quinta-feira, 6 de junho de 2019

Algumas Unidades de Saúde ainda disponibilizam vacinas contra gripe

É recomendado checar a disponibilidade de estoque da vacina antes de ir até a Unidade de Saúde

📷Foto: Prefeitura de Lages

O Ministério da Saúde estendeu a campanha de vacinação contra a gripe para toda a população enquanto durarem estoques das Unidades de saúde. A imunização somente para os grupos prioritários terminou na sexta-feira (31 de maio) e as doses que sobraram estão sendo aplicadas desde segunda-feira (3 de junho). Em Lages, segundo a Vigilância Epidemiológica, a meta era imunizar 90% dos grupos, mas somente 70% fizeram a vacina.
Sobraram 11 mil doses do grupo prioritário, que já foram distribuídos para população em geral. Nesta semana foram disponibilizadas aproximadamente mil doses que foram divididas entre as 23 salas de vacina do Município. Na Central de Vacinas, localizada no Centro, restaram 200 doses, que já estão praticamente esgotadas. “Nesta quarta-feira ainda havia 150 doses, mas estamos dando prioridade para os acamados e alunos da Associação dos Amigos dos Excepcionais (Apae), então pode ser que ainda sobrem doses para a população”, destaca a gerente da Vigilância Epidemiológica, Sumaya Pucci.
Cada Unidade Básica de Saúde (UBS) recebeu as doses de acordo com sua demanda, sendo em média 100 para cada. É recomendado checar a disponibilidade de estoque da vacina antes de ir até a UBS. “Algumas Unidades já aplicaram todas as doses encaminhadas, não tendo mais vacinas disponíveis. Mas em outras, ainda restam algumas a serem aplicadas”, afirma Sumaya.
Com a meta de imunizar 38.922 pessoas do grupo prioritário em Lages, foi realizado o “Dia D” no sábado (4 de maio). Na regional de Lages a meta de imunização era de 101.597 pessoas.
A vacina é a forma mais eficaz de evitar a doença. Ela oferece proteção contra os três subtipos de vírus que mais circulam no Hemisfério Sul, entre eles o H1N1 e o H3N2. Vale destacar que gripe não pode ser confundida com resfriado.  Seus sintomas são mais intensos e pode desencadear quadros mais graves, como a pneumonia. O grupo prioritário é composto por crianças (de seis meses até seis anos), gestantes e puérperas (mães que deram à luz há menos de 45 dias), professores, idosos e profissionais da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...