segunda-feira, 21 de julho de 2014

Projeto leva arte, música e desenvolve os valores culturais e ambientais de cerca de 120 alunos de São Joaquim

O projeto de pesquisa e extensão elaborado pelo acadêmico de Música da Universidade do Planalto Catarinense, Vando  Roberto de Oliveira, orientado pela professora Lurdes Caron está sendo desenvolvido neste segundo semestre de 2014 e busca oferecer subsídios para que a evasão escolar nas aulas de música seja diminuída por meio da participação dos alunos na produção de instrumentos musicais para o seu uso em aula. Ampliado, o objetivo do projeto abrange áreas essenciais para formação humana e cidadã: meio ambiente, cultura e a prática de um ofício, no caso a luteria e música. São 120 alunos participantes do projeto “Articulando arte e música: plantar e tocar”.
Segundo seu  idealizador, o projeto culmina no seu desenvolvimento pessoal e familiar voltado para a música e meio ambiente e aprofundando os conhecimentos por meio de pesquisas e estudos no curso de Música, combinado à sua vocação autodidata como luthier - profissional especializado na construção e no reparo de instrumentos de corda com caixa de ressonância.  Ainda, o envolvimento com o contexto de sua cidade de residência atual, São Joaquim, e a necessidade educacional que ele levantou em suas pesquisas, para eliminação da evasão escolar. “A metodologia que desenvolvi envolve argumentos com um princípio para o envolvimento dos alunos, observando o comportamento das crianças na atualidade e a visão de mundo delas”, Vando explica, relatando ainda que a base de sua metodologia é baseada na história da música dos séculos XDVII e XVIII, quando houve um desenvolvimento maior das técnicas de construção de instrumentos musicais por grandes construtores dentro do período barroco da música erudita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...