sexta-feira, 24 de maio de 2019

Soberanas da 31ª Festa Nacional do Pinhão visitam asilos São Vicente e Lar Menino Deus

“Ficamos muito felizes com as visitas, mas temos mais pela frente ainda. Além de divulgar a Festa do Pinhão, existe essa missão importante que vai além da presença. Acreditamos que também motivamos outras pessoas a fazer o mesmo”, rainha Maísa

📷Foto: Prefeitura de Lages / Divulgação

Faltando poucas semanas para o início da 31ª Festa Nacional do Pinhão, a realeza intensifica as ações de visitas e participação em eventos. Depois de uma semana cheia participando da programação da Semana Nacional de Museus, a rainha Maísa Carolina Pereira e as Princesas Victória Gabriela e Vitória Melo começaram o roteiro em instituições beneficentes. A primeira visita foi na última quarta-feira (22 de maio) no Asilo Lar Menino Deus no bairro Petrópolis, onde a confraternização também envolveu funcionários e as equipes de saúde que prestam atendimento no local.
Maria Aparecida dos Santos (89 anos), dona de forte sotaque da serra abaixo, como ela mesma diz, ficou impressionada com a alegria da Rainha Maísa e as Princesas Victória e Vitória. Ela fez questão de ajudar as meninas a arrumar os cabelos e como agradecimento usou a coroa de rainha para uma pequena sessão de fotos.
📷Foto: Prefeitura de Lages / Divulgação

Frequentador assíduo do Museu Histórico Thiago de Castro (MHTC) e da Fundação Cultural de Lages (FCL), Antônio Roberto Morais de Oliveira (64 anos), mais conhecido por Beto, está há três meses no Menino Deus. Ele é conhecido por realizar enigmas matemáticos e coletar mensagens de todas as pessoas que encontra. Sua rotina com os números continua na nova morada, onde já praticou seus enigmas com colegas e todos os funcionários da casa. Não foi diferente com a visita da realeza da Festa Nacional do Pinhão, “Foi espetacular receber as mensagens de tão belas jovens. A gente fica muito feliz com as visitas, e eu posso matar um pouco das saudades dos meus amigos da Fundação Cultural”, diz.
📷Foto: Prefeitura de Lages / Divulgação

Um lugar para ouvir histórias
A quinta-feira (23 de maio) foi a vez de visitar o Asilo Vicentino no bairro Brusque. Um local histórico pela localização e uma presença comunitária muito forte. A primeira parte da visita foi na ala feminina. Lá encontraram, entre tantas figuras, a senhora Áurea Calistro dos Santos (76 anos). Áurea foi moradora do bairro Morro do Posto e por muitos anos foi funcionária da icônica Pensão Natal. A ex-camareira perdeu a visão e teve duas pernas amputadas por causa da diabetes, e sem saber que a pensão foi demolida, ela recorda do lugar como uma pequena morada rápida de muitas pessoas de muitos lugares do mundo. “Gosto de lembrar dos tempos de trabalho, conheci tanta gente e aprendi muito com essas pessoas. Sempre que posso tenho muito prazer em contar um pouco de mim para todos que vem nos visitar”.
Em um dos refeitórios da ala feminina, na ponta de uma longa mesa está Marlene Waltrick. Uma pequena bíblia e um caderno fazem parte dos estudos da senhora de 72 anos. Ela recebe a Rainha e as princesas com longo sorriso e logo conta o que está anotando as partes mais importantes do Livro de Josué. Adepta de leituras da Bíblia, a Rainha Maísa falou para dona Marlene que as suas preferências são os livros de Coríntios e Provérbios e sugeriu as leituras para os colegas de Marlene no Vicentino.
📷Foto: Prefeitura de Lages / Divulgação

Para a Rainha Maísa, a missão da realeza tem significados muito além da divulgação da festa. “Ficamos muito felizes com as visitas, mas temos mais pela frente ainda. Além de divulgar a Festa do Pinhão, existe essa missão importante que vai além da presença. Acreditamos que também motivamos outras pessoas a fazer o mesmo. O que une a dona Marlene, dona Áurea, o seu Betinho, dona Maria e tantas outras nas casas asilares é o amor próprio e a vontade de externar suas memórias para outras pessoas, e fazer parte disso é emocionante”, acredita.


Prefeitura de Lages 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...