Mudanças no trânsito nas ruas Frei Gabriel e Caetano
Vieira da Costa passam a vigorar no dia 5 de janeiro
Durante a primeira semana, agentes de trânsito estarão
em pontos estratégicos orientando os motoristas
O
prefeito Antonio Ceron assinou nesta sexta-feira (21 de dezembro), o decreto
que autoriza a implantação do sistema binário no trânsito que compreende as
ruas Frei Gabriel e Caetano Vieira da Costa, incluindo também as avenidas Dom
Pedro II e Anastácio da Silva Mota. As mudanças no trânsito destas vias entram
em vigor a partir do dia 5 de janeiro, devendo os motoristas estar atentos às
novas alternativas.
A
iniciativa da Secretaria de Planejamento e Obras, juntamente com a Diretoria de
Trânsito (Diretran), que agora passam a serem setores vinculados. A mudança já
havia sido divulgada em outubro e passaria a valer a partir de novembro, mas
alguns comerciantes da rua Frei Gabriel solicitaram um tempo maior para
adaptação, também devido às festas de final de ano, pedido que foi concedido.
O
objetivo é dar mais fluidez e segurança ao trânsito. “Temos estudos de empresas
especialistas em trânsito e planejamento urbano que apontam que esta é a melhor
opção, inclusive com simulações com contagem de veículos por hora em alguns
pontos mais críticos do trânsito nestas vias e estatísticas de acidentes”,
esclarece o Secretário do Planejamento, Claiton Bortoluzzi.
Durante
a primeira semana, agentes de trânsito estarão em pontos estratégicos
orientando os motoristas. A rua Coronel Córdova pode ser também uma alternativa
de escoamento e circulação sentido bairro/Centro ou vice-versa. A pavimentação
desta via facilitará o uso dela por mais veículos no seu trajeto no dia a dia.
Como funcionará o binário
Pela
Frei Gabriel, o trânsito fluirá no sentido Centro-Bairro, nas duas pistas, ou
seja, por esta rua os veículos irão descer. Pela avenida Anastácio da Silva
Mota e a rua Caetano Vieira da Costa o fluxo de trânsito será no sentido
Bairro-Centro.
Para
essas mudanças uma série de adequações nas vias foram implantadas, como por
exemplo: abertura do canteiro central da avenida Dom Pedro II para permitir o
acesso à Anastácio da Silva Mota; instalação de semáforo no cruzamento da rua
Caetano Vieira da Costa com a avenida Lauro Müller; adequações de espaços nos
acostamentos; mudanças no ponto de cruzamento das ruas Frei Gabriel/Frei
Justino/Honorato Ramos.
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