O Sul do
Brasil é a região onde as mulheres estão mais atuantes. Aqui, 57% dos novos
negócios foram abertos por elas. O índice foi o melhor do País (Norte – 57%;
Centro-Oeste – 56%; Sudeste e Nordeste – 51%). No entanto, 66% dos negócios
iniciados por mulheres são por oportunidade, o que demonstra o empreendedorismo
delas. Estes dados são referentes a empreendimentos com até três anos e meio.
Nas empresas com mais de três anos e meio, as mulheres também participam
fortemente e estão na gestão de 42% delas. Nesse sentido, o Sul e Sudeste são
as regiões brasileiras com menor representatividade, porém bastante expressiva:
41% dos empresários consolidados no mercado são mulheres (Nordeste – 43%;
Centro-Oeste e Norte – 44%).
Uma
percepção da diretoria do Sebrae é que a mulher tem uma melhor organização e
busca constantemente aprendizado para se capacitar. “Ter conhecimento é uma
preocupação das mulheres. As empresárias têm o foco no desenvolvimento do seu
negócio e buscam atender as necessidades da empresa para obter um excelente
resultado. Isso aumentou o nível de participação delas no mercado, seja como
empreendedora ou intraempreendedora”, avalia Parmeggiani.
PESQUISA GEM
A pesquisa GEM, uma iniciativa da London Business School e
Babson College, é feita em 68 países. No Brasil, ela é patrocinada pelo Sebrae
e realizada pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), em
parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foram entrevistadas 10 mil pessoas
de 18 a 64 anos, de todas as regiões, e 85 especialistas em empreendedorismo. Entre os ouvidos pela GEM estão desde pessoas que estão se preparando para iniciar um empreendimento até as que já estão estabelecidas no mercado
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