segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Casos de negligência e violência podem ser registrados na Secretaria de Assistência Social e Habitação


Casos de negligência e violência podem ser registrados na Secretaria de Assistência Social e Habitação


Situações relacionadas aos idosos são constantes na cidade

Dos 295 municípios de Santa Catarina, Lages é o único que possui o Setor de Notificações e Encaminhamentos Socioassistencias. Pertencente à Secretaria de Assistência Social e Habitação, e vinculado à Vigilância Socioassistencial, o Setor é responsável por receber e realizar triagem e monitoramento de documentos oriundos de órgãos e serviços públicos, como por exemplo, do Poder Judiciário, Ministério Público, Conselho Tutelar e Disque 100, atender demandas espontâneas, efetuar o contato telefônico e visitas domiciliares.
Criado em 2015 com o propósito de ocasionar celeridade aos atendimentos e evitar o retrabalho das equipes e revitimização das pessoas, desde que o setor entrou em vigor as principais notificações registradas são de negligência e/ou violência (doméstica e/ou psicológica) contra o idoso, criança, adolescente e mulher, o uso de substâncias psicoativas (álcool e demais drogas), suspeitas de abandono de vulneráveis, abuso sexual ou até mesmo, cárcere privado.
De acordo com Elisângela Martinelli, assistente social da Secretaria de Assistência Social e Habitação, em janeiro deste ano o Setor de Notificações e Encaminhamentos Socioassistencias registrou 122 atendimentos: 44 encaminhamentos do Poder Judiciário, 20 da rede socioassistencial (Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, unidades de ensino públicas e privadas, Secretaria da Saúde, entre outros), 13 do Ministério Público, 12 do Conselho Tutelar, 24 denúncias de demandas espontâneas e 9 do Disque 100. “Dos 122 atendimentos, 40 eram novos casos. Destes, 21 envolviam negligência e/ou violência contra a pessoa idosa; Seis há mais do que o mesmo período de 2018. Os principais agressores eram familiares, residem na própria casa do idoso e já apresentavam dificuldades no convívio familiar. É importante explicar que todas as denúncias são verificadas, mas nem todas são condizentes”, esclarece Elisângela.
Lidiane Zanotto, psicóloga da Secretaria, destaca que qualquer pessoa que presencie situações de violação de direitos pode informar de forma anônima o Setor de Notificações e Encaminhamentos Socioassistencias por meio do telefone (49) 3221-2177 ou pessoalmente na Secretaria, localizada ao lado da Praça João Ribeiro, nº 37, no Centro de Lages. “São informações relevantes no ato da notificação: nome da vítima e/ou familiares envolvidos, endereço e breve descrição dos fatos. Se a família possuir cadastro junto à Secretaria, conforme o caso é feito o encaminhamento para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) ou para os Serviços de Acolhimento do município. Do contrário, a equipe do Setor, composta por assistente social e psicólogo, realizao primeiro atendimento, o qual pode ser através de visita domiciliar ou atendimento psicossocial”, assegura Elisângela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...