quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Web Rádio Gazeta Serrana

Em novembro à Radio volta à todo vapor, com uma programação fantástica!
Muitas novidades nessa nova trajetória, para você nosso cliente e ouvinte, trazendo muita música e informação!!

Já estamos no ar com uma programação especial até a data do lançamento oficial!

Você já pode acessar  pelo nosso Web Site:    https://www.radiogazetaserrana.com

Também já esta disponível na plataforma Android, sendo possível fazer download  no link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.wkyhost.radiogazetaserrana


Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/radiogazetaserrana/
                    Instagram: https://www.instagram.com/radiogazetaserrana/

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Lojistas preparam estabelecimentos para incrementar movimentação durante os Jogos Abertos

O “espírito” dos Jasc deverá tomar conta não somente do aspecto comercial e econômico da cidade, mas no sentido social e de união

Lages está prestes a sediar a maior competição poliesportiva do Estado, a 57ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), e a 16 dias do início das disputas, que acontecerão de 3 a 11 de novembro, comerciantes se preparam e recebem orientações sobre os preparativos estruturais e de atendimento para receber mais de 7.500 pessoas durante os nove dias, entre atletas, corpo técnico, dirigentes, familiares e amigos.
A prefeitura de Lages providenciou cartazes institucionais a serem fixados em pontos estratégicos de visualização, como lojas e escolas. Em torno de 350 serão colocados em estabelecimentos comerciais e da indústria. Uma carta de recomendação com orientações será enviada aos comerciantes, além de feitas alterações no site da CDL e nas páginas da entidade nas redes sociais, como Facebook, com foco nos Jasc, e disponibilizadas peças de marketing aos associados, gerando interação. O Lages Garden Shopping também estará inserido.
Em Lages, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) conta com 1.200 associados. Do varejo são 52% do total. Os espaços gastronômicos passam de 110. Nestes locais há mais de 20 mil empresários e colaboradores.

Nove dias atípicos

A CDL acredita que haverá um incremento quantitativo nas vendas diante da circulação de milhares de pessoas nas lojas de roupas, calçados e presentes, bares, lanchonetes, restaurantes e hotéis. Como o evento é formado por atletas jovens, a ideia é atraí-los para o comércio e consumo nas horas de folga através das redes sociais. Transcorrido o evento esportivo será possível realizar uma pesquisa que aponte a oscilação de volume de vendas e faturamento entre 2017 e o mesmo período em 2016. Lages está preparada para atender a demanda e com segmentos diversificados. Para capacitar os profissionais a CDL tem oferecido cursos constantemente.
O diretor executivo da CDL, Jhonathan Roberto Silva, antecipa que já houve conversa com os empresários no sentido de se inteirarem sobre os Jogos Abertos, além de norteamento para que as vitrines sejam montadas voltadas ao tema. O horário de atendimento aos consumidores será flexível. Atualmente o liberado é das 7h às 21h. “Não iremos sugerir horário específico para os Jasc, mas sim atendimento diferenciado e envolvimento com o evento, principalmente das empresas relacionadas a artigos esportivos”, pontua o diretor executivo.
Nesta terça-feira (17 de outubro), na reunião da diretoria da CDL, foi discutido sobre a viabilidade de campanha especial e/ou promoções. Na ocasião foi apresentada pesquisa da visão do consumidor acerca do atendimento, fachada de loja, entre outros. Será sugerido, através de comunicado, que individualmente possa ser lançada campanhas e/ou promoções alusivas aos Jogos, uma vez que uma mobilização macro demanda custos e alta adesão.

Novos encontros


Um encontro do Núcleo Gastronômico aconteceu na manhã desta quarta (18 de outubro), quando foi fomentado o engajamento e reivindicado o fortalecimento da parceria na divulgação dos Jogos. Na quinta (19), às 8h, o mesmo ocorrerá em um café da manhã com os associados, ambos na sede da CDL. “Os comerciantes precisam aproveitar esta data, no intervalo após Dia das Crianças e antes do Natal, para mostrar algo diferente e conquistar esta clientela formada por novas pessoas, que voltem as suas cidades com boas impressões para falar de Lages”, conclui o diretor executivo. Na ordem decrescente de volume de vendas do comércio local estão Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Pais e Dia dos Namorados.

Carmen Zanotto é escolhida presidente da Frente Parlamentar Mista da Prematuridade

A deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) foi escolhida nesta terça-feira (18) presidente da Frente Parlamentar Mista Pela Causa da Prematuridade, que tem como objetivo aperfeiçoar a legislação existente no que se refere a ações de prevenção contra o parto prematuro e que garantam o adequado atendimento à saúde dos bebês que nascem antes do tempo e de suas famílias.
O lançamento da colegiado aconteceu também na tarde desta terça-feira, no Espaço Mario Covas do Anexo II, da Câmara dos Deputados. O evento contou a participação de parlamentares e representantes da sociedade civil organizada, como a Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros.
Durante o lançamento, Carmen Zanotto destacou a importância da Frente no acompanhamento da tramitação, implementação e implantação de políticas nacionais e as desenvolvidas por entidades a favor da prevenção do parto prematuro.
“Precisamos trabalhar pela redução do número de partos por cesariana e de nascimentos de crianças prematuras. Sabemos que a ciência e as técnicas têm avançado muito em relação ao parto humanizado. E quanto menos crianças nascerem com prematuridade, maiores serão as chances de sobrevida”, afirmou Carmen Zanotto.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o nascimento de bebês prematuros no Brasil corresponde a 12,4% do total, o índice é o dobro do de países da Europa. O nascimento antes de 37 semanas de gestação está ligado a 53% dos óbitos de bebês no primeiro ano de vida.
O Dia Mundial da Prematuridade celebra-se a 17 de novembro.
A ausência de pré-natal, cesariana sem indicação médica, consumo de cigarro, álcool e drogas são algumas das causas do nascimento prematuro.

Os deputados Jerônimo Goergen (PPS-RS), Sinval Malheiros (Pode-SP) foram escolhidos, respectivamente, como primeiro e segundo vice-presidentes da Frente Parlamentar Mista da Prematuridade. O secretário-geral será o deputado Jorge Silva (PHS-ES).

Congresso Técnico das modalidades coletivas dos Jasc será realizado amanhã

Estão confirmados, pela Fesporte, 99 municípios que irão participar dos Jogos deste ano
Acontece, nesta quinta-feira (19 de outubro), no Serrano Tênis Clube, a partir das 14h30, o Congresso Técnico das modalidades coletivas da 57ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). O objetivo é definir os últimos ajustes das competições, sorteio das chaves e definição dos confrontos.
Estão confirmados, pela Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), 99 municípios que irão participar dos Jasc 2017. Em relação às modalidades com desempenho individual como ciclismo, ginástica, judô, karatê, taekwondo, natação, tênis de mesa, tênis e tiro, os Congressos Técnicos serão realizados em datas específicas antes das competições

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Prefeitura de Lages inicia programa de Castraçao

O Centro Ambiental realiza o cadastro dos animais e o agendamento da castração, que é realizada no Centro de Zoonoses
Enquanto alguns acolhem, outros abandonam e muitos fingem nem ver. Mas o fato é que eles estão ali e por toda a parte. No centro ou nos bairros de Lages, o número animais abandonados continua crescendo e preocupa, tanto quanto pela qualidade de vida desses animais, quanto pela questão de saúde pública. Uma pesquisa de mestrado, realizada em 2010 no Centro de Ciências Agroveterinária de Lages, em conjunto com a promotoria do Meio Ambiente, apontou na época que existiam cerca de 90 mil animais, entre gatos e cachorros, no município.
Com essa preocupação, a prefeitura de Lages, através das secretarias de Saúde e de Serviços públicos e Meio Ambiente, iniciou um programa de castração de animais no município. Somente no mês de setembro, quando iniciou a fase de castrações do programa, foram realizadas cerca de 85 procedimentos. Número bem superior à média mensal do ano passado, segundo a veterinária e gerente do Centro de Zoonoses, Maricéia Coelho Brunner.
“Muitas pessoas tratam os animais como bens de consumo. Assim ,quando não servem mais, acabam sendo descartados. Por isso queremos criar uma sensibilização para provocar uma mudança de hábito”, explica Silvia Oliveira, diretora da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente. Para atingir esse objetivo, uma ação estratégica foi elaborada para que se tenha um diagnóstico da situação. Como a demanda de solicitações de castração é muito grande, foram identificados alguns grupos prioritários. “As pessoas entram em contato conosco e nós vamos até o local, verificar a situação”, explica Silvia.
Entre eles, as protetoras voluntárias, famílias em situação de vulnerabilidade social e animais em situação de rua. O cadastro dos animais é feito através do Centro Ambiental – localizado no Parque Jonas Ramos. A assessora de governo e responsável pelos agendamentos para castração, Araceli Hammann diz que o trabalho inicia com a identificação, cadastro e registro fotográfico dos animais, diretamente no local onde eles estão. Os dados são mensurados e os casos mais urgentes são encaminhados para o Centro de Zoonoses, onde é feito o procedimento.
Após o período de recuperação da castração, os animais que estão sob os cuidados das protetoras, são encaminhados para as feiras de adoção, que acontecem a cada 15 dias. Os demais retornam para as famílias cadastradas.

Mais informações podem ser obtidas no Centro Ambiental, através do telefone: 3224-3142

Prefeitura e Governo de SC começam a discutir os trâmites para a derrubada do prédio

Prefeito Antonio Ceron e secretário João Alberto Duarte tiveram nesta terça-feira, 10 de outubro, o primeiro encontro para avaliar as questões jurídicas, burocráticas e financeiras após o caso encerrado na Justiça

Menos de uma semana após ser notificada oficialmente sobre o encerramento do caso na Justiça, a Prefeitura de Lages deu início ao processo de demolição do antigo Colégio Aristiliano Ramoscom vistas à revitalização do centro da cidade.
Nesta terça-feira, dia 10 de outubro, o prefeito Antonio Ceron e o secretário da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), João Alberto Duarte, tiveram o primeiro encontro para avaliar as questões jurídicas, burocráticas e financeiras que envolvem a derrubada do prédio, localizado no calçadão da Praça João Costa.
Num primeiro momento, a principal hipótese cogitada é a de doação do imóvel do Estado ao município. Para isso, porém, seria necessário aprovar uma lei na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e publicar o ato ainda em 2017, já que em 2018 a prática será vedada por ser ano eleitoral.
Ainda na reunião desta terça-feira, o prefeito Ceron telefonou para o secretário de Estado da Administração, Milton Martini, e pediu agilidade no que compete à pasta, responsável pelos processos de doações.
Nos próximos dias o assunto será pauta de uma reunião com o governador Raimundo Colombo. Enquanto isso, os técnicos da Prefeitura e do Governo estudam as alternativas mais rápidas, baratas e legais para providenciar a demolição o mais rápido possível.

“O processo estava enrolado há quatro anos, e nós já conseguimos resolver a ponto de vislumbrar o início das obras de revitalização do centro da cidade”, comemora o prefeito Antonio Ceron.

Etapa do Catarinense de Downhill movimenta o feriadão em Lages

A expectativa é que até 80 atletas participem da competição
Lages recebe neste sábado (14) e domingo (15) a sétima etapa do Campeonato Catarinense de Downhill. Esta modalidade do ciclismo estará presente durante os 57º Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e consiste numa competição contra o relógio, mas que pode ser também em grupo no caso do Downhill Avalanche, no qual, o piloto é submetido a uma sucessão de descidas técnicas e rápidas.
Segundo a Federação Catarinense de Ciclismo, nesta prática esportiva o participante deve demonstrar coragem, assim como uma boa técnica e habilidades de pilotagem, a fim de enfrentar raízes de árvores, saltos e outros obstáculos naturais pelo caminho. A velocidade média pode chegar a 80 km/h nas categorias masculinas e 70 km/h nas categorias femininas, variando conforme a pista.
Para a realização de competições de Downhill em Lages os preparativos e trabalhos de organização para implantação de uma pista própria iniciaram antes mesmo da confirmação dos Jogos Abertos na cidade. Um grupo de pilotos e entusiastas lageanos tiveram a iniciativa de construir uma nova pista para o Downhill no estado em um local paradisíaco, o Parque de Aventuras Pedras Brancas. Foram muitas horas de trabalho para entregar um equipamento de qualidade técnica junto às belas paisagens. A região das Pedras Brancas é considerada o berço do Turismo Rural no Brasil.
De acordo com o superintendente da Fundação Municipal de Esportes, Nilson Cruz, o apoio do Poder Público Municipal foi de imediato após a apresentação do projeto de construção da pista. “Este será um evento teste para os Jasc. Lages está se transformando com a realização destas competições, na capital do esporte em nosso estado”, salientou Nilson.
Nesta etapa do Catarinense a premiação será concedida para os cinco primeiros colocados de todas as categorias.

Programação:
 Local: Parque de Aventuras Pedras Brancas SC 114 – Km 10 Pedras Brancas - Lages

 14 de outubro (sábado)
 8h às 12h - Confirmação de Inscrição
 9h às 11h – Treinos livres
 13h às 17h30 - Treinos livres



15 de outubro (domingo)
8h às 9h – treinos (uma descida por piloto)
10h – Qualify (obrigatório)
 14h – Final
 15h – Premiação
 

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Prefeito entrega três ordens de serviço no entorno do Ginásio Jones Minosso

O prazo de execução é de até 29 dias, período restante para o início dos Jasc em Lages

Um legado que ultrapassará as barreiras da realização da 57ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), estando à disposição da comunidade para prática de esporte e divertimento aos finais de semana. Sob este preceito, o prefeito Antonio Ceron, acompanhado de secretários municipais, assinou e entregou, na tarde desta quinta-feira (5 de outubro), três diferentes ordens de serviço, após processo licitatório, autorizando empresas a iniciarem os trabalhos de melhorias no entorno do Ginásio Municipal Jones Minosso, onde serão desenvolvidas disputas da principal competição poliesportiva de Santa Catarina, sediados em Lages entre 3 e 11 de novembro.
Os documentos foram assinados durante a cerimônia da tarde desta quinta, pelo prefeito Antonio Ceron; pelo vice-prefeito e presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) dos Jasc, Juliano Polese; secretário de Planejamento e Obras, Claiton Bortoluzzi, e pelo arquiteto Roberto Carvalho Provenzano. O prazo de execução é de até 29 dias, período restante para o início dos Jasc em Lages. Todos os recursos investidos são provenientes do Município.
O prefeito autorizou a empresa Águas Brancas Construções Eireli - ME, representada por Janice do Amaral, a executar o fornecimento de material para a ampliação de calçadas, construção de praça, de arquibancada e palco, de mobiliário urbano paisagismo da praça do Ginásio Jones Minosso, em conformidade com os projetos, memorial descritivo, planilhas de quantitativos/orçamentária e cronograma físico-financeiro, no valor de R$ 322.734,17.
Na sequência, Ceron liberou o início dos serviços a serem realizados pela empresa Construtora Branger Ltda., com Dieferson Branger, na cerimônia, com fornecimento de material, sendo construção de quadra de vôlei e de futebol, playground, o gramado, do estacionamento e pavimentação na praça do Jones Minosso. O valor será de R$ 235.875,95.
Por fim, a empresa Ramaluz Ltda. - ME, representada por Pierre Schemes, foi autorizada a executar os serviços de readequação da iluminação pública na parte interna e na parte externa do Complexo Esportivo Jones Roberto Minosso, compreendendo postes na parte externa, reatores, lâmpadas, sensores fotoelétricos e outros, com total de valores em R$ 53 mil.
O chefe do Executivo reiterou que em uma safra de notícias ruins, novidades como estas benfeitorias para o esporte e lazer chegam à boa hora. “Já estamos vivendo o clima dos Jogos Abertos, agora na fase do preparo dos locais, parceria com os clubes que irão competir. Já se pode ver que a pintura do Ginásio está nova, daqui a poucos dias também a pista poderá ser visualizada. A equipe está trabalhando dentro de um ritmo que nos dá tranquilidade. E embora setembro seja um mês de chuva, este foi diferente. O cronograma de obras está dentro das expectativas.” Ceron mostra otimismo pelo andamento das inovações. “Estaremos preparados com os locais, espírito e a população emanada com este grande evento que são os Jasc.”
Juliano Polese esclareceu que o evento de entrega das ordens de serviço marca este último passo antes dos Jogos Abertos. “Faltam 29 dias. Ontem (quarta), em Florianópolis, na Alesc, os deputados contaram suas experiências com edições dos Jasc. Isto faz com que a responsabilidade caia ainda mais sobre nossos ombros e o sentido de que a expectativa se torne realidade.”
Claiton Bortoluzzi destacou a preocupação do poder público municipal em concretizar iniciativas que promovam bem estar e agucem a vontade de praticar esportes. “Nossas equipes estão atuando na pista de atletismo do Ginásio Ivo Silveira e na pista de bicicross, que será inaugurada no próximo domingo (dia 8, às 11h). Há muito tempo a comunidade esperava por estas melhorias.”
O superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Nilson Cruz, lembrou que simultaneamente aos preparativos para os Jasc, o Município tem trabalhado para que no domingo (8) Lages receba a 4ª etapa do Campeonato Catarinense de Bicicross. “Quem é apaixonado por esporte gosta do que está acontecendo em nossa cidade. Que façamos um grande evento.”


Carmen protesta contra aprovação de fundo eleitoral com emendas parlamentares

Em discurso na sessão solene em homenagem ao Outubro Rosa, no plenário da Câmara, nesta quinta-feira, a deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) protestou contra o desvio de recursos de emendas orçamentárias para compor o fundo que vai financiar  as campanhas eleitorais a partir de 2018.  A medida foi aprovada, na madrugada,  pela Câmara dos Deputados sob protesto da bancada do PPS.
“Lamentavelmente  este fundo foi aprovado de madrugada. Muitos dizem que não é dinheiro da saúde, da educação, da segurança pública e de outras áreas fundamentais para a população. Fico indignada!”, criticou.
A parlamentar disse que o País está em crise econômica e não pode financiar campanha eleitoral. “Faltam recursos para tudo, o desemprego é grande. Insisto: se for com dinheiro de emendas parlamentares, fica difícil retornamos a esta Casa”, afirmou.
PEC das Mulheres
Durante o discurso, Carmen Zanotto criticou a não votação pelo plenário da Câmara da Proposta de Emenda à Constituição  (PEC 134) que prevê 10% das cadeiras da Câmara Federal, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais  sejam destinadas às mulheres.
O acordo firmado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (PMDB-RJ), com a Bancada Feminina era para colocar a matéria em votação.
“A nossa PEC sequer foi pautada. Poderíamos perder, mas isso faz parte da democracia. Mas não foi pautada. Acham que não precisa ter mulher nos Parlamentos. Mas nós fazemos a diferença. Não vamos perder as esperanças, vamos continuar lutando do nosso jeitinho”, conclamou a parlamentar.
Lei dos 60 Dias
Ao comentar dados do  TCU (Tribunal de Contas da União)  que comprovam que houve  redução de exames de mamografia no País, Carmen Zanotto disse que “chegará o dia em que a Lei dos 60 Dias não seja mais necessária, mais isso só acontecerá depois que homens e mulheres tiverem pleno acesso  ao tratamento  adequado e de qualidade”.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa é um movimento mundial de conscientização sobre a importância de detecção precoce de câncer de mama – o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% do total de casos.

Ciranda da Saúde irá desenvolver atividades com crianças de duas escolas atendidas pela UBS do São Cristóvão

Atendimento exclusivo aos pequeninos homenageados pelo dia 12 de Outubro

A tarde desta sexta-feira (6) será dedicada a 60 crianças entre seis e sete anos, estudantes do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Domingas Bianchini, anexo à Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Anjo da Guarda e do Centro de Educação Cristã (CEC), pois a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Cristóvão irá promover a Ciranda da Saúde. O evento será promovido na própria Unidade de Saúde, terá duração das 13h30min às 16h e será alusivo ao Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro.
Das atividades fará parte o repasse de informações sobre higiene pessoal, saúde bucal e meio ambiente. Serão apresentadas aos pequeninos as atribuições do consultório odontológico e os perigos do surgimento e evolução da cárie. Ao longo da tarde haverá brincadeiras e lanche (pipoca, frutas e suco). Haverá participação do serviço de canil da Polícia Militar (PM).
Além dos habitantes do bairro São Cristóvão, a Unidade de Saúde atende os moradores do Sagrado Coração de Jesus. A UBS presta suporte com classificação de risco, atendimento médico clínico geral e odontológico, e exame preventivo ao câncer do colo do útero. Conta com 23 funcionários, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, dentistas, Auxiliares de Saúde Bucal (ASB), Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e auxiliar de serviços gerais. A Unidade está situada na rua Maranhão, atrás da concessionária da Fiat. Atende das 8h às 12h e das 13h às 17h.


quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Câncer: Falta de recursos e de profissionais dificultam cumprimento da Lei dos 60 Dias, diz Carmen Zanotto

A deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) disse que a maior dificuldade para a implantação da “Lei dos 60 Dias” para tratamento do câncer são o subfinanciamento e falta de profissionais especializados na área de oncologia. “Depois de mais quatro anos que a lei entrou em vigor, podemos dizer que já se percebe algum avanço, mas ainda estamos longe do cumprimento integral da lei, que é garantir tratamento ao paciente num prazo máximo de 60 dias”, disse a parlamentar.

O seminário sobre o câncer foi realizado na quarta-feira (04), pela Câmara dos Deputados para discutir com especialistas da área, representantes dos governos federal, estadual e municipal; do TCU (Tribunal de Contas da União) e entidades da sociedade civil os problemas sobre a implementação da legislação (Lei 12.732/2012).

Depois de quatro anos da vigência da lei, Carmen Zanotto apontou outro problema: a dificuldade para se preencher os chamados vazios assistenciais em várias regiões do país que ainda não têm serviços de quimioterapia e cirurgias oncológicas.

Embora o Ministério da Saúde tenha a estatística de que as filas à espera de tratamento começaram a diminuir, com o atendimento de 60% dos pacientes no prazo determinado pela lei, Carmen Zanotto informou “que os dados não batem com as pesquisas com as informações colhidas em seminários e eventos organizados pela sociedade civil”.

“Ainda há grande dificuldade para os pacientes conseguirem o primeiro tratamento” reforçou a deputada.
O seminário foi promovido pelas Comissões de Seguridade Social e Família e de Legislação Participativa e faz parte da Campanha Outubro Rosa, de conscientização contra o câncer de mama.

Méritos da Lei

Todos os participantes do evento destacaram a “Lei dos 60 Dias” como uma medida positiva para combater o avanço da doença. Para eles, o principal mérito da legislação é a redução dos “gargalos” na espera por quimioterapia e cirurgia”.

Homenagem

Um dos pontos altos do seminário foi a homenagem que a Frente Parlamentar de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer prestou ao deputado e cantor Sérgio Reis (PRB-SP) por seus serviços prestados à causa. Há 25 anos, Reis faz shows beneficentes para ajudar o Hospital do Câncer de Barretos (SP) e destina seu salário de deputado a orfanato e casas de idosos.
“Estou devolvendo um pouco de tudo que o povo brasileiro me deu nestes meus 58 anos de carreira”, disse, emocionado.

Ao receber o título de Embaixador da Frente Parlamentar de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer, o cantor e compositor disse que a honraria lhe dará mais disposição para continuar lutando pela causa, “principalmente para os mais pobres que não têm condições de receber um tratamento de qualidade”.


Educação define calendário de matrículas e rematrículas na rede municipal

Atualmente estão matriculados 15.395 alunos na rede municipal de ensino
A Secretaria Municipal da Educação está divulgando o calendário de matrículas e rematrículas em todas as unidades escolares para o ano letivo de 2018. O período de rematrículas dos alunos já iniciou no dia 2 de outubro e se estende até o dia 20 deste mês. Após este processo abrirá o período de levantamento de vagas, de 23 a 27 de outubro.
De 30 de outubro a 1º de novembro será feita em cada unidade escolar da rede municipal de ensino a divulgação das novas vagas. Já do dia 6 a 17 de novembro será o período de novas matrículas na Educação Infantil e de 13 a 24 de novembro serão abertas as novas matrículas para o Ensino Fundamental, nas Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs). Atualmente a rede municipal de ensino conta com 15.395 alunos.

A secretária municipal da Educação, Valdirene Vieira, lembra que a rede municipal possui um sistema informatizado de cadastro com a pré-inscrição de interessados em todas as unidades escolares. Portanto, não será necessário pais ou responsáveis pernoitarem ou “madrugarem” na fila em frente às escolas e Centros de Educação Infantil Municipais (Ceims). “Estamos encerrando o processo de atualização do sistema cadastral da Educação Infantil. Um importante instrumento que atualizará nosso banco de dados com o real mapeamento da demanda. A comunidade interessada já fez e continua fazendo a sua pré-inscrição na unidade escolar de acordo com a sua preferência. Para as novas vagas vamos chamar rigorosamente quem está nos cadastros”, explica a secretária.

Câmara de Lages propõe a "Lei do Troco"

Muitas pessoas já passaram por alguma situação onde algum estabelecimento comercial, quando tem que devolver um troco para o cliente, negocia a forma de repasse desse valor, seja no chamado arredondamento de valores ou até mesmo com o benefício de créditos com a volta de balas, chocolates entre outros como forma de compensação. O Projeto de Lei 65/2017 de autoria do vereador José Amarildo Farias (PT) disciplina esta prática em Lages. Aprovado por unanimidade pelos vereadores da Câmara Municipal, na segunda-feira (2), agora o projeto segue para sanção ou veto do prefeito Antonio Ceron (PSD).  

A intenção é obrigar os estabelecimentos comerciais a devolverem o troco integral ao consumidor, e em espécie, proibindo o fornecedor de produtos ou serviços substituir o troco em dinheiro por outros produtos, sem o consentimento prévio do consumidor. A fiscalização referente ao cumprimento desta lei, bem como as sanções por infração da mesma, obedece a Lei Federal 8.078/1990.

O projeto ainda prevê que na falta de cédulas ou moedas para devolução do troco, o estabelecimento deverá arredondar o valor para quantia menor, em beneficio do consumidor. Para os locais que desejarem beneficiar alguma organização social, sem fins lucrativos, através do chamado troco solidário, poderão fazê-lo, após prévio consentimento do cliente. “O valor do troco a ser doado deverá ser devidamente registrado com a emissão do respectivo comprovante de caixa, discriminando o valor e organização beneficiada, sendo entregue, uma via do comprovante, ao cliente doador”, define o autor no projeto.


Ainda segundo o vereador Amarildo a “Lei do Troco” visa atender à reivindicação da população visando também à proteção e garantia do direito básico do cidadão, que é pagar a quantia pelo serviço ou produto que foi anunciado. “Há muita escassez de moedas, seja porque a produção caiu ou porque o brasileiro não as faz circular. As moedas de R$ 0,01, por exemplo, deixaram de ser cunhadas em 2010 porque valem menos do que custam. Este projeto de lei municipal, a exemplo de muitas cidades que já possuem a referida lei, reafirma os princípios que estão no Código de Defesa do Consumidor, talvez, com efeito mais educativo do que de preencher uma lacuna”, enfatiza o vereador.

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Fernando Lessa comanda o Inter na preparação para a Copa Santa Catarina

Fernando Lessa, treinador da equipe sub-20 do Internacional de Lages, comanda o time principal na reta final antes da abertura da Copa Santa Catarina. O Inter estreia na competição neste domingo, em casa, às 11h, contra o Brusque.
Na intertemporada, o clube decidiu trocar de treinador, já de olho no planejamento para a disputa do Campeonato Catarinense de 2018. A direção colorada está em tratativas com um profissional nas últimas semanas, mas como o acerto ainda não é definitivo, Lessa tem comandado os treinos do time.
Como técnico, Fernando Lessa teve passagens pela base e a equipe principal do Atlético Tubarão. Nos tempos de atleta, quando atuava como atacante, ele defendeu o Grêmio, entre outros clubes.
O elenco do Colorado Lageano tem alternado seus trabalhos entre o Estádio Vidal Ramos Júnior, o campo do Exército e a estrutura do complexo esportivo do Sesi, onde utiliza o campo sintético e a academia.


Credenciamento de imprensa para Inter de Lages x Brusque

O Internacional de Lages já está recebendo os dados para credenciamento dos profissionais que trabalharão na cobertura de Inter x Brusque, neste domingo (8/10), às 11h, pela rodada de abertura da Copa Santa catarina. As informações devem ser encaminhadas ao endereço eletrônico imprensa@interdelages.com.br impreterivelmente até as 12h de sexta-feira (6/10).
Para o credenciamento, o profissional precisa informar seu nome, número da identidade, veículo para o qual fará a cobertura, função e o número de sua credencial Acesc. O credenciamento é obrigatório para todos os profissionais de imprensa que trabalharão na partida.
A emissão das credenciais é de responsabilidade da Associação de Cronistas Esportivos de Santa Catarina (Acesc). Mais informações sobre a credencial da Acesc ou sobre como solicitá-la podem ser obtidas diretamente com a entidade. O telefone é (48) 3224-6329.

Jantar cancelado

Colegas, por motivo de força maior, o jantar do Inter precisou ser cancelado. Vamos continuar focando no jogo de domingo. Já temos um bom movimento de torcedores comprando ingressos na loja. Pedimos desculpas pelo inconveniente do cancelamento e agradecemos pela compreensão.


terça-feira, 3 de outubro de 2017

Audiência Pública para debater Projeto de Lei reconhecendo cães e gatos como seres sencientes

Projeto de autoria do deputado Fernando Coruja dá novo status legal aos cães e gatos, que passam a ser reconhecidos como seres sencientes, sujeitos de direito, que sentem dor e angústia, o que constitui o reconhecimento da sua especificidade e das suas características face a outros seres vivos. Para debater o assunto, será realizada Audiência Pública na Assembleia Estadual, no próximo dia 11/10 às 10:00h, no Plenarinho (convite anexo).

Em sua justificativa Coruja diz  que cães e gatos são seres sencientes,  porque são dotados de sistema neurossensitivo, que os fazem receptivos aos estímulos externos e ambientais, o que os impinge à condição de vítima em casos de crueldade, sofrimento, agressão, atentado à vida, à saúde ou à integridade física ou mental. Analisando o direito brasileiro, Coruja esclarece que,  como na maioria dos países cuja legislação deriva do direito romano, no Brasil os animais são classificados, no Código Civil, no Livro III, que trata do Direito das Coisas, como semovente (coisas que se movem por si próprias).
"Como coisas, os animais são objetos de direito e propriedade do Estado, no caso de silvestres, e particular, no caso das outras espécies. Isso torna bastante complicada a situação em que o animal é maltratado por seu proprietário, pois mesmo que esse proprietário seja acionado e condenado pelo crime de maus-tratos, o animal não poderá ser-lhe retirado, a não ser que seja um animal silvestre nativo porque, neste caso, por disposição legal, o proprietário é a União", informa Coruja.

Sobre não haver provas cartesianas da senciência animal, Coruja lembra que "não há provas cartesianas da ausência de senciência nos animais. Na dúvida, nossa responsabilidade é evitar sofrimento potencial, especialmente em virtude das evidências genéticas, evolutivas, anatômicas, fisiológicas, comportamentais e baseadas no bom senso, que indicam fortemente que os animais, minimamente os vertebrados, compartilham conosco a capacidade de sentir".

O deputado esclarece, ainda, que para uma mudança efetiva legal na abordagem relativa aos animais, faz-se necessário alterar o Código Civil brasileiro, o que é uma prerrogativa do Congresso Nacional. "Entendemos, porém, que uma alteração na legislação estadual, em que esta passe a considerar os cães e gatos como animais sencientes e, portanto, com direitos ainda não prescritos em lei, é possível de ser feita pelo legislador estadual".

Coruja encerra a justificativa dizendo que "os cientistas já derrubaram a barreira conceitual entre homens e animais. Assim, cabe a nós, legisladores, fazermos o mesmo".



Comunidade do Guarujá terá nova rua pavimentada

Asfaltamento da rua Emílio Blum vem sendo reivindicado pela comunidade há mais de 30 anos

Na manhã desta segunda-feira (2), o prefeito Antonio Ceron e o secretário municipal de Planejamento e Obras, Claiton Bortoluzzi, assinaram a ordem de serviço para as obras de urbanização da rua Emílio Blum, no bairro Guarujá. Com 431 metros de extensão, esta via interliga as avenidas das Torres e 31 de Março, facilitando o acesso dos moradores à BR-282, na altura do Lages Garden Shopping, e vice-versa.
Também assinou a ordem de serviço, Dieferson Branger, diretor da Construtora Branger Ltda., vencedora da licitação pública, e que terá, a partir de agora, prazo de seis meses para conclusão das obras. Os recursos destinados para esta obra, no valor de R$ 440.729,20, são oriundos de emenda parlamentar da deputada federal Carmen Zanotto.
Será executada a pavimentação asfáltica, drenagem, obras de arte correntes, obras complementares e sinalização de trânsito. Também serão construídas calçadas e a rede de esgoto ficará pronta para futura ligação ao sistema de saneamento básico. Nesta última melhoria a prefeitura investirá recursos próprios.
Logo após o ato de assinatura da ordem de serviço, ocorrida em plena rua, com participação de moradores, secretários municipais, lideranças comunitárias e vereadores, o prefeito Antonio Ceron anunciou também a pavimentação do trecho da rua Vera Cruz, acesso à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Guarujá.
Segundo Claiton Bortoluzzi, esta obra complementar será executada paralelamente às obras já anunciadas, com maquinário, servidores e recursos próprios do Município. “Com a pavimentação da Emílio Blum serão 431 metros a menos de poeira aqui no Guarujá”, disse Ceron. Com essas palavras o prefeito se referiu ao pronunciamento, anteriormente feito pelo presidente do bairro Guarujá, Luiz Borges, no qual havia citado o projeto comunitário “Guarujá sem poeira” que visa o asfaltamento de todas as ruas daquele bairro.
Ceron complementou dizendo que é possível a junção do “Guarujá sem poeira” ao projeto da prefeitura denominado Minha Rua. “A prefeitura está investindo R$ 5 milhões somente com a elaboração de projetos de pavimentação, os quais serão financiados com recursos do Fundam. Estão projetadas obras de reurbanização de 76 ruas”, disse o prefeito. O prefeito anunciou, ainda, a pavimentação asfáltica da rua Sempre Viva, no bairro Penha, sendo que esta obra também terá recursos de emenda parlamentar da deputada Carmen Zonotto.

Já o secretário Claiton Bortoluzzi lembrou que neste ano a prefeitura de Lages já havia executado, no Guarujá, pavimentação de trechos da avenida da Torres, Vera Cruz e Porto Seguro, criando assim a primeira via de ligação asfáltica da avenida 31 de Março com a BR-282, o que facilita, sobremaneira, a mobilidade urbana.

Indicações – 25 e 26 de setembro

Nas duas últimas sessões deliberativas do mês de setembro, os vereadores de Lages aprovaram, através da Ordem do Dia, oito moções legislativas, seis pedidos de informação, seis requerimentos, dois projetos de lei, dois projetos de lei complementar e um projeto de resolução.

A Câmara também encaminhou 111 indicações à Prefeitura, com diversos pedidos de melhorias para a cidade. Indicações são documentos direcionados diretamente ao prefeito ou as secretarias municipais e não precisam da aprovação dos demais legisladores. Confira abaixo o que reivindica cada uma delas, a partir dos vereadores com mais matérias apresentadas:



Vereador: Lucas Neves (PP)

Indicação n.º 2460/2017
Para determinar à Secretaria competente, ações necessárias visando à revitalização (repintura) da faixa de pedestres da Rua Mal Rondon com Avenida Duque de Caxias, em frente ao 10° Batalhão de Engenharia, bairro Conta Dinheiro.
Justificativa: Considerando o grande fluxo de veículos e pedestres na citada via atrelado ao fato de ser uma área de segurança federal, se faz necessário à revitalização da pintura das faixas de segurança para pedestres, pois da forma que se encontra está pondo em risco todos os usuários; Considerando a localização de escola, unidade básica de saúde e muitos pontos comerciais na região, a sinalização com certa deficiência de visibilidade acarreta em riscos aos pedestres que se utilizam das travessias; Assim sendo, e visando contribuir com medidas que tornem o cotidiano das pessoas mais propício, é que solicitamos providências.

Indicação n.º 2463/2017
Para determinar à Secretaria competente, ações urgentes visando à utilização de telas de proteção por parte dos funcionários públicos responsáveis pelo corte de gramas e poda de pequenos arbustos em via pública.
Justificativa: Que é de suma importância a utilização de telas de proteção quando da manutenção de canteiros e de mais áreas públicas, pois ocorre arremesso de detritos e pedras, podendo atingir veículos, pessoas e animais, causando danos materiais e a própria integridade física dos transeuntes; A presente indicação tem por objetivo condicionar aos usuários de vias públicas plena segurança, trafegabilidade e qualidade de vida, haja vista o grande fluxo de veículos e deslocamentos de pedestres. Assim sendo, e visando contribuir com medidas que tornem o cotidiano das pessoas mais propício ao que se destina tal via, é que solicitamos providências.

Indicação n.º 2464/2017
Para determinar à Secretaria competente, ações necessárias visando à revitalização (repintura) da faixa de pedestres da Avenida Segundo Batalhão Rodoviário com Mal Rondon, bairro Conta Dinheiro.
Justificativa: Considerando o grande fluxo de veículos e pedestres na citada via atrelado ao fato de ser uma área de segurança federal, se faz necessário à revitalização da pintura das faixas de segurança para pedestres, pois da forma que se encontra está pondo em risco todos os usuários; Considerando a localização de escola, unidade básica de saúde e muitos pontos comerciais na região, a sinalização com certa deficiência de visibilidade acarreta em riscos aos pedestres que se utilizam das travessias; Assim sendo, e visando contribuir com medidas que tornem o cotidiano das pessoas mais propício, é que solicitamos providências.

Indicação n.º 2465/2017
Para determinar à Secretaria competente, ações necessárias visando melhorias ao longo da Avenida Ernesto Ranzolin, bairro Tributo, principalmente próximo ao CEIM Ivo Pacheco de Andrade, bem como produzir ações visando a redução de velocidade dos veículos.
Justificativa: A presente indicação tem por objetivo condicionar aos moradores e demais usuários da via plena trafegabilidade e qualidade de vida, haja vista que o tráfego de ve

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Começa a venda de ingressos promocionais para a estreia colorada na Copa Santa Catarina

Os ingressos para a estreia do Internacional de Lages na Copa Santa Catarina já estão à venda na loja do clube. A partida será neste domingo, às 11h, contra o Brusque.
Há preços promocionais para quem comprar ingressos até sábado, às 17h. Veja abaixo os preços:

Setor popular (atrás do gol do placar)
Promoção: todos pagam meia-entrada (R$ 10) até sábado, 17h
No dia do jogo: inteira a R$ 20 e meia a R$ 10


Arquibancada descoberta
Promoção: até sábado 17h, UM ingresso sai por R$ 20 (valor de meia-entrada) ou TRÊS ingressos por R$ 40
No dia do jogo: inteira a R$ 40 e meia a R$ 20


Arquibancada coberta
Promoção: até sábado 17h, TRÊS ingressos por R$ 120,00
No dia do jogo: R$ 60


Sócios
O sócio pode retirar uma cortesia para o mesmo setor a que tem acesso. A entrega será feita até 17h de sábado.


Crianças
Crianças de até 12 anos, desde que façam a carteirinha na sede do clube acompanhadas de um responsável, terão acesso livre no setor popular ou na arquibancada descoberta. 


Inter organiza jantar para apresentar elenco

Nesta quinta-feira, o Internacional de Lages realizará jantar para apresentar o elenco que defenderá o clube na Copa Santa Catarina. O jantar será realizado na sede da Associação dos Aposentados (ao lado da Acil).
Qualquer torcedor pode participar do jantar, que tem ingressos à venda por R$ 25. As vendas serão feitas na loja do clube, no Serra Shopping.


Lideranças comunitárias participam de encontro com prefeito e secretários no Petrópolis

Com este encontro encerra-se o ciclo de reuniões contemplando todas as áreas da cidade  
O prefeito Antonio Ceron, o vice Juliano Polese, e todos os secretários municipais participaram na manhã desta segunda-feira (2), da última rodada de reuniões com os representantes de associações de moradores de Lages. A atual dinâmica foi estabelecida no início do ano, através da Secretaria de Política para a Mulher e Assuntos Comunitários, com o apoio da União das Associações de Moradores, com o propósito de estabelecer um canal direto de comunicação entre a prefeitura e as lideranças dos bairros. “Encerrado este ciclo, Município e União irão avaliar se este modelo atende às expectativas da comunidade”, aponta o prefeito Antonio Ceron.
“Diariamente recebemos as demandas dos presidentes através dos ofícios, que são respondidos, após o encaminhamento às secretarias responsáveis. A reunião é o momento de efetivar essa aproximação, tornar os presidentes protagonistas do processo”, destaca a secretária de Política para a Mulher e Assuntos Comunitários, Marli Nacif. Ela também antecipou, durante a reunião, que com esse mesmo intuito os representantes dos bairros também serão chamados para discutir, juntamente à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a programação do Natal Felicidade, que será ampliada para acontecer em nove regiões da cidade, com atrações locais.
Entre as manifestações, os principais temas apresentados foram nas áreas de educação, saúde e infraestrutura. Além de explicar o contexto e a situação de determinadas obras, foram apresentados as soluções e encaminhamentos dos pedidos.
Na reunião, que aconteceu no salão de festas da igreja católica do bairro Petrópolis, foram convidados os presidentes que compreendem a região 3 - Caroba, Santa Mônica, Santa Cândida, Bela Vista, Promorar, Salto Caveiras, Morro do Posto, Petrópolis, Frei Rogério, Beatriz, Gralha Azul, Vila Comboni e Várzea (foi aberta uma exceção, atendendo um pedido do representante do bairro). Já os representantes dos bairros Boqueirão, São Francisco, São Paulo, Vista Alegre, Ipiranga, Bom Jesus, São Pedro e Guadalupe não comparecerem à reunião.


Câmara recomenda suspensão de pontos facultativos nas unidades de saúde em Lages


Em qualquer dia da semana a demanda de pacientes é sempre grande nas unidades básicas de saúde dos bairros. Para não sobrecarregar ainda mais os atendimentos no Pronto Atendimento Tito Bianchini, a sugestão apresentada na terça-feira (26), na moção legislativa 253/2017, recomenda que a Secretaria Municipal de Saúde não estabeleça ponto facultativo nos postos de saúde no dia antecedente ou posterior aos feriados.

“Sabemos que a população de nosso município tem carência de atendimento na saúde e para melhor atendê-los achamos de extrema necessidade que não se tire mais um dia de atendimento”, justifica o vereador Pedro Figueredo (PSD), autor da matéria. Aprovado pelos demais legisladores, o documento será encaminhado para análise do prefeito Antonio Ceron (PSD) e da secretaria competente. 

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...