quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Bondinho da Alegria voltará a circular pelas ruas de Lages no dia 1º de dezembro


Bondinho da Alegria voltará a circular pelas ruas de Lages no dia 1º de dezembro

Atração completa 20 anos e tem caráter filantrópico
Bondinho, “bondindinho” ou bonde. São várias as definições para um meio de transporte de lazer que toma as ruas de Lages sempre que desperta a época de Natal. As expressões de crianças e suas famílias são únicas e intimamente ligadas ao jeito particular de curtir as festividades natalinas. Tão tradicional quanto o Natal, o Bondinho da Alegria, que também é chamado de Bondinho do Papai e Mamãe Noel, iniciará as incursões pelas ruas centrais e no bairro Coral a partir deste 1º de dezembro (sábado).
O veículo pertence a uma família, basicamente um casal que atua como Papai e Mamãe Noel, e tem como trabalho organizar as saídas do Bondinho pela cidade, animar crianças e distribuir balas. Acenar para as pessoas nas ruas também faz parte do serviço do casal natalino.
Porém, para o casal que administra o Bondinho da Alegria, não se trata apenas de uma atividade comercial, na verdade, o grande objetivo da arrecadação é a filantropia. O ingresso custa R$ 5 por pessoa, e a maior parte dos lucros é usada para a compra de cestas básicas que são distribuídas para famílias carentes. “Tudo é feito com esse espírito de auxiliar o próximo. O Bondinho é um negócio, mas dele buscamos uma maneira de alguma forma deixar o Natal das pessoas mais feliz”, diz um dos proprietários.
O ponto de partida do Bondinho é na Rua Nereu Ramos, ao lado do Calçadão da Praça João Costa. Aos sábados e domingos a partir das 17h e nos dias de semana a partir das 18h.

Natal Felicidade 2018


Natal Felicidade 2018
Reunião aponta diretrizes para a segurança e trânsito durante o Natal Felicidade e Natal nos Bairros
A interação dos setores da Prefeitura, principalmente da diretoria de trânsito com a Polícia Militar é primordial para que a logística de segurança e trânsito esteja em sintonia
Nesta quarta-feira (28 de novembro) no auditório Mário Augusto de Sousa na Fundação Cultural de Lages (FCL) estiveram reunidos o Comandante Alfredo Nogueira e o Major Frederick Rambusch representando a Polícia Militar, o executivo de turismo Luiz Carlos Pinheiro, o diretor de trânsito Rogério Juary Gonçalves, a gerente administrativa da FCL Fernanda Santa Ana Oliveira e o superintendente, Giba Ronconi, também da Fundação Cultural.
A pauta do encontro foi o início do planejamento para a segurança e trânsito durante o período das festividades natalinas com as programações do Natal Felicidade e o Natal nos Bairros. A FCL forneceu para a Polícia Militar e diretoria de trânsito o cronograma das atividades que iniciam já no dia 3 de dezembro com a realização do Natal nos Bairros na comunidade do bairro Habitação na Escola Mutirão às 19h.
A abertura oficial do Natal Felicidade será no dia 7 de dezembro (sexta-feira) no Largo da Catedral às 21h, e a partir das 19h30 o trânsito em torno da Catedral terá interrupções. Haverá bloqueio no cruzamento da Rua Coronel Córdova com a Benjamin Constant no sentido ao Largo da Catedral. A Rua Nereu Ramos será fechada apenas no trecho a partir do cruzamento com a Correia Pinto no sentido que leva à Catedral Diocesana, os motoristas terão acesso livre no sentido para o terminal urbano.
Segundo Ronconi, a interação dos setores da Prefeitura, principalmente da diretoria de trânsito com a Polícia Militar é primordial para que a logística de segurança e trânsito esteja em sintonia. “A parceria com a Polícia Militar é fundamental e já temos uma grande experiência em outros eventos. Acreditamos que tudo ocorrerá dentro do programado”, comenta.

Escola de Artes e Lages Melhor apresentam shows de encerramento do ano



Escola de Artes e Lages Melhor apresentam shows de encerramento do ano
Destaque para as apresentações de alunos do Lages Melhor que representam vários bairros da cidade
A Fundação Cultural de Lages (FCL), através da Escola de Artes Elionir Camargo Martins e o Projeto Lages Melhor, executa durante este fim do mês de novembro e início de dezembro uma série de apresentações para os últimos dias de novembro e início de dezembro. O objetivo é apresentar para pais e comunidade, o trabalho desenvolvido na Escola de Artes e nos polos do Projeto Lages Melhor – ação criada pela atual Administração que leva arte e cultura de forma gratuita para diversas comunidades da cidade.
Acordeon, balé, coral, musicalização infantil, teclado, violão, violino, street dance e pintura em tela serão as atrações da extensa programação que compreende o Teatro Municipal Marajoara e o Hall da Fundação Cultural de Lages em um período que iniciou em 22 de novembro e se estende até 6 de dezembro. O workshop de Manequins e Modelos do Professor Amauri Felisberto, que teve suas atividades na Praça do CEU, tem seu encerramento no Lages Garden Shopping no dia 29 de novembro com desfile dos alunos.
A antecipação das apresentações de fim de ano do Lages Melhor e da Escola de Artes se deve a realização do Natal Felicidade onde vários alunos farão parte da programação.
Pequenos artistas de bairros estreiam no Teatro Marajoara
Em 2017, primeiro ano do Projeto Lages Melhor, diversos alunos dos cursos de canto coral já estrearam em apresentações para o grande público. A primeira experiência foi durante a realização do Salão do Livro na Praça Joca Neves e na melhor cerimônia de abertura da história dos Jogos Abertos de Santa Catarina – evento realizado em nossa cidade com o ginásio Jones Minosso lotado.
Com toda essa bagagem e em tão pouco tempo, os mais de 500 inscritos nos cursos de musicalidade e balé do Lages Melhor levaram familiares e vizinhos para o Teatro Municipal Marajoara em dezembro do ano passado. A grande maioria nunca tinha frequentado o teatro nem como espectadores e todos eles estavam lá para serem as estrelas.
Para as apresentações de 2018, a agenda dos representantes das comunidades que recebem o Lages Melhor se divide com as preparações também para o Natal Felicidade. Porém, o primeiro compromisso é em frente às luzes do Teatro Municipal nesta sexta-feira (30 de novembro) e no sábado dia 1º.
Veja a programação das apresentações dos cursos da Escola de Artes e do Projeto Lages Melhor:
Novembro, a partir das 19h30:
26 a 30/11 - Exposição Pintura em tela no hall da FCL;
29/11 – Encerramento do workshop de manequim e modelo Lages Melhor- Lages Garden Shopping;
30/11 - Núcleos do Projeto Lages Melhor: Habitação, Santa Mônica, São Francisco e Coral, Vila Maria, Teatro Marajoara.
Dezembro, Teatro Marajoara, a partir das 19h30:
1º – Núcleos do Projeto Lages Melhor: Vila Maria e Penha;
*03/12- Apresentação dos cursos de técnica vocal, coral, musicalização infantil;
*04/12- Apresentação dos cursos de acordeon, teclado, violão e violino;
*05/12- Apresentação do curso de street dance;
*06/12- Apresentação dos cursos de ballet.
* Ingresso – R$ 5,00

sábado, 24 de novembro de 2018

Mulher é condenada a oito anos de reclusão por matar o marido


Mulher é condenada a oito anos de reclusão por matar o marido

Na sessão mais longa do Salão do Júri deste ano, Maharisch Blue do Amaral e Silva foi considerada pelos jurados culpada pela morte do companheiro, Ari dos Santos, ocorrida em 2013. A sentença de oito anos de prisão por homicídio simples foi anunciada perto das 5 horas da manhã desta quarta (21), quase 17 horas depois de iniciado o julgamento. Ela irá cumprir em regime semiaberto.
Os jurados não reconheceram as duas qualificadoras, o motivo torpe e surpresa, apontadas na denuncia. “Foi concedido a ela o direito de recorrer em liberdade porque estava solta mediante ordem de habeas corpus do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que fixou algumas medidas cautelares, por isso, mantive a decisão”, destaca o juiz da 1ª Vara Criminal, Geraldo Correa Bastos. 
O magistrado aplicou a pena máxima de seis anos pelo crime de homicido e a elevou em mais dois anos por ter sido ela a responsável em arquitetar o crime. Presa em flagrante, a mulher já havia cumprido parte da pena em regime fechado.

Muitas pessoas acompanharam o julgamento
A fila para entrar no Fórum Nereu Ramos começou a se formar às 8h. A maioria do público estudante de Direito. Durante todo o dia e noite centenas de pessoas acompanharam o julgamento de um dos casos de maior repercussão nos últimos anos. Juízes, promotores, advogados se juntaram à comunidade para assistir aos depoimentos e debates.
O planejamento e execução do crime por Maharisch e o coautor Geavan Brasil chamou a atenção. A anulação do primeiro julgamento da ré, em 2015, pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina foi outro fato incomum na comarca de Lages. Condenado a 14 anos de reclusão por homicídio duplamente qualificado por motivo torpe e surpresa, ele cumpriu parte da pena em regime fechado em Lages e outra em Curitibanos. Recentemente progrediu para o semiaberto.

Mudas de verão já florescem no canteiro central da avenida Presidente Vargas



Mudas de verão já florescem no canteiro central da avenida Presidente Vargas
Outros canteiros de locais públicos também estão sendo cultivados, como por exemplo, na Rodoviária Dom Honorato Piazzera, Via Gastronômica, praças João Ribeiro, São Judas, Vidal Ramos Sênior (Terminal), Bandeirantes e Largo da Catedral
As mudas de flores, espécies de verão, já começam a florescer, nos canteiros públicos de ruas, avenidas e praças da cidade. Uma primeira leva de mudas (30 mil) estão sendo plantadas e até o final do verão a estimativa é chegar a 80 mil mudas, das seguintes espécies: delfino, sálvia vermelha, alysson, tajet, sunpatiens, além de cinerária e festuca (arbustos ideais para formar as bordas dos canteiros).
São mudas produzidas no Horto Municipal, por equipe própria de jardinagem da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, da Prefeitura de Lages.
Na avenida Presidente Vargas, por exemplo, canteiros de flores vermelhas já são visíveis. Já no canteiro central da rua Valmor Ribeiro, linha de divisa dos bairros Coral e Sagrado Coração de Jesus, os lírios (flores perenes) estão floridos.
As flores, espécies de verão, estão sendo cultivadas em canteiros, nos seguintes locais: Rodoviária Dom Honorato Piazzera,Via Gastronômica, avenida Presidente Vargas, entroncamento da avenida Duque de Caxias e a rua Correia Pinto, nas praças João Ribeiro, São Judas, Vidal Ramos Sênior (Terminal), Bandeirantes e da Rua São Joaquim, Largo da Catedral, Parque Jonas Ramos (Tanque), na escadaria do Morro Grande, e em várias rótulas.

Prefeitura e Ministério Público firmam acordo para solucionar problema de vagas na Educação infantil



Prefeitura e Ministério Público firmam acordo para solucionar problema de vagas na Educação infantil
A partir de agora, a prefeitura se compromete a criar 1.600 vagas na rede municipal, distribuídas em 400 vagas por ano, de 2019 a 2022
Com o objetivo de solucionar o problema das vagas na Educação Infantil, do Sistema Municipal de Ensino, o Ministério Público do Estado de Santa Catarina e o Município de Lages entraram em acordo na Ação Civil Pública que tramitava sobre este assunto, cuja homologação ocorreu nesta sexta-feira (23 de novembro).
Assim, a partir de agora, a prefeitura se compromete a criar 1.600 vagas na rede municipal, distribuídas em 400 vagas por ano, de 2019 a 2022. A cada seis meses será lançado Edital de Chamamento para o preenchimento das vagas, sempre nos meses de novembro e julho. Os critérios de pontuação para preenchimento das vagas foram mantidos. As vagas que serão criadas serão ofertadas em meio período de no mínimo quatro horas diárias, matutino e vespertino.
A proposta do Ministério Público é resultado de concessões mútuas entre as partes ocorridas durante reunião entre o Procurador-Geral do Município, Agnelo Miranda, a Procuradora Mariana Köche Mattos Buttendorf, o secretário de Administração e Fazenda, Antônio Arruda e representantes da Secretaria da Educação.
No início do processo, em 2013, o Ministério Público ajuizou Ação Civil Pública em face do Município de Lages, objetivando a inserção de todas as crianças, com idades entre zero e cinco anos e 11 meses, educação infantil municipal, em razão do déficit apontado.
O pedido liminar foi deferido para determinar à prefeitura a regularização da oferta de vagas, para atendimento de todas as crianças que estavam fora do Sistema Municipal de Ensino, sob pena de multa no valor de R$ 5 mil por dia de descumprimento. A ação foi julgada procedente, confirmando a decisão liminar, e fixou novo prazo limite para o cumprimento, sendo no último dia útil de fevereiro do ano passado, sendo mantida a multa.
O Município entrou com recurso de apelação cível ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), pois se tornou inviável o cumprimento da sentença, pois atualmente mais de 1.300 crianças aguardam vagas na educação infantil municipal. O atendimento a todas elas, de forma imediata, torna-se impossível devido à falta de estrutura física, material e de pessoal, consideradas ainda a burocracia necessária para a conclusão de obras de construção de novos Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims).

Maria Fumaça volta a Lages para brilhar no Natal Felicidade


Maria Fumaça volta a Lages para brilhar no Natal Felicidade

O primeiro passeio de trem natalino neste modelo foi promovido em Curitiba (PR) e região metropolitana no ano passado, abrangendo, diretamente, dois milhões de espectadores
Ele sempre vem de trenó para acarinhar as crianças, devolver aos adultos o tempo de infância, trazer presentes e doces, renovar os sonhos e a pureza que nunca devem perecer dentro do coração de cada ser humano, em um mundo tão conturbado e que busca o resgate da essência da vida. Esta é a principal missão do Papai Noel, e a hora de vê-lo está cada vez mais próxima. Pois então, todos estão acostumados a ver o Bom Velhinho tradicionalmente com suas renas ou descer pela chaminé, mas vai ser diferente em 28 cidades do Sul do Brasil neste 2018.
O projeto “Nos Trilhos do Natal” será composto por um trem Maria Fumaça, uma locomotiva de suporte a diesel com sete vagões, todos iluminados, decorativos em celebração à data mais aguardada no mundo inteiro. O Papai Noel estará no último vagão, com música para animar o público à espera. É um trem de exibição, não haverá passageiros e nem passeios desta vez. “Nos Trilhos do Natal” prestigiará 27 municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mais Rio Negro, no Paraná, com exibições de 25 de novembro a 19 de dezembro.
A locomotiva mais querida retornará à Serra em breve. Como uma das atrações do Natal Felicidade, passará por Lages nos dias 15 e 16 de dezembro, percorrendo todo o perímetro urbano da linha férrea, em torno das 20h45min, apitando e divertindo as crianças que moram nos bairros Guarujá, Gethal, Pisani, Jardim Panorâmico, São Miguel e Ferrovia. Mas para quem tem pressa, já pode ficar feliz com antecedência, pois o trem com a personalidade mais famosa do Natal está prestes a descer na Estação Ferroviária do bairro Ferrovia na segunda-feira (26 de novembro), entre 20h30min e 22h.
O trem iluminado deve emocionar pessoas de todas as idades. Com seu “ho, ho, ho!”, o Bom Velhinho irá desembarcar na Estação do Ferrovia e entregar balinhas. Depois seguirá ao vizinho Estado gaúcho. “Aproveitem para ‘tirar’ fotos com o trem todo iluminado e abraçar e posar com o ícone Papai Noel, eternizando este momento. Serão noites marcantes e mágicas”, convida o executivo de Turismo, Luís Carlos Pinheiro Filho.
Os eventos terão a parceria da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, através da Diretoria de Turismo, e da Fundação Cultural de Lages (FCL), sendo que esta é a organizadora da programação do Natal Felicidade 2018 (desenvolvida de 7 a 23 dezembro), a ser divulgada nos próximos dias. A prefeitura irá colaborar com a organização e iluminação da Estação, com disponibilidade de parte da Megabanda para embalar o “Nos Trilhos do Natal”.
A máquina será a mesma dos passeios feitos em 2017 e 2018 de Lages até a antiga Estação Berlande e localidade de Escurinho, consiste na locomotiva a vapor 204, Modelo 2-6-6-2 Mallet, fabricação “The Baldwin Locomotive Works” em 1950 nos Estados Unidos (EUA), e partirá de Rio Negrinho. Este é um programa social de Natal, desenvolvido entre os parceiros Rumo Logística e Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).
Tudo começou em Curitiba
O primeiro passeio de trem natalino deste modelo foi promovido em Curitiba (PR) e região metropolitana no ano passado, abrangendo, diretamente, dois milhões de espectadores. “Foi extremamente elogiado, um dos principais programas de Natal na capital do Paraná. Este trem poderá ser enquadrado nas programações natalinas de cada município por onde passar. A viagem tem como objetivo atingir o maior número de cidades catarinenses e gaúchas, levando a magia natalina às pessoas, proporcionando que todos voltem a sonhar, que abrilhantem os olhos das nossas crianças com essa atmosfera do Natal”, salienta o diretor vice-presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Marlon Ilg.
Para participar das exibições o público deve estar atento à agenda e ao horário, e não perder esta chance. O calendário completo das 28 cidades está na galeria de imagens desta matéria.

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Ministro entrega Selos do Prodetur+Turismo e confirma 300 mil à projeto turístico

Ministro entrega Selos do Prodetur+Turismo e confirma 300 mil à projeto turístico

A convite da deputada federal Carmen Zanotto e da Amures, o ministro do Turismo Vinícius Lummertz participou nesta segunda-feira (19) no auditório da CDL, da entrega oficial do Selo Prodetur+Turismo aos prefeitos de Lages, Urubici, Bom Jardim da Serra e Rio Rufino.
Ele também assinou um termo de referência para Elaboração do Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo da Serra Catarinense com valor de R$ 300 mil de emenda da deputada Carmen Zanotto. A pedido do Conselho Regional de Turismo – Conserra – o ministro fez uma fala aprofundada sobre a Importância da Integração Regional para o Desenvolvimento do Turismo.
Para o presidente da Amures prefeito de Urubici Antônio Zilli, a presença do ministro à região é importante para reforçar as ações voltadas ao setor. “Estamos abrindo caminho para captar recursos com Selo Prodetur+Turismo. Significa que estamos alinhados com a Política Nacional de Turismo, com o Plano Nacional de Turismo e com as Diretrizes do Prodetur”, comentou Zilli.
A solenidade foi prestigiada também pelo presidente da Santur Valdir Walendowsky e vários prefeitos da Serra Catarinense. A entrega dos selos aos prefeitos Urubici Antônio Zilli, Lages Antônio Ceron, Bom Jardim da Serra Serginho Rodrigues de Oliveira e de Rio Rufino Thiago Costa foi feita pelo próprio ministro.

Empreendimentos

O empresário do setor da construção civil de Blumenau, Élvio Francisco Presa, fez no evento a apresentação do luxuoso Hotel Fazenda Cerro Azul, que está sendo construindo na Coxilha Rica, num investimento de cerca de R$ 20 milhões.
Foi apresentado também ao ministro, o Projeto da Orla Fluvial do Lago da Usina Hidrelétrica de Barra Grande, pelo diretor executivo da Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos – ADREL, César Lavoura.
A assessora de turismo da Amures/Cisama, Ana Vieira fez uma rápida explanação sobre o Plano de Ordenamento Territorial da Serra Catarinense, numa parceria com a deputada federal Carmen Zanotto que viabilizou emenda no valor de R$ 300 mil para a ação.

Selo Prodetur

O Programa Nacional de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (PRODETUR) é um programa do Ministério do Turismo, que visa contribuir para a estruturação dos destinos turísticos. Ele possui, como diferencial, o apoio aos entes públicos no acesso a recursos provenientes de financiamentos nacionais e internacionais.
Ao nome PRODETUR foi incorporada a marca +Turismo, originando o SELO PRODETUR+Turismo que identifica e qualifica as ações priorizadas como indutoras do desenvolvimento do turismo nacional.

Os municípios que possuem o Selo, são reconhecidos como entes que estão estruturando destinos e fortalecendo produtos e equipamentos turísticos, sendo gerador de mais empregos, mais renda e mais inclusão social, de forma sustentável.

sábado, 17 de novembro de 2018

Governador eleito Moisés da Silva participa de agendas internacionais


Pesselistas participam da primeira de uma série de agendas internacionais

Um marco para Santa Catarina que é um Estado com economia diversificada. Assim, pode ser classificado o encontro que aconteceu em Brasília, nesta semana, entre o Presidente do PSL de Santa Catarina, Lucas Esmeraldino, e o Governador eleito, Carlos Moisés da Silva, com Embaixadores da Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Angola e Tongo, e ministros conselheiros da França, Portugal e Argentina. A reunião faz parte da primeira de uma série de agendas internacionais que estão sendo organizadas.

Articulada pelo líder estadual, a reunião ocorreu na residência do diplomata, Ministro Rubem Coan Fabro Amaral, e de sua esposa, Andresa Coan Fabro Amaral, articuladora internacional, e contou com a participação também, do deputado federal eleito, Daniel Freitas.

Durante o encontro, além de falar sobre o interesse do Estado em aumentar as parcerias comerciais, o Governador Moisés entregou aos participantes um panorama com informações e números sobre os potenciais econômicos, sociais e turísticos de Santa Catarina.

“Este foi o primeiro contato de muitos que ainda virão. Nossa meta será fortalecer a economia, buscando gerar mais emprego e renda. Santa Catarina tem uma das economias mais dinâmicas do país, assim como possui outros fatores e vantagens competitivas importantes, destacando-a como um Estado muito promissor. Este foi o momento de mostrarmos as potencialidades econômicas, em busca de novos negócios. Estamos contentes com este encontro. Agora é fortalecer e ampliar as relações e parcerias”, pontua o Governador eleito, Carlos Moisés da Silva, se colocando à disposição e mirando mais investimentos estrangeiros.

"Vejo que esta reunião entre o governador Moisés e o corpo diplomático, foi muito importante. A partir de agora, surgirão novos horizontes e grandes possibilidades de investimentos diretos. Como líder do PSL/SC, vou continuar trabalhando e fazendo o possível para ajudar nosso comandante, visando trazer resultados diretos à economia local e que também possibilitarão mais oportunidades para os catarinenses. Queremos que Santa Catarina seja a porta de entrada de muitos outros países, para futuros investimentos”, destaca Esmeraldino, aproveitando o momento, para agradecer ao casal Amaral, por todo carinho, receptividade e organização da agenda com os Embaixadores.

O encontro com os diplomatas faz parte da estratégia de governo do futuro chefe de estado, Moisés da Silva. A ideia do Governador eleito é trabalhar para que Santa Catarina possa atrair mais investimentos estrangeiros diretos, expandir suas exportações, gerar emprego e renda e promover o intercâmbio cultural com outros países.


quarta-feira, 14 de novembro de 2018

120 novos empregos em unidade da Ambev em Lages


Terceirizada da Ambev abre 120 vagas para unidade de Lages
Os benefícios comuns as três funções são transporte fretado, alimentação no local e bônus assiduidade de R$ 94. Cada uma destas funções tem um salário específico
Sob temperatura de 27ºC na tarde desta segunda-feira (12 de novembro), mais de 100 pessoas estavam no Banco do Emprego concentradas em concorrer a uma das 120 vagas temporárias (a princípio), abertas pela empresa Integra Serviços e Logística, de Porto Alegre (RS), terceirizada da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev). No máximo, no dia 25 de novembro todos os 120 deverão estar integrados e já no início das atividades. Portanto, 120 famílias terão um Natal mais tranquilo com garantia de renda dentro de casa e para realizar aqueles sonhos de final de ano.
Do total, são 117 postos de trabalho na função de ajudante de armazém, com atribuições de logística e movimentação de produtos; uma vaga para técnico em segurança do trabalho e duas para líderes de supervisão de turno. Os trabalhadores serão distribuídos em quatro turnos com 30 pessoas cada um. Ao dia e noite são escalas de 2 e 2 (trabalha dois dias e folga nos próximos dois) - jornada das 6h às 18h e das 18h às 6h.
Os ajudantes de armazém irão auxiliar a Ambev na prática operacional de uma nova estratégia de marketing de um produto já fabricado em Lages. Recipientes de cerveja serão retirados da linha de produção e farão parte de um kit a ser montado pelos novos colaboradores.
A ideia de venda é semelhante à modalidade Compre X, Leve Y, com descontos atrativos aos consumidores em estabelecimentos comerciais. Entre outras unidades da Ambev, espalhadas pelo Brasil, a de Lages foi a escolhida para o lançamento desta experiência. O trabalho de recrutamento está em andamento no Banco do Emprego, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Critérios
Homens e mulheres podem participar das seleções nos três tipos de atividades. Para a vaga de ajudante de armazém é preciso ter a partir de 18 anos de idade e o cidadão passará por avaliação de tempo de estabilidade em carteira registrada em empregos anteriores. Não há exigência de escolaridade.
Remunerações
O salário mensal para ajudante é de R$ 1.100. Para técnico exige-se o curso concluído, com salário no valor provável, ainda não fechado, de R$ 1.800, e o de líder, cuja exigência é ensino médio completo e preferencialmente experiência em liderança de equipe, é de R$ 1.446, também ainda não confirmado. Os benefícios comuns as três funções são transporte fretado, alimentação no local e bônus assiduidade de R$ 94. “As entrevistas devem se prolongar aqui no Banco do Emprego até no máximo dia 23 deste mês. Estão engajadas neste trabalho, aliás, as profissionais Andressa e Adriana”, observa a responsável pelo recrutamento e seleção da Integra, Lidiane Oliveira, uma das componentes da equipe nesta missão.
Como tentar?
Os cidadãos interessados devem comparecer ao Banco do Emprego, apanhar uma senha e aguardar o chamado para atualizar seu cadastro ou colocar em dia suas informações no sistema digital com suporte pelos atendentes em um dos cinco guichês. Haverá uma pré-análise de acordo com o perfil estabelecido pela empresa e se houver encaixe, a entrevista é marcada para dali um ou dois dias, mediante demanda. O Banco do Emprego está localizado na rua Sebastião Furtado, nº: 81, Centro, esquina com a Benjamin Constant, a uma quadra da Policlínica Municipal. Ressalte-se que o Banco do Emprego presta serviços de cadastramento, pré-seleção, encaminhamento para entrevistas e cessão de auditório e salas para entrevistas. As etapas seguintes ocorrem diretamente com a Integra, e a decisão de contratação é de sua incumbência e responsabilidade.
Currículos cadastrados nos últimos seis meses não necessitam de atualização, salvo exceções de mudança de endereço e telefone, e acréscimo de formação escolar e/ou cursos. Para cadastros com mais de seis meses no Banco do Emprego, recomenda-se ao cidadão se dirigir com carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência, e solicitar novo cadastro, pois este tempo, por ser longo, expira. A fotografia é registrada na hora do atendimento, sem custos.
Cerca de dez dias intensos
O processo de admissão iniciou na sexta-feira (9 de novembro). Há possibilidade de ser concluído com antecedência pela empresa, dependendo da evolução das contratações. Na sexta passada, profissionais de Recursos Humanos (RH) da Integra fizeram uma explanação sobre a vaga e a empresa. Nesta segunda (12) estão sendo feitas entrevistas individuais desta primeira remessa. Estima-se que 80 candidatos serão entrevistados por dia. “O movimento deve aumentar em 100%, pois em média recebemos, por dia, em torno de 100 pessoas nos guichês. O fluxo deve dobrar nestes próximos dias (até dia 23), um interesse semelhante as 200 oportunidades da nova Havan. Salientamos a necessidade de as pessoas manterem seus dados atualizados conosco, para que possamos localizá-las e acionar para virem participar das entrevistas”, avisa uma das gerentes do Banco do Emprego, Graziella Salomon, juntamente à gerente Jaqueline Alencar.
Multinacional em 19 países e mais de 100 rótulos
Em Lages, a Ambev produz as marcas de cerveja Brahma, Skol, Antarctica, Polar, Bohemia, Stella Artois, Budweiser, entre outras, além da novidade recente, Serrana. A capacidade instalada na unidade é de 7,2 milhões de hectolitros. Contudo, a capacidade real gira em 3,8 milhões de hectolitros.
A empresa, inaugurada há 24 anos, passou por três ampliações. Diariamente, são carregadas em média 140 carretas de 37 produtos diferentes. Emprega diretamente em torno de 480 pessoas, e mais cerca de 90 terceiros.
A Ambev é uma empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, mas com atuações em todo o Brasil e no continente. No total, opera em 16 países das Américas (Antigua, Argentina, Barbados, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Cuba, Dominica, Guatemala, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Republica Dominicana, Saint Vincent e Uruguai) e está presente, no total mundial, em 19 países. Atualmente são mais de 100 rótulos. São 34 cervejarias e duas maltarias no Brasil, 35 mil colaboradores no Brasil, 100 Centros de Distribuição direta e seis de excelência no país.
A Ambev nasceu, em 1999, da união entre as centenárias Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica. Mas a história começou bem antes, quando ainda eram duas cervejarias na década de 1880: Companhia Antarctica Paulista e a Manufactura de Cerveja Brahma & Villeger & Companhia.
AB Inbev
A Ambev faz parte da Anheuser-Busch Inbev, conhecida como AB Inbev, que nasceu da união entre o espírito pioneiro da Ambev, com a qualidade belga da Interbrew e a tradição da Anheuser-Busch. Conta com mais de 200 marcas de bebidas. Além da Budweiser, Stella Artois e Beck’s, ao lado de Leffe, Hoegaarden, Bud Light, Skol, Brahma, Antarctica, Quilmes, Michelob Ultra, Harbin, Sedrin, Klinskoye, Sibirskaya Korona, Chernigivske, Hasseröder e Jupiler.

Prefeitura de Lages terá Ponto Facultativo nesta sexta-feira, dia 16


Prefeitura terá Ponto Facultativo nesta sexta-feira, dia 16
Os serviços considerados essenciais para a comunidade não sofrem alterações e funcionam normalmente
O Decreto nº 17.329, estabelece nesta sexta-feira (16 de novembro), Ponto Facultativo em todos os órgãos do Poder Executivo Municipal. Isto porque na quinta-feira (15) é feriado nacional da Proclamação da República. Ficam exclusos deste decreto os órgãos e serviços que realizam serviços considerados essenciais para a comunidade, como: limpeza urbana e o Pronto Atendimento Tito Bianchini, no Centro.
Na rede municipal de ensino, todas as unidades escolares não terão aula nesta sexta-feira (16). O recesso neste dia está previsto no calendário escolar deste ano, aprovado pelo Conselho Municipal de Educação. 

Deputada Carmen Zanotto recebera Ministro do Turismo em Lages



PSL catarinense participa de encontro com Embaixadores


Líderes do PSL/SC participam de encontro com Embaixadores nesta quarta (14)

Mostrar ao mundo a face única do Estado. É levando à frente este pensamento, que o Presidente do PSL de Santa Catarina, Lucas Esmeraldino, e o Governador eleito, Carlos Moisés da Silva, participam na noite desta quarta-feira (14), em Brasília, de uma reunião com os Embaixadores da Alemanha, Argentina, China, Espanha, Estados Unidos e Itália.  

O encontro tem como objetivo divulgar as potencialidades econômicas, buscar novos negócios e atrair visibilidade para Santa Catarina, consolidando assim, cada vez mais o Estado no mercado Internacional como um dos principais destinos para investimentos.

“É preciso buscar e atrair novos investimentos para que a economia catarinense seja favorecida, gerando mais emprego e renda para as famílias. Por isso, continuarei lutando junto ao nosso Governador Moisés, por nossa gente”, destaca o Presidente do PSL/SC, Lucas Esmeraldino.

As agendas com os diplomatas estrangeiros foram consolidadas após a reunião no último domingo, entre o Presidente do PSL/SC, Lucas Esmeraldino, e o Governador eleito, Carlos Moisés da Silva, com o representante do Ministério das Relações Exteriores, Ministro Rubem Amaral, em Florianópolis.

Prefeitura terá horário especial de atendimento a partir desta segunda-feira



Prefeitura terá horário especial de atendimento a partir desta segunda-feira
O atendimento direto ao público e serviços à comunidade não sofrerão mudanças no horário de trabalho, ao contrário, aumentam em uma hora
A partir desta segunda-feira (19 de novembro) entra em vigor o Decreto nº 17.331, que dispõe sobre o horário de expediente dos setores administrativos dos órgãos da Administração Direta, Autárquica, e Fundacional do Poder Executivo Municipal. O expediente nos setores que possuem atendimento direto ao público será das 8h às 19h. Já nos demais setores, que não possuem atendimento ao público, será das 13 às 19h.
Ficam excluídos dos horários estabelecidos os serviços considerados essenciais ao interesse da coletividade e aqueles, que por sua natureza, já obedeçam a turno especial de trabalho, como as atividades da Secretaria de Assistência Social e Habitação, Secretaria da Educação, Secretaria da Saúde e Coordenação de Segurança e Trânsito.

Eventos ocasionam mudanças no trânsito


Eventos ocasionam mudanças no trânsito
Feriadão prolongado com eventos na cidade muda a rotina do trânsito em algumas vias urbanas
A Coordenação de Segurança e Trânsito, através da Diretran, alerta a comunidade para algumas mudanças no trânsito nos próximos dias, devido a realização de eventos. Na quinta-feira, (15 de novembro), feriado da Proclamação da República, no período das 9h às 20h, o trânsito será interrompido na Praça dos Motoristas, no trecho da rua Teobaldo Delwing até a rua Frei Gabriel, pois no local será realizado um torneio de vôlei, sem fins lucrativos.
Já no sábado (17 de novembro de 2018) a partir das 14h, será realizada a Marcha para Jesus com o seguinte roteiro: saída da Avenida Presidente Vargas (em frente ao Hotel Le Canard), ruas Correia Pinto, Presidente Nereu Ramos, Manoel Thiago de Castro e finaliza na Praça Joca Neves.
Portanto, os motoristas devem ficar atentos nestes locais, pois a movimentação de pessoas deve aumentar significativamente.

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

3ª Arrancada da Serra é sucesso de público e lota pista Pedras Brancas


3ª Arrancada da Serra é sucesso de público e lota pista Pedras Brancas
O evento serviu como uma prévia do que será a grande final da Arrancada Truck de Caminhões, que será realizada dias 8 e 9 de dezembro na Pista das Pedras Brancas
Este domingo (11 de novembro) foi dia de pisar fundo no acelerador e arrancar poeira, trazendo muita diversão aos amantes de um esporte que está crescendo e tomando espaço em Santa Catarina. A terceira edição do Arrancada da Serra foi sucesso de público e participações, com cerca de 50 motos e 25 carros inscritos.  O evento foi realizado na pista Pé no Fundo Mingotinho, na localidade Pedras Brancas, à margem da SC-114. Contou com o apoio da prefeitura de Lages, através das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Agricultura e Pesca.
As disputas foram organizadas em sete categorias, sendo 9 segundos, 10 segundos, 11 segundos, 12 segundos, 13 segundos, Rei das Pistas e Motos (de 150 até 300 cilindradas). A prova foi cronometrada de fotocélula e os primeiros colocados premiados com troféus. “Realmente o evento foi um sucesso, as pessoas começaram a chegar logo cedo e tudo aconteceu conforme o esperado, sem acidentes e muita diversão”, diz o organizador, Alexandre Rizzon.
Uma das novidades para este ano foi a criação da ASA – Associação Serrana de Automotores, com objetivo de fortalecer e consolidar eventos como este na região. Através da associação, um carro pipa foi montado especialmente para o evento, para molhar a pista e amenizar a poeira gerada pelos pilotos acelerados na pista de terra, que conta com 400 metros de extensão. “Nosso maior sonho é poder asfaltar a pista, e assim trazer eventos maiores, com carros mais preparados, com participantes até mesmo de outros países”, afirma o proprietário da pista e membro da diretoria da ASA, Domingos Ribeiro Valente.
Para um dos organizadores, Henrique Beling, a Arrancada, que passa a fazer parte do calendário de eventos da cidade, movimenta a economia do município, pois trás muitos competidores de fora, além de gerar renda através dos setores de peças e serviços automobilísticos. “Tivemos inscrições de cidades como Florianópolis, Blumenau, Otacílio Costa, Correia Pinto, Balneário Rincão e Araranguá. Cada piloto trás sua equipe para torcer e participar. Um deles trouxe cerca de 50 pessoas, e isso é muito bom para o evento e para a cidade”, comenta.
Inscrições de motos superam expectativas
Se a participação de carros já é tradicional nas arrancadas, o interesse cada vez maior de motoqueiros é uma grata surpresa para os organizadores. Este ano as inscrições de pilotos de motos superaram em 100% as de carros. “Nós viemos buscando, através de parcerias com as prefeituras e iniciativa privada, que a modalidade seja bem vista em Santa Catarina, pois é uma novidade, sem a mesma tradição dos carros. Mas estamos batalhando para ter pistas preparadas e quem sabe até um autódromo, com espaço adequado para o nosso esporte”, diz Juscelino Gomes de Oliveira (Juno Motos), de Palhoça, coordenador de arrancadas pela Federação Catarinense de Motociclismo.
Juno enfatiza que os eventos trazem maior segurança para quem gosta de competir, evitando os tão conhecidos e perigosos rachas de carros e motos. “Lugar de competir é na pista, com profissionalismo, e não na rua, oferecendo risco às pessoas”, finaliza.
Em dezembro será a vez dos caminhões roncarem forte
A Arrancada da Serra serviu como uma prévia do que será a grande final da Arrancada Truck de Caminhões, que será realizada dias 8 e 9 de dezembro na Pista das Pedras Brancas. O piloto lageano e campeão catarinense, Charles Silva, esteve presente com seu caminhão, como convidado especial, exibindo sua performance na pista.
Em 2019, o evento se transformará em uma copa regional, envolvendo os municípios de Otacílio Costa, Lages, Anita Garibaldi e Fraiburgo. A Copa Lages de Automobilismo será em 10 de março de 2019 em Pedras Brancas.

Novo governador comandante Moises irá ter encontros em Brasilia com Embaixadores de USA, Espanha e Angola



Em encontro com Ministro, time Bolsonaro mira investimentos para Santa Catarina

O Presidente do Partido Social Liberal (PSL) de Santa Catarina, Lucas Esmeraldino, e o Governador eleito, Carlos Moisés da Silva, se reuniram neste domingo (11), em Florianópolis, com o Ministro Rubem Amaral, do Ministério das Relações Exteriores. Na oportunidade, o time Bolsonaro buscou a elaboração de uma agenda internacional, mirando investimentos para o Estado.

Reafirmando que é preciso governar para todos, o Governador Moisés pretende priorizar contatos diretos com países que possam trazer investimentos diretos para Santa Catarina, robustecendo a economia local a partir da geração de empregos e renda para os catarinenses.

“Vamos buscar a melhor forma de gerar riqueza, emprego e renda. Para tanto, é preciso fortalecer relações e apresentar as potencialidades de Santa Catarina na atração de novos investimentos. A ideia principal da agenda internacional é a de mostrar ao mundo a face única do Estado”, pontua Moisés.

Para o Presidente do PSL-SC, Lucas Esmeraldino, Santa Catarina é um Estado muito promissor e possui vantagens competitivas importantes. “Ao olhar o potencial catarinense, é preciso tirar do papel as ideias e transformá-las em ação. Assim, chegou o momento de ampliarmos as relações, atrairmos investidores, gerarmos negócios e riquezas, já que a economia política do desenvolvimento impacta diretamente no bem-estar e qualidade de vida dos catarinenses. Por isso, acredito que essas agendas serão uma oportunidade para o nosso Governador apresentar e gerar interesse de investimento no nosso Estado, em um futuro próximo”, destaca.

O Governador eleito, Moisés, já tem uma agenda de encontros com Embaixadores dos Estados Unidos, Espanha e Angola, em Brasília, na próxima semana, visando discutir possibilidades de cooperação.

Lixo Zero programa de conscientização à população em Lages


Projeto Lixo Zero chama a atenção do público no Parque Jonas Ramos
A ação teve como objetivo a conscientização da população em dar melhor destinação aos resíduos sólidos e orgânicos. Também teve coleta de eletrônicos, materiais recicláveis, óleo de cozinha, doação de mudas e feira de adoção de cães
Muita gente aproveitou o sábado de sol para passear no Parque Jonas Ramos, o Tanque. O local, um dos mais belos pontos turísticos de Lages, também foi ponto de encontro para a promoção da conscientização e orientações sobre assuntos acerca da preservação do meio ambiente. Neste dia 10 de outubro foi realizado o evento “Lixo Zero”, com diversas atividades voltadas ao tema.
O evento foi promovido pela prefeitura, através da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente e o CAV/Udesc, em parceria com diversas instituições, como o Sesc, Ambev, Ecoverde, Uniplac, Eco Centro Sul, Cooperlages, Secretaria de Agricultura, escolas e voluntários.
Destacaram-se apresentações de projetos com objetivo de conscientizar a população a dar melhor destinação aos resíduos produzidos, tanto sólidos quanto orgânicos, e também teve coleta de eletroeletrônicos, materiais recicláveis, óleo de cozinha, tampinhas, doação de mudas de hortaliças e feira de adoção de cães castrados, exposição de ações do Mesa Brasil e do projeto de artesanato Tramatusa.
A ação, que foi adiada devido ao mau tempo, encerra a Semana do Lixo Zero, que ocorreu do dia 24 a 31 de outubro, com diversas atividades paralelas, como palestras, oficinas, entrega de materiais e orientações envolvendo a comunidade, instituições e escolas.
A iniciativa ocorreu em diversas cidades do Brasil e até mesmo no exterior, e teve como objetivo mobilizar organizações e realizar eventos para sensibilizar a sociedade sobre seu poder em busca de soluções para atingir a meta do lixo zero. “A Semana do Lixo Zero, instituída na última semana de outubro, tem o propósito de proporcionar ambientes de discussão e conscientização sobre a temática dos resíduos sólidos, fomentando a economia solidária e a inclusão social, propondo soluções para a redução, reutilização, reciclagem, compostagem e incentivo ao consumo consciente, através de ações educativas”, diz a diretora de Meio Ambiente, da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Silvia Oliveira.
Diga não ao desperdício de alimentos
Os alimentos que iriam para o lixo, matam a fome de milhares de pessoas carentes. Este é o propósito do Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc). Segundo a coordenadora do programa em Lages, Rúbia Fernandes Sombrio, aproximadamente 15 toneladas de alimentos em bom estado de conservação, mas que iriam parar no lixo em supermercados da cidade é recolhido mensalmente. Estes são distribuídos entre famílias carentes cadastradas por instituições sociais.
Um dos núcleos, do bairro Dom Daniel, esteve presente no Tanque, neste sábado, expondo seus produtos, com artesanatos feitos através de materiais recicláveis e demonstrações de como reaproveitar alimentos e evitar o desperdício. Muitas pessoas provaram a aprovaram o bolinho integral e a geleia, feitos com cascas de maçãs.
Toda semana, as mulheres do bairro reúnem-se para aprender novas receitas e técnicas de artesanato, contribuindo para o orçamento familiar. “É uma oportunidade para nós, e realmente fez a diferença. Temos relatos de mulheres que viviam somente com o dinheiro do aposento e não conseguiam se manter, pois o preço dos remédios é muito alto. Depois que começaram a participar do grupo têm uma renda extra pra ajudar em casa, além da troca de experiências, que é muito bom também”, diz a artesã do grupo Pedra Ferro, Ângela Stefen.
Lixo Orgânico Zero através da compostagem
O que muitas pessoas não sabem, é que todo e qualquer lixo orgânico produzido nas residências, condomínios e restaurantes podem simplesmente desparecer, sem causar transtornos, como mau cheiro, e ainda ser transformado em adubo para o plantio de hortaliças. Este é o método da compostagem, orientado pelo projeto Lixo Orgânico Zero. “Lages é referência com uma tecnologia nova de compostagem, extremamente simples e capaz de atender todas as pessoas, até mesmo aquelas que nunca utilizaram desta técnica. Nosso objetivo é que todo lixo orgânico vire compostagem, e nunca mais seja deixado na calçada para ser recolhido pelos caminhões e levado até o aterro”, afirma um dos coordenadores do projeto, Germano Guittler.
Este trabalho também tem um foco muito importante nas escolas, onde os alunos aprendem a fazer a compostagem, com a confecção das hortas escolares, e depois disseminem a ideia em suas famílias e comunidades. Atualmente cerca de 40 escolas, municipais e estaduais, receberam o projeto, mas a meta é em breve ultrapassar o marco de cem unidades escolares.
Um estudo apontou que hoje apenas 15% da população faz algum tipo de jardinagem ou horta em suas residências. O projeto surgiu com o propósito de dar uma solução para o lixo orgânico gerado pelo restante da população, que não teria onde utilizar o próprio resíduo. “O lixo produzido é um problema ambiental, muito sério e caro para a sociedade. Somente em Lages o poder público gasta cerca de nove milhões de reais por ano com a destinação de todo tipo de resíduo. Então, se conseguirmos retirar o lixo orgânico desta conta, os resíduos sólidos podem ser reciclados. Os resultados são em longo prazo, mas estamos trabalhando para isso”, afirma Germano.

sábado, 10 de novembro de 2018

PSL de nanico a gigante em Santa Catarina


Foco no crescimento marca evento do PSL/SC


Mais de 200 pessoas, entre representantes das executivas municipais do Partido Social Liberal (PSL/SC), deputados eleitos e suplentes, estiveram reunidos na sexta-feira (09), em Águas Mornas, para tratarem sobre o fortalecimento da sigla a partir de 2019.

Na oportunidade, abrindo o evento com maestria, o Secretário Geral do PSL/SC, Diego Goulart, agradeceu a presença de todos e apresentou em vídeo, uma breve história da sigla partidária, mostrando que através de um trabalho em conjunto, o partido, de nanico chegou aos resultados de hoje.

Dando sequência, em alguns slides, foi explanada a forma como a transição de governo vem acontecendo e apresentado um panorama da situação atual do Estado. Recebido com uma forte salva de palmas, Carlos Moisés da Silva, o Governador eleito, acompanhado da vice-governadora, Daniela Reinehr, em seu discurso, destacou que a vitória é de responsabilidade e comprometimento. “Todo nosso discurso de campanha, de enxugar a máquina pública e de total transparência nas ações do Estado, serão mantidos. Estamos aqui para honrar os votos do povo catarinense e fazer um governo melhor para todos”, destaca.

Lucas Esmeraldino, Presidente do PSL/SC, considerado uma das maiores forças políticas da última eleição, aproveitou a oportunidade para destacar a força e união da família PSL. “Desde a formação das executivas seguimos de maneira íntegra, com valores morais e éticos e aqui está o resultado: quatro deputados federais, seis deputados estaduais e um governador eleito. De um partido desacreditado, nos tornamos exemplo para muitas outras siglas. Vamos seguir firmes, com foco no crescimento do partido em 2019, tendo como meta 295 Municípios com executivas formadas”, enfatiza.

O evento foi encerrado ao som do Hino Nacional Brasileiro.

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Deputada Carmen defende investimentos na Serra



Em reunião com Secretário de Turismo, Carmen Zanotto defende mais investimento na Serra


O desenvolvimento do turismo da Serra Catarinense está entre as pautas defendidas pela deputada federal, Carmen Zanotto (PPS). Além de destinar recursos de emenda para o setor, a parlamentar tem se dedicado a melhorar a infraestrutura dos pontos turísticos da região Serrana. Entre eles, a revitalização do acesso ao Morro da Igreja em Urubici, cuja obra está sendo realizada pelo 1º Batalhão Ferroviário de Lages.
Nesta segunda-feira (05), a parlamentar reuniu-se com o Secretário  de Estado de Turismo, Tufi Michreff Neto para tratar do projeto Rotas Cênicas Catarinenses e a realização de Seminário com a presença do Ministro do Turismo Vinícius Lummertz.
O projeto Rotas Cênicas Catarinenses visa destacar a riqueza natural, histórica e cultural dos ambientes. É considerada Rota Cênica uma estrada que possua qualidades paisagísticas, naturais, culturais e geológicas, com edificações e outras ações humanas que se encontram propícias para receber intervenções que visam proteger e valorizar tais características e com isto, fomentar o desenvolvimento econômico através do turismo e da recreação.
Entre as cidades contempladas com o projeto, está Bom Jardim da Serra. A intenção é melhorar a estrutura do Mirante da Serra do Rio do Rastro e também instalar pontos de parada durante na rodovia.
“Santa Catarina está no destino turismo de muitos brasileiros e estrangeiros, mas precisamos desenvolver o potencial turísticos da Serra Catarinense. Os visitantes são atraídos pelas belezas naturais da nossa região, mas é necessário que haja uma infraestrutura adequada e segura para recebê-los. Somente com investimentos o turismo irá contribuir com o desenvolvimento econômico e sustentável da Serra Catarinense”, destaca Carmen.
O Secretário Tufi afirmou que está acompanhando os tramites legais e se comprometeu em dar andamento os processos para a execução do projeto, como a construção da plataforma de vidro que ficará localizada no Mirante.
Também participaram da reunião, a Secretária de Turismo de Bom Jardim da Serra, Maria Lúcia Vieira e a assessora de turismo da Amures, Ana Viera.

Motores vão roncar forte neste domingo nas Pedras Brancas


Prepare-se!
Motores vão roncar forte neste domingo nas Pedras Brancas
3ª Arrancada na Terra - Carros e Motos deve ter cerca de 70 veículos
Os admiradores e fascinados por barulho de motor, velocidade, customização e espírito de competição não podem perder a 3ª Arrancada na Terra - Carros e Motos. No domingo (11 de novembro), a partir das 9h até as 19h. Neste dia, em torno de 40 pilotos de carros e mais de 30 motos estarão na Pista Pé no Fundo Mingotinho, na localidade Pedras Brancas, à margem da SC-114, Km 10, para arrancar gritos, assobios e aplausos da plateia. Pilotos de Florianópolis, Blumenau, Otacílio Costa, Correia Pinto, Balneário Rincão e Araranguá mostrarão suas performances neste final de semana. O prefeito Antonio Ceron deverá abrir o evento oficialmente às 15h. A prefeitura de Lages apoia o evento.
A prova terá cronometragem de fotocélula e as disputas terão sete categorias: 9 segundos, 10 segundos, 11 segundo, 12 segundos, 13 segundos, Rei das Pistas e Motos (de 150 até 300 cilindradas). Os pilotos irão percorrer uma pista de terra de 201 metros de distância.
Os três primeiros colocados de cada categoria ganharão troféus. Como novidades haverá a exibição de arrancada do campeão catarinense Charles Silva, e a exibição de um caminhão protótipo do piloto Monteiro, de Florianópolis, integrando as modalidades através da Associação Serrana de Automotores (ASA), instituição que desenvolveu um carro-pipa próprio para proporcionar autonomia e melhorias na manutenção da pista.
A prova conta com a supervisão da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (Fauesc), e tem como organizador do evento Alexandre Rizzon (Xande), que poderá prestar informações sobre inscrições: 99821-3370.
O evento tem apoio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Diretoria de Turismo) e de Agricultura e Pesca. “Eventos neste segmento promovem o desenvolvimento do turismo de eventos na região. Temos informação de que pousadas já estão lotadas na região de Pedras Brancas e Painel em função da Arrancada”, observa o executivo de Turismo, Luís Carlos Pinheiro Filho. A edição mais recente do Arrancadão de Carros aconteceu em setembro.
A Arrancada na Terra tem apoio da Prefeitura de Lages, Fauesc, Planalto Seguros, Garage Suspensões, Porka Autopeças, Café Guidalli, Jornal O Momento, Pousada Refúgio do Lago, Associação Serrana de Automotores (ASA), B4, Kaká Automóveis, Zanoello Troféus e Best Car Manutenção Veicular.
Tudo isto servirá como uma prévia do que será a grande final da Arrancada Truck de Caminhões, a ser realizada dias 8 e 9 de dezembro na Pista das Pedras Brancas. Em 2019, o evento se transformará em uma copa regional, envolvendo os municípios de Otacílio Costa, Lages, Anita Garibaldi e Fraiburgo. A Copa Lages de Automobilismo será em 10 de março de 2019 em Pedras Brancas.
Ingressos
A entrada custará R$ 10, mesmo valor do estacionamento. As pessoas que possuírem o adesivo do evento no carro não pagam para entrar ao evento. A entrada é franca para crianças até 12 anos e é proibida a entrada com bebidas alcoólicas.

Semana de Segurança alerta para os perigos da rede elétrica


Semana de Segurança alerta para os perigos da rede elétrica

Celesc atua para conscientizar população sobre o cuidado com atividades rotineiras que podem resultar em acidentes   

Quem nunca viu brincadeira de empinar pipa, não conhece alguém que já trocou um chuveiro, instalou antena de TV ou mesmo trocou uma lâmpada por conta própria? Observando um pouco mais, quem nunca percebeu, nas cidades, construções muito próximas à rede elétrica e, no campo, máquinas agrícolas que podem encostar nos fios?

Em meio às funções do dia a dia, muitas pessoas não percebem o quanto se arriscam em atividades rotineiras, que envolvem a possibilidade de choque elétrico e que podem, em diversos casos, ser fatais.

Para alertar a população sobre esse perigo quase invisível, a Celesc, em parceria com a  Associação Brasileira de Energia Elétrica (Abradee), promove a XII Semana Nacional de Segurança com Energia elétrica, de 5 a 11 de novembro, reforçando ações de educação e conscientização promovidas pelas 16 agências regionais no estado.

Com o título “É aí que Mora o Perigo”, a campanha destaca cinco principais situações em que ocorrem acidentes elétricos: construção e manutenção predial; ligação clandestina de energia; brincadeira com pipa; instalação de antena de TV; além de poda de vegetação. Um levantamento da Abradee mostra que, desde o início das campanhas, em 2006, houve queda anual de 16% no número de acidentes com a rede elétrica e uma redução de 14% nas mortes em função dessas ocorrências.

“Mesmo com a diminuição de casos e da eficácia das campanhas, ainda registramos 838 acidentes por ano no Brasil, o que justifica o esforço de todas as distribuidoras de energia na orientação correta da população”, afirma o presidente da Celesc, Cleverson Siewert. Em Santa Catarina, a Empresa registrou cinco casos com mortes decorrentes do contato com a rede elétrica, neste ano de 2018 e outros 10 em 2017.

Durante todo o ano, a Celesc realiza ações de conscientização com estudantes do ensino fundamental de escolas públicas por meio de palestras, além de trabalhar o tema em eventos e iniciativas de comunicação da Empresa. Durante a Semana de Segurança, as iniciativas são ampliadas com ações específicas em cada uma das 16 regionais da Empresa, entre elas, a divulgação do material educativo para os consumidores, nas respectivas lojas de atendimento, onde também os atendentes vestem as camisetas da campanha, reforçando ainda mais a importância da Semana de Segurança.

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...