terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Salário e distribuição de renda


O relatório que o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) divulgou no último dia 29, traz revelações inquietantes a respeito da distribuição de renda, mostrando com números insuspeitos, que o mundo nunca esteve tão rico, mas que a riqueza nunca esteve tão mal distribuída como hoje.

No seu recente livro “O Futuro”, Al Gore mostra como se processam os fluxos financeiros na rede mundial que ele chama de Terra S/A. A velocidade eletrônica com que o dinheiro viaja pelos cinco continentes criou um cenário de aceleração dessa concentração.

Segundo aquele ex-vice presidente da República dos Estados Unidos, no seu país, a concentração de renda chegou a tal extremo que umas 400 famílias açambarcam um patrimônio equivalente à soma de outros cento e 30a milhões de norte-americanos.

O relatório do PNUD, que tem o título “Humanidade Dividida; confrontando a desigualdade nos países em desenvolvimento”, faz revelações estarrecedoras. Cerca de 1% da população mundial, apenas, concentra em suas mãos 40% da riqueza. Por outro lado, 50% dessa mesma população reúne apenas 1% da riqueza gerada no planeta.

A distribuição da riqueza mundial sempre foi muito injusta, mas essa injustiça cresceu sobremaneira depois da Segunda Guerra Mundial, justamente o período de maior crescimento econômico em toda a história da humanidade. O bolo da riqueza inflou acelerada e espantosamente, mas só sobraram nacos para a população mais pobre, concentrada na África, na Ásia e na América Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...