quarta-feira, 15 de maio de 2019

Todos os estados e o DF têm atos contra bloqueios na educação

Bolsonaro viajou para os EUA, onde afirmou que bloqueou a verba para educação porque precisa e chamou os manifestantes de 'idiotas'.



Protesto fecha portão da USP — Foto: Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo
📷Foto: Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo


Todos os estados e o Distrito Federal registraram, nesta quarta-feira (15), manifestações contra o bloqueio de recursos para a educaçãoanunciado pelo Ministério da Educação (MEC). Pela manhã, houve atos em ao menos 149 cidades. Universidades e escolas também fizeram paralisações após convocação de entidades ligadas a sindicatos, movimentos sociais e estudantis e partidos políticos.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que não gostaria de contingenciar verbas, mas que isso é necessário. Ele também declarou que os manifestantes são "uns idiotas úteis, uns imbecis".

"A maioria ali é militante. É militante. Não tem nada na cabeça. Se perguntar 7 x 8 não sabe. Se perguntar a fórmula da água, não sabe. Não sabe nada. São uns idiotas úteis, uns imbecis que estão sendo utilizados como massa de manobra de uma minoria espertalhona que compõe o núcleo de muitas universidades federais do Brasil", afirmou Bolsonaro nesta quarta, durante visita ao Texas (EUA).

Resumo



  • - As verbas obrigatórias (86,17%), que incluem salários e aposentadorias, não serão afetadas.
  • - Movimentos estudantis convocaram um dia de greve contra medidas que, segundo eles, podem paralisar as universidades.
  • - O ministro interino da Economia, Marcelo Guaranys, disse que a arrecadação do governo foi abaixo do esperado e, por isso, foi feito o congelamento temporário de verbas.
  • - O ministério informou que "está aberto ao diálogo" e que o ministro se reuniu com reitores de federais.


Protesto no Largo do Rosário, em Campinas, contra bloqueio de verbas da Educação. — Foto: Luciano Calafiori/G1
📷Foto: Luciano Calafiori/G1





Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...