Semana de Segurança alerta para os perigos da rede elétrica
Celesc
atua para conscientizar população sobre o cuidado com atividades rotineiras que
podem resultar em acidentes
Quem
nunca viu brincadeira de empinar pipa, não conhece alguém que já trocou um
chuveiro, instalou antena de TV ou mesmo trocou uma lâmpada por conta própria?
Observando um pouco mais, quem nunca percebeu, nas cidades, construções muito
próximas à rede elétrica e, no campo, máquinas agrícolas que podem encostar nos
fios?
Em meio
às funções do dia a dia, muitas pessoas não percebem o quanto se arriscam em
atividades rotineiras, que envolvem a possibilidade de choque elétrico e que
podem, em diversos casos, ser fatais.
Para
alertar a população sobre esse perigo quase invisível, a Celesc, em parceria
com a Associação Brasileira de Energia Elétrica (Abradee), promove a XII
Semana Nacional de Segurança com Energia elétrica, de 5 a 11 de novembro,
reforçando ações de educação e conscientização promovidas pelas 16 agências regionais
no estado.
Com o
título “É aí que Mora o Perigo”, a campanha destaca cinco principais situações
em que ocorrem acidentes elétricos: construção e manutenção predial; ligação
clandestina de energia; brincadeira com pipa; instalação de antena de TV; além
de poda de vegetação. Um levantamento da Abradee mostra que, desde o início das
campanhas, em 2006, houve queda anual de 16% no número de acidentes com a rede
elétrica e uma redução de 14% nas mortes em função dessas ocorrências.
“Mesmo
com a diminuição de casos e da eficácia das campanhas, ainda registramos 838
acidentes por ano no Brasil, o que justifica o esforço de todas as
distribuidoras de energia na orientação correta da população”, afirma o
presidente da Celesc, Cleverson Siewert. Em Santa Catarina, a Empresa registrou
cinco casos com mortes decorrentes do contato com a rede elétrica, neste ano de
2018 e outros 10 em 2017.
Durante
todo o ano, a Celesc realiza ações de conscientização com estudantes do ensino
fundamental de escolas públicas por meio de palestras, além de trabalhar o tema
em eventos e iniciativas de comunicação da Empresa. Durante a Semana de
Segurança, as iniciativas são ampliadas com ações específicas em cada uma das
16 regionais da Empresa, entre elas, a divulgação do material educativo para os
consumidores, nas respectivas lojas de atendimento, onde também os atendentes
vestem as camisetas da campanha, reforçando ainda mais a importância da Semana
de Segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário