O novo reservatório terá um investimento de quase R$ 3 milhões, com recursos próprios da Semasa
📷Fotos: Márcio Proença
|
Com capacidade para armazenar seis mil metros cúbicos de água, ou seis milhões de litros, o novo reservatório metálico será implantado no bairro Morro do Posto, num terreno localizado ao lado da Epagri. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Antonio Ceron e vice Juliano Polese, na tarde desta sexta-feira (22 de novembro), na Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa). “Este reservatório será um presente para os lageanos, com a assinatura no dia do aniversário da cidade, trazendo mais segurança à população quanto ao abastecimento de água tratada”, justifica o prefeito.
Este será o maior reservatório da cidade e trabalhará na prevenção da falta d’água, operando para abastecer toda a área central da cidade. Terá um investimento de R$ 2.940.723,27, recursos próprios da Semasa. A empresa que venceu o processo licitatório para a execução dos serviços é a SM7 Engenharia Tecnologia e Importação - Tanks BR, que terá um prazo de 180 dias para a conclusão.
Primeiro será elaborado o projeto executivo para o fornecimento e implantação do reservatório metálico, que estará instalado na rua Professor Simplício. “Este reservatório é o que há de mais moderno de tecnologia de reservação. É um tanque totalmente seguro. Em Santa Catarina já temos 20 como este operando nas cidades”, afirma o representante da empresa, Fernando Maziero.
De acordo com o secretário responsável pela Semasa, Jurandi Agustini, todos os reservatórios da cidade têm capacidade de armazenar cerca de 15 milhões de litros de água tratada, ou seja, somente o novo reservatório terá quase a metade da capacidade de reservação dos outros. O reservatório antigo passará por uma manutenção, agregando 11 milhões de litros no total.
Há previsão de que em breve seja iniciado o processo de implantação de mais um reservatório de seis mil metros cúbicos na região do bairro Guarujá. “É um dos bairros mais populosos e a cidade está crescendo consideravelmente naquele sentido, por isso sentimos a necessidade de mais um reservatório lá”, explica o secretário.
Também já está em licitação a aquisição de mais três bombas submersas para captação de água, que apresentarão um melhor resultado, com menos gasto com energia elétrica e mais eficácia para bombear a água. “Estas bombas terão capacidade de bombear cerca de mil litros por segundo, sendo que as antigas operam com 300 litros por segundo. Será um avanço na captação de água bruta. Nossa meta agora é se dedicar na manutenção das redes e evitar o desperdício”, conclui Jurandi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário