segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Em reunião com a Imprensa prefeito Ceron anuncia novidades em Lages



Prefeito anuncia novidades sobre a empresa Berneck, mudanças no trânsito, contratação de professores, saúde e Natal Felicidade
Novidades na área da Educação, Saúde e o Natal Felicidade estiveram na pauta
Assuntos relevantes sobre obras, projetos e ações realizadas pela administração municipal foram repassadas aos profissionais da imprensa na manhã desta segunda-feira (5 de novembro). A tradicional coletiva contou com a presença do prefeito Antonio Ceron, o vice Juliano Polese e parte do colegiado.
A novidade do que tange a implantação da Berneck em Lages está na entrega do documento de posse do terreno por parte da empresa, que será realizada durante encontro na Associação Empresarial de Lages (Acil), no final da tarde desta segunda. “Assim que tomarem posse oficialmente, será realizada a retirada dos pinus, limpeza do terreno e iniciar a terraplanagem, pois a medição já foi feita”, informa o prefeito.
Na área da segurança pública, um convênio entre a Diretoria de Trânsito (Diretran) e a Polícia Militar possibilitou que entrassem em funcionamento, em tempo real, 84 câmeras de monitoramento que estão espalhadas pela cidade, principalmente na região central. Depois de um estudo técnico, que identificou as regiões que mais tinham esta necessidade, o controle é feito na sede do antigo Samu, na rua São Joaquim. “Lages já é considerado uma das cidades referências nesta questão, com um grande número de câmeras em funcionamento, dando cobertura a boa parte da cidade. Estamos entre os três melhores de Santa Catarina”, comemora Ceron.
Binário nas ruas Frei Gabriel, Anastácio da Silva Mota e Otacílio Vieira da Costa
Ainda tratando sobre trânsito, a alteração do binário nas ruas Frei Gabriel, Anastácio da Silva Mota e a Otacílio Vieira da Costa, foi prorrogado para iniciar a partir do dia 2 de janeiro, a pedido dos moradores e comerciantes. Pela Frei Gabriel, o trânsito fluirá no sentido Centro-Bairro, nas duas pistas, ou seja, por esta rua os veículos irão descer. Já pelas ruas Anastácio da Silva Mota e Caetano Vieira da Costa o fluxo de trânsito será no sentido Bairro-Centro.
Mais professores foram chamados
Boas novas na área da Educação. Foram chamados mais 33 professores para atuarem tanto do ensino fundamental, quanto na educação infantil. Esta foi a última chamada pelo concurso público municipal, realizado em 2016, completando o quadro de vagas que estavam disponíveis nas unidades escolares. As cartas de convocação foram entregues na quinta-feira (1° de novembro), e os professores devem providenciar a documentação para assumirem efetivamente suas vagas.
Quanto à equalização das listas de espera nos Centros de Educação Infantil Municipais (Ceims), um acordo entre a Secretaria da Educação e o Ministério Público preconiza que não será mais permitido a continuidade na lista de pais que já foram atendidos, ou seja, aqueles que dão preferência às unidades mais próximas das suas residências. “As vagas serão ofertadas uma única vez, e os pais que não aceitarem o que estiver disponível no momento devem assinar um termo de desistência da vaga, não podem mais ficar em outra lista de espera em um Ceim diferente”, explica a secretária Ivana Michaltchuk.
Natal voltará para a praça da Catedral
A programação do Natal Felicidade já está sendo encaminhada pela Fundação Cultural de Lages (FCL) e pela Secretaria de Desenvolvimento e Turismo. Este ano o palco para as apresentações artísticas voltará a ser montado no largo da Catedral, como nos anos anteriores. “Vamos usar o material humano local, pois temos muitos talentos na Escola de Artes e outros núcleos culturais da cidade”, comenta o superintendente, Gilberto Ronconi.
Todo o material utilizado no ano passado está sendo reciclado, assim como mais recursos estão sendo aportados através da Lei Rouanet, empresas patrocinadoras e parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Cerca de R$ 50 mil já está garantido, através de convênio com a Caixa Econômica Federal.  
UPA será entregue em novembro
A secretária da Saúde, Odila Waldrich, informa que a entrega da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, localizada no bairro Universitário, está prevista para acontecer em novembro. A empresa responsável pela execução da obra, Construtora Evoluta, teve alguns problemas com fornecedores e pediu um aditivo de prazo. Mas o início do funcionamento só acontecerá em 2019, segundo Odila, pois é o prazo para conclusão da aquisição dos equipamentos. Já iniciou a licitação para a compra de aproximadamente três mil itens.
A UPA contará com atendimento básico para adultos e especializado na área da pediatria, dando suporte ao Hospital Seara do Bem. “A estrutura será do tipo 2, portanto não teremos recursos para manter uma equipe de especialistas. Casos mais graves serão atendidos prontamente pelos clínicos gerais e encaminhados conforme a especialidade para os hospitais”, diz Odila.
E após o sucesso nas ações do Outubro Rosa, chegou a vez da saúde do homem estar em evidência. O Novembro Azul também contará com ações nas Unidades Básicas de Saúde, com realização de diversos exames, inclusive em horários noturnos, mediante divulgação à comunidade. “Tivemos um saldo muito positivo durante o Outubro Rosa, e acredito que não será diferente no Novembro Azul. Nossas equipes estarão de prontidão para dar toda atenção necessária e incentivar os homens a também cuidarem da sua saúde”, finaliza a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...