contará com tudo que estiver dentro da lei. Também solicitou às entidades e associações que representam suas categorias e formalizem as demandas expostas, dando assim os subsídios necessários para construção do novo edital da Festa. "Nós não podemos criar aventuras dentro de um edital de licitação que é tão importante para 160 mil habitantes de Lages e muitos milhares de outros que nos visitam", disse.

Também fizeram parte da mesa de autoridades o procurador-geral do Município, Agnelo Miranda; o diretor de Licitação, Reno Rogério de Camargo; o diretor da GDO Produções, Lauri Schoenher; o empresário da Gaby Produções, Beto Ody; e os comerciantes Marklin Andreoli, Franklin Andreoli e Gersi Lima.




Confira o vídeo na íntegra:









Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...