Terceirizadas no canteiro de obras da Berneck usufruem dos serviços da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e se surpreendem com as facilidades da Prefeitura em ajudar nas contratações
“O município de Lages e a Serra inteira se sente orgulhosa. A movimentação de máquinas e caminhões é intensa e é uma prévia dos benefícios que a empresa trará. O mundo inteiro está chocado com as reviravoltas que o Coronavírus provocou na vida de cada um de nós, mas notícias de prosperidade, como as da Berneck, nos enchem de esperança.” – prefeito Antonio Ceron
Em tempos de apreensão nos âmbitos de saúde e economia diante da pandemia do novo Coronavírus, o gerador da Covid-19, empresas se esforçam para suavizar as consequências na cadeia de produção, faturamento, despesas e empregabilidade. Em Lages, as obras de construção da unidade fabril da Berneck S.A. Painéis e Serrados permanecem em normalidade e avanços são visualizados constantemente da vista da rodovia BR-116. Em supervisão às obras da Berneck na tarde desta quarta-feira (6 de maio), o prefeito Antonio Ceron conferiu de perto o empreendimento em edificação à margem da BR-116, próximo ao limite entre Lages e Capão Alto. “O município de Lages e a Serra inteira se sente orgulhosa. A movimentação de máquinas e caminhões é intensa e é uma prévia dos benefícios que a empresa trará. O mundo inteiro está chocado com as reviravoltas que o Coronavírus provocou na vida de cada um de nós, mas notícias de prosperidade, como as da Berneck, nos enchem de esperança”, acredita o prefeito Antonio Ceron.
O andamento atual das obras da Berneck permanece em execução pela empresa Dalba Engenharia, sendo que 70% da terraplanagem estão prontos, 40% da drenagem pluvial concluídos e pavimentação asfáltica iniciada, na parte de sub-base, bases dos acessos e estacionamento. Informações do gestor de contrato da Dalba, engenheiro civil, Michel Metz.
Na terça-feira (5 de maio), à tarde, foi realizada uma reunião entre a prefeitura, representada pelo secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Mário Hoeller de Souza (Marião), e representantes das empreiteiras fornecedoras e prestadoras de serviço no processo de construção da fábrica, entre Dalba Engenharia (de Guarapuava, no Paraná), Construtora Viero, (Erechim, RS), GM Montagens Industriais (de Sertãozinho, SP) e Tecniwer Industrial (esta de Jaraguá do Sul, uma subcontratada da multinacional WEG, uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo), além de profissionais de Recursos Humanos (RH) da própria Berneck. O encontro serviu para apresentar a estrutura da prefeitura, mais precisamente da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, de modo a auxiliar estas empresas na contratação de mão de obra local em regime de carteira assinada e/ou de temporário, por intermédio de um dos serviços de ponta desta pasta municipal, o Banco do Emprego.
Aos empreendedores e investidores, no geral, foi colocado à disposição o atendimento da Sala do Empreendedor, portanto, a busca por restaurantes e fornecedores de alimentos e pousadas, entre outros, e reforçado o serviço do Banco do Emprego e mostradas as competências do Programa Qualifica Melhor Lages. Já houve contratações nas funções de operador de munck, pedreiro, ajudante operacional industrial, armador e motorista de caminhão, entre outras, para estas terceirizadas. “Desde o início do ano fomos bem recebidos no Banco do Emprego e nos disponibilizaram local e capital humano para entrevistas do processo de seleção. Foi algo diferente e, nos meus 20 anos de trabalho em obras em diversas cidades e Estados, esta é a primeira vez tivemos um suporte forte de uma prefeitura, demonstrando ser uma coisa bem produtiva tanto para nós, quanto parta os moradores locais. Espero que seja uma parceria permanente”, comemora o assistente administrativo da Viero, Leandro Marcelo Ribeiro. A Viero mantém uma história superior a 70 anos no mercado.
O secretário Mario Hoeller de Souza, pontua que, “a receptividade das empresas foi impressionante. A Viero, empresa construtora da unidade fabril, manifestou que, em mais de 20 anos de experiência de um de seus profissionais, é a primeira vez que uma cidade onde se chega e a empresa é de pronto recebida com um apoio como este do Poder Público. A tendência de praxe é que ao se instalar em uma cidade, a empresa recorresse ao Sine na contribuição nas etapas de admissão de mão de obra”. Acrescenta, ainda: “Lages se mostra completamente diferente, a prefeitura disponibiliza estrutura completa desde o processo de captação de currículos em cadastro digital, passando pela pré-seleção, acionamento, cessão de salas para entrevistas coletivas e individuais, e capacitação teórica e prática, pois estão incluídas opções de qualificação e treinamento gratuito ao cidadão que almeja uma oportunidade. Este é o Qualifica. É um ciclo positivo. A GM, de Sertãozinho, São Paulo, especializada na montagem industrial de caldeiras, está contratando profissionais 100% através do Banco do Emprego, e é uma das mais parceiras, assim como ocorreu com a Viero, que nos mobilizou para tal finalidade. E na ocasionalidade de não encontrarmos candidatos no perfil exigido de imediato, fomos atrás de corresponder à expectativas. Nossa equipe está preparada e ativa, pois compreende bem o divisor de águas que a Berneck será em nossa região serrana: Emprego, renda, chance profissional, movimentação econômica, desenvolvimento, e o nome de Lages em outros patamares nacionais e internacionais com, materiais de qualidade.”
A Secretaria do Desenvolvimento Econômico está situada na rua Sebastião Furtado, nº: 81, esquina com a rua Benjamin Constant, Centro, próxima à Policlínica Municipal. O público é recebido de segunda a sexta-feira, com portas abertas das 13h às 19h. Para ser atendido em um dos guichês, em sistema de senhas, basta o cidadão comparecer com carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho. Contatos: 3224-0600/3224/0700.
Nenhum comentário:
Postar um comentário