terça-feira, 4 de junho de 2019

Maior paçoca do mundo será servida para crianças da rede municipal de ensino

A ideia é distribuir gratuitamente, a partir das 10h, 10 mil porções no Parque Conta Dinheiro.



📷 Lindomar Rodrigues / Divulgação

O pinhão para preparar a maior paçoca do mundo está garantido. Mais de duas toneladas da semente produzida na Serra Catarinense estão guardadas para serem misturadas às carnes e temperos. No dia 23 de junho, quando encerra a 31ª Festa Nacional do Pinhão, a maior quantidade já preparada na história será servida aos estudantes da rede municipal de ensino. A ideia é distribuir gratuitamente, a partir das 10h, 10 mil porções no parque Conta Dinheiro, em Lages. A Fundação Cultural e Secretaria de Educação farão a entrega dos tíquetes aos alunos.

 O prato criado pelos tropeiros no século passado se tornou um dos principais da cultura gastronômica região. Além de saboroso e nutritivo, é fácil de preparar. Mas fazer a paçoca da Festa do Pinhão será desafiador para a equipe liderada pelo Restaurante Bistrô, e que contará com a participação de voluntários, por conta da magnitude do projeto.

A Gaby Produtora, organizadora do evento, trará de Joinville uma panela gigante. Não existe no Brasil recipiente maior do que este. Ela tem quase dois metros de altura, mais de nove de circunferência e 12 mil quilos, peso equivalente ao de 15 veículos juntos. Cabe no panelão de ferro um volume de mais de 7 mil litros. Já viajou para o Ceará, onde foi feito caldo de ressaca, e no Paraná cozinharam a feijoada gigante. Uma retroescavadeira será usada para auxiliar os cozinheiros a mexer os ingredientes preparados no fogo à lenha.

A panela ficará exposta alguns dias antes do evento para que o público possa conhecer a maior panela do Brasil. “Fazer a maior paçoca do Brasil, e será porque não encontramos informações de que alguém tivesse feito outra com números tão expressivos, é um marco muito legal para história da Festa. Mas o mais importante para nós, organizadores, está sendo desenvolver essa ação social que irá envolver as crianças lageanas”, diz Beto Ody, diretor da Gaby.  

Selfie histórica

O local onde será preparada e servida a paçoca foi definido pela organização. Toda estrutura será montada próximo ao portão de entrada principal do parque, bem em frente à casa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).  Além de planejar a logística e espaços para fazer e entregar ao público, se pensou em possibilitar a quem quiser registrar em foto esse momento histórico. Uma cabine será montada para que as pessoas possam fazer a selfie do ângulo ideal e mostrar nas redes sociais com a hashtag (#)maiorpaçocadomundo. 





Fonte: Lages Diário


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...