Norte-americano fez o clique no dia em que o planeta, famoso por seu anel, estava em seu ponto mais próximo da Terra
- Fotógrafo viajou até Los Angeles para fazer registros
- Evento ocorre a cada 54 semanas
- Andrew tirou mais de 100 mil fotos para chegar no registro final
- Fenômeno ocorre quando Terra fica entre Sol e Saturno
O astrofotógrafo amador Andrew McCarthy conseguiu fazer um registro impressionante de Saturno no último domingo (14), quando o planeta estava no ponto de sua órbita que fica mais próximo da Terra, evento conhecido como "oposição".
Nesse período, em que a Terra está posicionada entre Saturno e o Sol, é possível fazer a observação do planeta a olho nu e é o melhor momento para fazer imagens claras e com um brilho mais intenso.
McCarthy, que mora em Arizona, nos Estados Unidos, dirigiu até Los Angeles para tirar as fotos com o céu limpo, já que em sua cidade o tempo estava nublado.
Ele usou duas câmeras e as posicionou no topo de um prédio e fez mais de 100 mil imagens de Saturno para encontrar o clique perfeito e mostrar detalhes dos famosos anéis do planeta.
"Isso foi capturado usando um telescópio de 11 polegadas e duas câmeras, uma para cores e outra para detalhes", afirma McCarthy. “Ele é criado a partir de mais de 100 mil quadros de imagens individuais capturados durante um período de cerca de 30 minutos nas primeiras horas da manhã”, completa, explicando os registros.
A "oposição" ocorre a cada 54 semanas, então a próxima chance de observar essa oposição de Saturno será no dia 27 de agosto de 2023.
R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário