Técnicos e empresários discutem sobre mudanças no
trânsito
A conversa girou em torno do sistema de sincronização
dos semáforos (sinaleiras), sinalização, estacionamento rotativo, lombadas
eletrônicas e alterações programadas em algumas vias urbanas, entre elas
implantação de binário
Técnicos
da Secretaria de Planejamento e Obras e da Diretran, além de profissionais
especializados contratados pela Prefeitura, reuniram-se com a diretoria da
Associação Empresarial de Lages (ACIL) para discussão sobre mudanças já
planejadas no sistema de trânsito, bem como para explanação técnica sobre do
projeto do binário a ser implantado em janeiro de 2019, englobando as ruas Frei
Gabriel-Caetano Vieira da Costa, e as avenidas Dom Pedro II e Anastácia da
Silva Mota.
“Os
empresários, no geral, apoiam nossos projetos, entendendo que as mudanças e
melhorias planejadas para execução em curto prazo são necessárias e, no seu
conjunto, resultarão em benefícios a toda a população lageana. No geral,
discutimos sobre o sistema de sincronização dos semáforos (sinaleiras),
sinalização, estacionamento rotativo, lombadas eletrônicas e alterações
programadas em algumas vias urbanas”, fala o secretário de Planejamento e
Obras, Claiton Bortoluzzi.
Especificamente
sobre a implantação do binário que compreende as ruas Frei Gabriel e Caetano
Vieira da Costa, além das avenidas Dom Pedro II e Anastácia da Silva Mota, o
secretário explica: “O binário deveria ter entrado em funcionamento a partir de
10 de novembro deste ano, porém atendendo pedido de lojistas e empresários
estabelecidos nas vias urbanas impactadas pelas mudanças no trânsito, adiamos
para o mês de janeiro. Eles argumentaram que mudanças ocorridas agora, no final
do ano, atrapalharia o movimento do comércio”, disse Bortoluzzi.
Como funcionará o binário
Pela
Frei Gabriel, o trânsito fluirá no sentido Centro-Bairro, nas duas pistas, ou
seja, por esta rua os veículos irão descer. Pela avenida Anastácio da Silva
Mota e a rua Caetano Vieira da Costa o fluxo de trânsito será no sentido
Bairro-Centro.
Para
essas mudanças uma série de adequações nas vias serão implantadas, como por
exemplo: abertura do canteiro central da avenida Dom Pedro II para permitir o
acesso à Anastácio da Silva Mota; instalação de semáforo no cruzamento da rua
Caetano Vieira da Costa com a avenida Lauro Müller; adequações de espaços nos
acostamentos; mudanças no ponto de cruzamento das ruas Frei Gabriel/Frei
Justino/Honorato Ramos.
“Inicialmente,
essas serão as mudanças principais. Após determinado tempo do efetivo
funcionamento deste binário, serão feitas novas mudanças e adequações
adicionais necessárias ao bom funcionamento do sistema de trânsito”, anuncia
Claiton Bortoluzzi.
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