terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Estação Cultural leva espetáculos a quatro cidades catarinenses em dezembro

Projeto da Fundação Catarinense de Cultura estreia neste sábado (9) e promoverá oficinas e apresentações artísticas em cerca de 50 municípios até o próximo ano
 Começa no próximo sábado (9) a programação do Estação Cultural, projeto itinerante da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) que levará atividades artísticas a até 50 cidades de Santa Catarina. Na primeira etapa, que ocorrerá nos dias 9, 10 e 16 de dezembro, os municípios de Ituporanga, Quilombo, São Lourenço do Oeste e Lages vão receber os espetáculos que terão entrada gratuita (veja na programação abaixo).
 A primeira inicial consistirá em quatro escalas, cada qual com uma apresentação artística, como teatro, música e circo e ocorrerá em praças e teatros. A FCC se encarrega da seleção dos projetos e contratação das atrações, tendo os municípios como parceiros na divulgação das ações e disponibilização de espaços, datas e horários para as apresentações. Das cinco ações iniciais, três se concentrarão no sábado (9) e domingo (10), ficando para Lages, no dia 16, o encerramento da primeira etapa.
 Para a seleção, foram levadas em consideração, como critério de escolha das apresentações, aquelas com melhor classificação no edital promovido pela FCC para escolha das atrações e, também, a disponibilidade dos municípios em receber as atividades. Os demais projetos que foram selecionados serão incluídos em agenda, cuja organização deve começar na próxima semana e tem execução prevista para 2018.”O Estação é um projeto de circulação, integração e de estímulo à produção cultural catarinense. São mais de 150 projetos selecionados, mobilizando todas as regiões catarinenses, levando as mais variadas formas de expressão artísticas e também de conhecimento, por meio de oficinas. O que o projeto busca é a valorização do nosso artista, da sua produção e também a formação de público no Estado”, explica o presidente da FCC, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz.
 O projeto da Fundação Catarinense de Cultura ocorrerá em até 50 municípios no estado de Santa Catarina com oficinas e apresentações artísticas. A iniciativa é embrião de uma política pública que visa à democratização do acesso às atividades culturais, com atrações de abrangência estadual. O objetivo da FCC é contribuir para atrair diversos tipos de públicos, valorizando ações que fomentem a reflexão e a discussão dos temas abordados e possibilitando a troca de linguagens artísticas e culturais entre as regiões catarinenses.
 Inicialmente programado para ser executado em outubro deste ano, o Estação Cultural sofreu alterações em seu cronograma orçamentário, de seleção e qualificação dos projetos, culminando com o lançamento em dezembro de 2017 e realização ao longo de 2018. “Em virtude dessas alterações, trabalhamos com a construção de um novo calendário que concilie a disponibilidade de agenda de artistas, oficineiros e dos municípios a serem atendidos”, adianta o presidente da FCC.
 O piloto do projeto, intitulado Verão Cultural, ocorreu no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis, nos meses de janeiro e fevereiro de 2017. No total, o projeto atingiu um público de aproximadamente 21 mil pessoas.
 Programação Estação Cultural 2017
Cidade: Ituporanga
Data: 09/12/2017
Horário: Das 9h às 12h
Local: Praça Frei Gabriel - Centro
Atração: “Coisas que fazem o coração correr mais rápido”. Nesta intervenção artística, a atriz Paula Bittencourt oportuniza aos participantes – de forma confidencial – recordações importantes de suas vidas. Durante a performance, a atriz fica caracterizada com a personagem “Velha”, permanecendo por três horas dentro da casinha, onde o público é convidado a entrar, de forma individual, em seu mundo e compartilhar de um universo lúdico, sendo a única coisa que importa é dividir “o afeto e as coisas que fazem o coração correr mais rápido”. Vencedor do Prêmio Funarte Artes na Rua 2013, o espetáculo estreou em dezembro de 2014 em Florianópolis e, desde então, já realizou mais de 34 apresentações em diferentes cidades catarinenses.

Cidade: Quilombo
Data: 10/12/2017
Horário: 20h
Local: Praça Municipal Helio Antônio Farezin - Centro
Atração:La Conquista - A Conquista da Prima Vera”, da Cia Dalecirco.  O casal de palhaços Pitucada Rosa e Chico Chan apresenta seu repertório repleto de habilidades circenses, mas isso é só um pretexto para uma sequência de situações raras e hilárias que parece não ter fim. As personalidades dos dois vão se modificando, renovando a atenção do espectador de tal maneira que parece que a apresentação acaba de começar. A participação ativa do público traz ao espetáculo a expansão do novo, mágico, e exclusivos momentos, vivenciados com intensidade e entrega. Com seus jogos cômicos, demonstram a bagagem adquirida pela dupla nesses seis anos de realizações, nos quais, sem querer contar uma historia, retratam a vida a partir do olhar do palhaço e sua lógica de fazer rir e refletir

Cidade: São Lourenço do Oeste
Data: 10/12/2017
Horário: 20h30
Local: Teatro Professor Arno Ignácio Etges - Anexo ao Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira
Atração: “A Mariana e a Benzedeira da Ilha”, da Cia Sandra Baron. Espetáculo de teatro de formas animadas inspirado nas narrativas de homens e mulheres sobre bruxas e benzedeiras, onde a cultura açoriana apresenta de um lado a mulher que faz o bem, que cura, que reza e de outro a mulher que faz o mal, que ameaça, tão poderosa quanto, mas também feminina. Duas versões do feminino, como se ressalta nas narrativas locais, demonstrando um poder de domínio das mulheres. A concepção do espetáculo apresenta Ana Francisca, uma benzedeira interpretada por uma boneca de espuma em tamanho natural; Mariana, neta de Ana Francisca; Suzana, melhor amiga de Mariana e Zecão, pretendente de Mariana; todos interpretados pela atriz manipuladora Sandra Baron.

Cidade: Lages
Data: 16/12/2017
Horário: 20h
Local: Teatro Marajoara - Rua Presidente Nereu Ramos, 64 - Centro
Atração: Espetáculo “Imagens de Ópera”, do Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz. Alicia Cupani (soprano) e Eugênio Menegaz (piano) apresentam o espetáculo/recital de árias interpretadas numa perspectiva lúdica e imaginária. Em seus aposentos, um jovem pianista conversa diretamente com o público, revelando sua paixão pela ópera. Este pianista narrador vai abordando aspectos importantes do gênero lírico de maneira simples e bem humorada. Com linguagem atual, vai recorrendo sobre a história da ópera, suas principais características, os compositores, os enredos, os personagens, as vozes, entre outros temas. À medida que os assuntos vão se desenvolvendo, a soprano interpreta diversas árias, com sutis mudanças de figurino e adereços, para ilustrar cada tema tratado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...