quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Obra do cabeamento subterrâneo no Centro deve iniciar dia 26

Um grupo de empresários de comércios instalados no Centro de Lages se reuniu na Secretaria de Planejamento na tarde desta terça-feira (13) para discutir, com as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), a instalação do cabeamento subterrâneo de energia ao longo de sete ruas da área central: Correia Pinto, Emiliano Ramos, Quintino Bocaiúva, Frei Rogério, Marechal Deodoro, Presidente Nereu Ramos e Coronel Córdova. A obra deverá ser iniciada no dia 26 deste mês e ser concluída em um ano.
 
Do encontro participaram, ainda, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); empresa que projetou a praça de acordo com as reivindicações do Município, a espanhola IDP - Engenharia, Meio Ambiente e Arquitetura; e a executora da obra, que venceu a licitação para a implantação da rede de energia, Quantum Engenharia.
 
Os investimentos na ordem de R$ 5,9 milhões, originados de compensação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), foram destinados pelo governo do Estado. O montante servirá, também, para a revitalização das praças Vidal Ramos Sênior, João Ribeiro, João Costa e Túlio Fiúza de Carvalho, direcionadas para pontos comerciais, de prestação de serviços e lazer.
 
O executivo do Planejamento, Rafael Carneiro, explica que a reunião, além de apresentar o projeto das praças aos empresários, teve o objetivo de discutir a integração do cabeamento energético e de telecomunicações, que deve acontecer de forma simultânea. “Município, empresas e as compartilhadoras, as operadoras Embratel, Oi, Transcabo, TPA e GVT, estão engajadas para oferecer um serviço de qualidade. O cabeamento alavancou as revitalizações das praças”, frisa. Para as revitalizações ainda não houve licitação, pois o projeto está em análise.
 
Elizeu conhece pré-projeto executivo
Após a reunião na Secretaria de Planejamento, os representantes da espanhola IDP e o secretário Jorge Raineski fizeram uma visita ao gabinete do prefeito Elizeu Mattos para quem apresentaram duas opções de pré-projetos executivos para a revitalização do Centro. “Sem dúvida este projeto vai mudar o conceito do Centro da nossa cidade, tornando a região mais humana e privilegiando as pessoas”, comentou Elizeu.
 
Ele ressaltou a importância da Secretaria de Planejamento estar ordenando o processo para a revitalização. “Não basta apenas enterrar os cabos da rede elétrica, tem que se pensar em uma série de outras ações, como a rede de esgoto, as compartilhadas, a iluminação pública, entre outras e nisso o Planejamento está trabalhando no caminho certo”, comentou. Elizeu espera dentro de 60 dias receber o projeto executivo concluído.
 
Centro de Lages será humanizado
“Estamos apresentando os primeiros estudos de revitalização e hoje ouvimos a opinião dos lojistas para que o projeto seja adequado de maneira que a população seja beneficiada, pois a ideia é que haja trânsito de pessoas nas praças, que se evite o tráfego de veículos, que tenhamos um Centro mais humanizado, com mais ar puro, mais leve”, disse o secretário de Planejamento, Jorge Raineski, destacando a melhoria sanitária, da mobilidade e acessibilidade, com racionalização de espaços, incluindo playground, áreas reservadas para apresentações culturais, shows e exposições, e em um espaço com painéis translúcidos, estará instalado um posto da Polícia Militar e banheiros públicos. “Haverá, além disso, acesso ao mundo digital, através de ciberespaços”, acrescenta.
Ele diz que o Centro se densificou. “Precisamos incentivar a instalação de estacionamentos particulares, com benefícios fiscais, e a utilização das instalações do antigo colégio Aristiliano Ramos, com destinação proveitosa para a praça, culturalmente. Tudo deve ser pensado em conjunto. Lages conta com 90 mil veículos para uma população de pouco mais de 150 mil habitantes. A cidade tem um incremento de cinco mil veículos ao ano. Nesse ritmo, chegaremos à média de um automóvel por habitante. Temos de desafogar o Centro e proporcionar mais bem-estar a quem visita o local, sejam lageanos, moradores de cidades vizinhas ou turistas”, diz Raineski.
 
O diretor de projetos da IDP, Carlos Vicente Pascual Galán, teve acesso a fotos antigas de Lages (registros de 1913, 1940, 1960) e observou que nessas épocas o espaço central da cidade estava melhor aproveitado. Atualmente a expansão dos espaços não acompanha o inchaço populacional e o alto fluxo de veículos, sendo os estacionamentos a céu aberto, um dos motivos das dores de cabeça de quem frequenta o Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...