sexta-feira, 10 de agosto de 2018

250 anos da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres é reverenciado pela Câmara de Lages


250 anos da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres é reverenciado pela Câmara de Lages


Em 2018, a Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres comemora 250 anos de instalação e para comemorar a data a Câmara de Vereadores concedeu à paróquia, na noite de quarta-feira, 8 de agosto, uma placa comemorativa. O pároco Valdir Clemente Goedert recebeu a honraria, que foi aprovada através do projeto de decreto legislativo 003/2018. O bispo diocesano Dom Guilherme Antônio Werlang, padres de diversas paróquias, fiéis e a comunidade em geral acompanharam a solenidade.
 

O Jubileu dos 250 anos da Paróquia Catedral começou a ser comemorado no dia 15 de agosto de 2017. A programação com o tema “250 anos de Evangelização: Com Maria, formando discípulos missionários (Mt, 28, 16-20)” se estende até a mesma data deste ano, quando se comemora o dia de Nossa Senhora dos Prazeres, Padroeira de Lages e feriado municipal na cidade. “Jubileu é tempo de celebrar, tempo de festa na alegria do Senhor”, destacou o padre Valdir Goedert, que completou: “O importante quando se focaliza a celebração do Jubileu é que, junto com todo o contexto histórico da época, veio o evangelho e a devoção a Nossa Senhora dos Prazeres”, refletiu.

O pároco também contou que a paróquia está realizando um resgate destes anos de história. A intenção é reunir fotos, objetos e peças que ajudem a relembrar os primeiros anos da Catedral, bem como das comunidades que fazem parte da paróquia, como as comunidades São Vicente, Santa Cruz, São Cristóvão e Nossa Senhora de Fátima. O material será exposto ao público na sala anexa à igreja.

Proponente da homenagem, o vereador Amarildo Farias (PT) ressaltou que nos arquivos da Paróquia da Catedral existe uma riquíssima história da região serrana e do estado, a qual precisa ser preservada. “Apelamos às autoridades, tanto religiosas como políticas, para que encontrem formas de preservar este verdadeiro patrimônio histórico/cultural do povo serrano, que merece ser estudado e divulgado para ser mais conhecido”, disse o vereador.

Ele também salientou que o reconhecimento da Câmara Municipal à paróquia reverencia o trabalho de milhares de leigos, centenas de religiosos e religiosas, de inúmeros sacerdotes e dos bispos que ajudaram a construir a história de evangelização de Lages.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...