sábado, 31 de outubro de 2020
Caminhão tomba na Serra do Panelão em Urubici.
Turquia busca por cerca de 180 pessoas soterradas após terremoto.
Segundo a agência de notícias turca AA, 880 pessoas ficaram feridas, sendo 831 apenas na cidade de Izmir e região.
O ministro da saúde do país, Fahrettin Koca, informou que 243 pessoas foram levadas para hospitais, sendo que sete estão internadas em unidades de tratamento intensivo, as chamadas UTIs, três delas estão em estado crítico.
As equipes conseguiram retirar dos escombros de um prédio uma mãe e os quatro filhos, depois que a matriarca conseguiu manter contato por horas com a equipe de resgate. Ainda não há informação sobre o estado de saúde da família.
"Advertimos aos cidadãos para que não entrem nos edifícios danificados", pediu o chefe do governo municipal, em alerta para que haja ainda mais afetados pela tragédia.
R7.
Desobediência em Lages.
sexta-feira, 30 de outubro de 2020
Terremoto no Mar Egeu é sentido na Turquia e na Grécia; há mortos e mais de 600 feridos.
O forte terremoto de magnitude 7 que atingiu o Mar Egeu nesta sexta-feira (30) deixou 14 mortos na Turquia e na Grécia, informaram autoridades locais. Estima-se que mais de 600 pessoas tenham ficado feridas. Houve desabamentos e inundações, segundo agências de notícias.
Entre os mortos, estão dois adolescentes que morreram atingidos por um muro que caiu na ilha grega de Samos, com 45 mil habitantes. "Palavras são muito pobres para descrever o que se sente ao perder um filho", disse o primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis.
Ao menos 19 pessoas ficaram feridas na ilha, e as autoridades gregas pediam que as pessoas ficassem em casa por riscos de grandes ondas e inundações.
Igreja ortodoxa grega em Samos, na Grécia, parcialmente destruída após terremoto nesta sexta (30) — Foto: Samos24.gr via Reuters.Os danos foram ainda piores em Izmir, terceira maior cidade da Turquia, onde o terremoto deixou 12 mortos. Com o tremor, as pessoas correram para as ruas para fugir dos desabamentos. Uma rede de televisão turca mostrou a queda de um prédio na região central da cidade.
De acordo com o governador de Izmir, Yavuz Selim Kosger, mais de dez prédios desabaram na região. Ao menos 70 pessoas já foram resgatadas dos escombros.
Nas redes sociais, perfis publicaram vídeos que mostram quedas de edifícios em Izmir. Nuvens de poeira e detritos se formaram em algumas partes da cidade. O tremor também foi sentido em Istambul, a maior cidade da Turquia, mas não houve relatos de danos significativos.
Mesmo em tensão por disputa de águas territoriais no Mediterrâneo, autoridades da Turquia e da Grécia trocaram condolências e ofereceram ajuda mútuas. O premiê grego disse que telefonou ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.
"Quaisquer que sejam nossas diferenças, estes são tempos em que nossos povos precisam permanecer juntos" — Kyriakos Mitsotakis, premiê da Grécia.
"A Turquia também está sempre pronta para ajudar a Grécia a curar suas feridas. Esses dois vizinhos mostram que solidariedade em tempos difíceis é mais valioso do que muita coisa na vida" — Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que monitora atividade sísmica em todo o mundo, o tremor teve magnitude 7 e o epicentro estava a uma profundidade de 10 quilômetros, a 33,5 quilômetros da costa.
A informação diverge ligeiramente dos dados do órgão turco de monitoramento. Segundo as autoridades locais, o epicentro estava a cerca de 17 quilômetros da costa da Turquia, a uma profundidade de 16 quilômetros.
G1.
A dificuldade que o artista independente lageano tem de conseguir se expressar.
Os detalhes que levaram a PF a inocentar Moisés no caso dos respiradores.
Município de Lages não altera regras sobre eventos e cerimônias religiosas.
Coronavírus: Município orienta comunidade para a visitação nos Cemitérios no dia de Finados.
O Município de Lages orienta à comunidade sobre as normas preventivas de combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) durante o período de visitações nos Cemitérios Públicos e Privados de Lages, no feriado de Finados (2 de novembro).
Entre as recomendações estão: uso obrigatório de máscara; manter o distanciamento de 1,5 metro entre cada pessoa; restringir a limpeza ou pintura de túmulos, jazigos e construções equivalentes, até esta sexta-feira (30 de outubro).
Já com relação as barracas ou tendas de venda de flores e alimentos deve-se realizar o distanciamento de dois metros entre elas e que sejam demarcados o espaçamento entre as pessoas, no mínimo de 1,5 metro. As barracas ou tendas de venda devem disponibilizar álcool 70% ou preparações antissépticas de efeito similar para assepsia das mãos de seus clientes.
Deve ocorrer ainda a aferição de temperatura dos visitantes, antes de adentrar aos Cemitérios e quando for aferida acima de 37,7ºC, recomenda-se que orientem o visitante a se direcionar ao atendimento no Centro de Triagem do Município.
O tempo de permanência dos visitantes nos Cemitérios deve ser o mínimo possível, recomendando não ultrapassar 45 minutos e sempre evitando as aglomerações, se possível antecipando as visitas nos dias que antecedem o feriado.
As pessoas que estejam positivadas ou com suspeita para a Covid-19 e que estejam no período de 14 dias de isolamento, não devem sair de casa para visita aos cemitérios.
Texto: Ari Junior
Foto: Arquivo
Roubo de Veículo em Lages.
quinta-feira, 29 de outubro de 2020
A região na América do Norte do tamanho do México em que não houve caso de coronavírus.
BBC NEWS BRASIL.
Os casos de covid-19 estão aumentando em muitas partes do Canadá, mas Nunavut, um território ao norte, é o caso raro na América do Norte de um lugar que pode dizer que suas comunidades estão livres do coronavírus.
Em março, quando as fronteiras ao redor do mundo foram fechadas devido o aumento das infecções por coronavírus, as autoridades de Nunavut decidiram que não correriam riscos.
Eles impuseram alguns dos regulamentos de viagens mais rígidos do Canadá, impedindo a entrada de quase todos os não residentes.
Os residentes que voltam do sul para casa precisam primeiro passar duas semanas, às custas do governo de Nunavut, em "centros de isolamento", que são hotéis nas cidades de Winnipeg, Yellowknife, Ottawa ou Edmonton.
Guardas de segurança foram colocados em todos os hotéis e há enfermeiras que controlam a saúde de quem se isola.
Até o momento, pouco mais de 7 mil residentes de Nunavut (os nunavummiut) passaram algum tempo nesses centros como uma parada no caminho para casa.
Distâncias espantosas
Houve desafios: algumas pessoas foram flagradas violando o isolamento e precisaram permanecer por mais tempo.
Isso contribuiu para a formação de fila de espera para conseguir entrar em alguns centros. Também houve reclamações sobre a comida disponível para as pessoas confinadas.
Mas o fato é que, mesmo com as infecções por coronavírus se espalhando pelo Canadá e com o número de casos aumentando novamente, a contagem oficial de casos em Nunavut permanece zero.
A decisão "bastante drástica" de introduzir essas medidas foi tomada devido à potencial vulnerabilidade da população à covid-19 e aos desafios únicos da região ártica, explica o diretor de saúde pública de Nunavut, Michael Patterson.
Aproximadamente 36 mil pessoas vivem em Nunavut, delimitada pelo Oceano Ártico ao norte e pelos Territórios do Noroeste a oeste, em 25 comunidades espalhadas por seus dois milhões de quilômetros quadrados.
É a mesma área do México, ou o dobro da região Sudeste do Brasil.
Distâncias espantosas
As distâncias são "espantosas às vezes", diz Patterson.
O isolamento natural provavelmente é parte do motivo da falta de casos: essas comunidades só podem ser acessadas de avião durante todo o ano.
No final de setembro, houve um surto entre trabalhadores que voaram do sul para uma remota mina de ouro a 160 km do Círculo Polar Ártico. Esses casos são atualmente contados como infecções nas jurisdições de origem dos mineiros, mantendo a contagem oficial de casos de Nunavut em zero.
Esse surto "quase não tem chance" de ter se espalhado pela comunidade porque não há viagens entre a mina e qualquer uma das comunidades há meses, diz Patterson.
No entanto, embora o isolamento possa ajudar, também pode criar obstáculos.
A maioria das comunidades não tem capacidade de realizar testes de covid-19 localmente, então as amostras precisam ser enviadas de avião.
Os resultados dos testes podem levar uma semana, o que significa que "você fica realmente atrasado no tempo que leva para identificar e dar uma resposta", diz Patterson.
Esforços estão em andamento para aumentar a capacidade de teste e os tempos de resposta para obter resultados no território.
Os recursos médicos também são limitados no norte.
O Hospital Geral Qikiqtani, na capital Iqaluit, tem 35 leitos de terapia intensiva e poderia tratar cerca de 20 pacientes com covid-19, estima Patterson.
Em caso de surto, "entre as pessoas que precisam de tratamento, ou precisam de renda, muitas vão acabar tendo que ir para o sul e isso vai colocar mais um peso em nosso sistema de saúde".
Risco de infecções
Muitas comunidades inuítes, em Nunavut e em outros lugares, correm um risco muito maior.
Existem alguns fatores em jogo, incluindo condições de moradia inadequadas e inseguras e altas taxas de superlotação, uma realidade muito comum no território.
A alta prevalência de tuberculose é outra preocupação.
Os inuítes, que representam mais de 80% da população do território, são geralmente um grupo de alto risco para infecções respiratórias, incluindo tuberculose, diz o Inuit Tapiriit Kanatami, um grupo de defesa nacional inuíte.
Devido a uma experiência na família com esta doença respiratória, Ian Kanayuk viu os perigos potenciais da covid-19.
O estudante de 20 anos e sua mãe contraíram tuberculose há alguns anos. Ele passou nove meses sob medicação e sua mãe teve uma longa internação.
Ambos estão bem agora, mas "foi muito sério", diz o jovem.
Por isso, ele é favorável a medidas de distanciamento social, restrições a reuniões e regras de uso de máscaras que vêm sendo impostas em todo o território, apesar da inexistência de casos.
Patterson garante que as medidas ainda são necessárias porque "embora os centros de isolamento existam, eles não são perfeitos".
Existem também algumas exceções ao isolamento obrigatório fora do território, por exemplo, para certos trabalhadores essenciais.
No entanto, mesmo sem casos comunitários, a pandemia afetou o território de forma semelhante à forma como afetou as pessoas que vivem em todo o Canadá.
Kanayuk, como muitos estudantes universitários em outras partes do mundo, está desapontado por ter que estudar remotamente de sua casa em Iqaluit, e não em Ottawa, a capital nacional, onde ele planejava participar pessoalmente do Nunavut Sivuniksavut, um programa para jovens inuítes de todo o país.
"É de partir o coração não poder ir", diz ele. Os inuítes têm quase 300 vezes mais probabilidade de contrair tuberculose do que os canadenses não indígenas.
Há também o desafio adicional de que a baixa velocidade da internet no território afeta o aprendizado remoto.
A pandemia também colocou mais pressão em um sistema de correio que já estava pressionado, levando à frustração das longas filas para pegar entregas.
O correio de Iqaluit já era um dos mais movimentados do Canadá, com muitos residentes contando com a entrega gratuita da Amazon na cidade do Ártico.
Essa agência postal experimentou um aumento no número de pacotes durante a pandemia "além do que poderíamos ter previsto", disse em um comunicado o Canada Post, principal operador postal do país.
Desde que as medidas de restrição entraram em vigor em Nunavut em março, já houve algum relaxamento das regras.
Com algumas condições, os residentes de Nunavut agora podem viajar para os Territórios do Noroeste e retornar sem isolamento, assim como as pessoas que vão a Churchill, Manitoba, para tratamento médico.
Mas, como explica Patterson, é necessário que existam medidas para limitar o contágio quando o vírus chegar a Nunavut, pois ele não acredita que a região ficará livre da covid-19 para sempre.
"Não, não indefinidamente", diz ele. "Eu não teria apostado que ficaria assim por tanto tempo."
Algumas regiões do Canadá impuseram restrições às atividades internas
Algumas regiões do Canadá impuseram restrições às atividades internas
Getty Images
Como está o restante do Canadá?
Como um todo, o Canadá conseguiu conter o surto durante os meses de verão graças aos bloqueios impostos na primavera, até a chegada da reabertura.
Até a última semana de outubro, há mais de 10 mil mortes registradas e cerca de 222 mil casos.
Com o período mais frio do ano se aproximando, as infecções têm aumentado drasticamente em muitas partes do país, impulsionadas pelas províncias altamente populosas de Quebec e Ontário.
O número médio de pessoas internadas em hospitais a cada dia também está aumentando nos locais com mais casos, e as autoridades de saúde alertaram que, se houver um grande aumento, o sistema de saúde pode ficar sobrecarregado.
Além disso, as infecções começaram a reaparecer em lares de idosos e outros centros de cuidados.
Partes de Ontário e Quebec adotaram algumas medidas restritivas para tentar controlar as infecções, com a suspensão de eventos com refeições em ambientes fechados e fechamento de academias nos locais com mais casos, como Montreal e Toronto.
Outras partes do Canadá estão se saindo melhor.
As províncias na costa do Atlântico (as quatro províncias a leste de Quebec) conseguiram limitar a propagação de infecções e implementaram "bolhas de viagens", com liberdade de movimento para os residentes e ordens de isolamento de 14 dias para visitantes externos.
O país ainda está atrasado em termos de capacidade de teste e tem enfrentado longas filas e lentidão nas respostas aos resultados em algumas áreas, conforme as crianças voltavam à escola.
Cerca de 77 mil canadenses são testados diariamente, mas a meta é poder testar até 200 mil pessoas diariamente em todo o país.
Mais de 80% dos residentes de Nunavut são inuítes
BBC NEWS BRASIL
R7.
Ameaça em Lages.
Posse ou porte de drogas para uso pessoal em Lages.
Campanha Nacional de Multivacinação é prorrogada até o dia 13 de novembro.
A Campanha Nacional de Multivacinação do Ministério da Saúde (MS), com o conceito “Movimento Vacina Brasil. É mais proteção para todos” foi prorrogada em Santa Catarina até o dia 13 de novembro. A Campanha Nacional de Multivacinação e a Campanha Nacional de Vacinação são contra a Poliomielite e para a atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes com menos de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias), contra 18 tipos de doença. Lages ainda está com um índice de vacinação considerado baixo. Até o momento, apenas 37% do público alvo foi imunizado.
Quem ainda não vacinou seu filho deve procurar a Central de Vacinas no Centro ou nas Unidades Básicas de Saúde com salas de vacinas (com agendamento). Na sexta-feira (30) as Unidades de Saúde e a Central de Vacinas, no Centro, não abrem ao público devido ao ponto facultativo do Dia do Servidor Público.
A multivacinação é de todas as idades e durante a vigência das Campanhas serão oferecidas todas as vacinas do Calendário Básico de Vacinação 2020 da Criança e do Adolescente. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece atualmente 18 vacinas para crianças e adolescentes.Por ser uma campanha multivacional será possível receber dose de mais de uma das vacinas.
O Município está adotando todas as medidas de prevenção nas salas de vacinação durante o período de realização das Campanhas em razão da pandemia do novo Coronavírus, gerador da doença Covid-19.
Texto: Ari Junior
Arte: Carlos Alberto Arruda Junior
quarta-feira, 28 de outubro de 2020
Exército faz doação de sangue no Hemosc.
Militares do Primeiro Batalhão Ferroviário de Lages se dirigiram até o Hemocentro da cidade para participar da Campanha de Doação de Sangue
A ação é composta de atos voluntários de amor ao próximo, que faz parte da rotina dos Oficiais, e praças do Batalhão. A atitude de cada doador visa contribuir para o aumento no abastecimento de bolsas sanguíneas que ficou comprometido por conta da pandemia de Covid-19.
Ao longo do ano, o Exército Brasileiro incentiva militares a tornarem-se doadores em todos os seus quartéis. Para ser um doador é preciso ter entre 16 e 69 anos, não ter ingerido álcool nas últimas 12 horas, pesar no mínimo 50 kg e estar em boas condições de saúde. Doar sangue é um processo rápido e seguro. Procure o hemocentro mais próximo e seja voluntário.
Fonte: Comunicação 1°BFv
Coronavírus: no dia do Servidor Público um reconhecimento aos profissionais da Saúde que estão na linha de frente na luta contra a Covid-19.
A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) transformou 2020 em um ano atípico e provocou profundas mudanças na vida de milhares de pessoas pelo mundo afora. Novos hábitos como o uso da máscara facial e utilização do álcool em gel passaram a fazer parte do nosso dia a dia. Talvez um dos maiores desafios nesse contexto, seja o distanciamento social, onde os abraços, beijos e apertos de mãos tiveram de ser adiados, como forma de prevenção à doença.
E na linha de frente no combate à Covid-19 estão os profissionais da saúde. Em Lages, desde o início da pandemia até a segunda-feira (26 de outubro), dos 3.660 casos confirmados, 525 são profissionais da área da saúde que atuam em hospitais, asilos, rede privada, Hemosc, Secretaria Municipal da Saúde, entre outros. Esse índice representa 14% dos pacientes positivados no município.
A Secretaria Municipal da Saúde de Lages conta com aproximadamente 1.299 servidores, entre contratados, efetivos e estagiários. Nestes sete meses de pandemia, foi necessário fazer remanejamentos ou substituições para atender à demanda e não deixar a população desassistida. “Praticamente todos os setores foram afetados pelo afastamento de servidores que se estão nos grupos de risco, seja por apresentarem comorbidades ou por terem mais de 60 anos de idade, como previa o decreto municipal”, contextualiza a diretora Administrativa da Secretaria Municipal da Saúde, Léia Teixeira da Silva Amaral de Campos. “Entre as providências tomadas para suprir a demanda com os afastamentos, foram realizados remanejamentos de funcionários, novas contratações, além do aumento da carga horária com o pagamento de horas extras”, acrescenta.
Cuidado com a saúde física e mental dos servidores
Com objetivo de motivar, ouvir e valorizar o trabalho realizado pelos servidores públicos, diversas ações vêm sendo realizadas ao longo do tempo. Uma delas é a terceira etapa do projeto “Conversa Virtual, Pensando em Você”, organizada pelo Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde (NEPHS) em parceria com o Centro de Referência a Saúde do Trabalhador (Cerest), que acontecerá em formato virtual na quinta-feira (29 de outubro), alusiva ao dia do Servidor Público.
A presidente do NEPHS, Franciele Spolti Lorenzetti Miguel explica que o objetivo desse encontro on-line é fortalecer as relações interpessoais no trabalho, partilhar vivências, opiniões e sentimentos e promover a prevenção em saúde mental por conta da pandemia. “Por esses dias difíceis que estamos vivenciando, nos deparamos com muitos trabalhadores demonstrando total profissionalismo na linha de frente. E é com esperança de dias melhores que vamos conseguir vencer a pandemia e sair ainda mais fortalecidos”, enfatiza.
O secretário da Saúde de Lages, Claiton Camargo de Souza, lembra a importância de celebrar esta data. “Nesta quarta-feira, queremos expressar nossa gratidão pela doação, coragem, trabalho em equipe e amor de cada servidor público nas atividades que exercem, principalmente nesse momento que atravessamos. Nosso muito obrigado em especial, aos servidores da Saúde, que estão nesta pandemia, colocando-se à disposição para cuidar ainda mais da vida da nossa população”, acrescenta.
O dia do Servidor Público é comemorado na quarta-feira (28 de outubro), contudo, o ponto facultativo em todos os órgãos do Poder Executivo Municipal neste ano, salvo exceções, ficou estabelecido para o dia 30 de outubro (sexta-feira), como está definido no decreto municipal nº: 18.204.
Texto: Flávio Fernandes / Colaboração: Aline Tives
Foto: Arquivo
'Lua Azul': o raro evento cósmico que poderá ser visto neste 31 de outubro (e não se repetirá até 2023).
O que torna estranho esse fenômeno, que o folclore batizou de "Lua Azul", é que ela é a segunda lua cheia em um único mês, quando o normal é termos apenas uma.
O ciclo lunar, período em que ocorrem todas as fases da Lua, se repete a cada 29,5 dias ou mais.
Para que a "Lua Azul" ocorra são necessárias duas coincidências: a primeira lua cheia precisa ocorrer no primeiro ou segundo dia do mês, e este mês precisa ter 31 dias. Assim, é provável que apareça uma segunda lua cheia.
Esse fenômeno é conhecido como "Lua Azul".
Quando é a 'Lua Azul' de 2020?
A Lua Azul é um fenômeno incomum que ocorre apenas a cada 2,5 anos.
A última vez que isso aconteceu foi em 31 de março de 2018.
Neste ano, ela aparecerá no céu na noite de 31 de outubro a 1 de novembro, quando muitos países celebram o Halloween. No México, o dia marca o começo do festival do Dia dos Mortos.
Já houve uma lua cheia no dia 1º de outubro e, no final do mês, poderemos ver a segunda.
Por que Lua Azul?
Como a Nasa explica em seu site, o termo Lua Azul surgiu na década de 1940.
Na época, o Maine Farmer's Almanac (uma publicação anual que desde 1818 traz previsões sobre eventos ligados a clima nos EUA e Canadá) oferecia uma definição da Lua Azul tão complicada que muitos astrônomos tinham dificuldade em entendê-la.
Para explicar as luas azuis em linguagem simples, a revista Sky & Telescope publicou um artigo em 1946 intitulado 'Uma vez em uma lua azul'. O autor, James Hugh Pruett (1886-1955), citou o almanaque do Maine de 1937 e disse: "A segunda (Lua Cheia) em um mês, como eu interpreto, é chamada de Lua Azul."
E assim nasceu a moderna Lua Azul. Ela inspirou livros, filmes e músicas como Blue Moon, composta em 1934 por Richard Rogers e Lorenz Hart, gravada por inúmeros artistas como Elvis Presley, Frank Sinatra, Dean Martin, Billie Holliday e Billy Eckstine.
Luas e vulcões
Embora a Lua Azul não pareça ser azul, existem luas dessa cor.
Mas elas só podem parecer azuis após uma erupção vulcânica.
Em 1883, após o terremoto do vulcão Krakatoa, na Indonésia, as pessoas diziam que em quase todas as noites era possível ver luas azuis.
Com a força da erupção, semelhante a uma bomba nuclear de 100 megatons, nuvens de cinzas subiram ao topo da atmosfera terrestre e suas partículas fizeram a lua parecer azul.
Também houve relatos de luas azuis no México em 1983, após a erupção do vulcão El Chichón, e no Estado de Washington em 1980, após a erupção do Monte Santa Helena.
R7.
Coronavírus: População deve estar atenta às alterações pontuais nas estruturas de saúde por conta do feriado prolongado.
A população deve estar atenta às mudanças pontuais na rotina de atendimentos na área da saúde em Lages, em virtude do feriado prolongado que se aproxima. Na sexta-feira (30 de outubro) será ponto facultativo, tendo em vista que as comemorações do dia do Servidor Público (28 de outubro), foram transferidas neste ano para 30 de outubro, atendendo solicitação do Sindicato dos Servidores Municipais. Cabe lembrar ainda que, na segunda-feira (2 de novembro), é feriado nacional de Finados. O Decreto Municipal nº 18.204 prevê a manutenção apenas dos serviços considerados essenciais à população.
Unidades Básicas de Saúde
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão fechadas na sexta-feira (30) e reabrirão na terça-feira (3 de novembro). Os casos de urgência e emergência poderão ser atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) localizada no bairro Universitário, próximo à rodoviária Dom Honorato Piazzera.
Central de Vacinas
A Campanha Nacional de Multivacinação se estenderá até esta quinta-feira (29 de outubro) em Lages, devido ao ponto facultativo na sexta-feira (30). O horário de funcionamento da Central de Vacinas é das 7h às 19h, com entrega de senhas até às 18h15min.
Os pais ou responsáveis interessados em atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes com menos de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias), contra 18 tipos de doença também poderão procurar as Unidades Básicas de Saúde com salas de vacinas, mediante agendamento. O atendimento retorna ao normal na terça-feira (3 de novembro).
Centro de Triagem
O Centro de Triagem da Covid-19, localizado no prédio do antigo Pronto Atendimento Tito Bianchini, no Centro de Lages, permanece aberto 24 horas por dia. A Central de Monitoramento da Covid-19 também continua à disposição da comunidade através dos telefones 3251-7601 ou 3251-7602.
Farmácia Básica
A Farmácia Básica Municipal manterá os atendimentos nesta semana até a quinta-feira (29). O Horário de funcionamento é das 7h às 19h. A exceção fica por conta do setor de remédios judiciais, onde o atendimento ocorre das 8h às 12h. A Farmácia Básica retoma os atendimentos normalmente na terça-feira (3 de novembro).
Mutirão de consultas oftalmológicas
O mutirão de consultas oftalmológicas para encaminhar pacientes às cirurgias de catarata que havia sido marcado antes do decreto municipal para sexta-feira (30), será transferido para o sábado da próxima semana (7 de novembro). Cada um dos 70 pacientes agendados está sendo comunicado sobre a alteração de datas. As próximas etapas do mutirão nos dias 6 e 13 de novembro acontecerão normalmente.
Atendimentos interior do município
O calendário de atendimentos médicos e odontológicos nas localidades do interior está definido da seguinte forma nos próximos dias:
- quarta-feira (28/10) - localidade de Macacos Escolinha na Unidades Básicas de Saúde (UBS);
- quinta-feira (29/10) atendimento para os moradores das localidades de Cedro e Passo dos Fernandes em Santa Terezinha do Salto na Unidades Básicas de Saúde (UBS);
- sexta-feira (30/10) não haverá atendimento, em virtude do ponto facultativo
- segunda-feira (2/11) não haverá atendimento por conta do feriado de Finados.
- terça-feira (3/11) atendimento para os moradores das localidades de Santa Terezinha do Salto, Manfrói e Floresta (UBS);
- quarta-feira (4) em Índios (UBS);
- quinta-feira (5) em Cabo de Lança (UBS)
- sexta-feira (6) em Índios (UBS).
A recomendação é que os pacientes cheguem para receber atendimento entre às 7h até às 9h30 e tenham em mãos o cartão SUS e o cartão da família.
Texto: Flávio Fernandes
Arte: Carlos Alberto Arruda Junior.
Coronavírus: Central de Monitoramento da Covid-19 continua atendendo casos suspeitos e ativos em Lages.
Cada indivíduo identificado como suspeito ou portador do novo Coronavírus passa a receber orientações sobre a doença e as manifestações clínicas que deverão ser observadas durante o período de quarentena. A Central de Monitoramento da Covid-19 em Lages continua ativa e monitora atualmente aproximadamente 906 casos (dados da Secretaria Municipal de Saúde, até esta segunda-feira - 26 de outubro). Desde o início do trabalho, já foram monitoradas um total 13.440 pessoas.
O contato com cada paciente é feito através das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou pela Central para as áreas descobertas, via tele atendimento, nos números 3251-7601/ 3251-7602 para informações sobre a Covid-19, ou pelo whatsapp 3251-7626 para resultado do teste.
As orientações ainda incluem o aparecimento de qualquer sintoma de gripe, febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza ou congestão nasal, perda de olfato ou paladar, diarréia, falta de ar ou dificuldade em respirar.
Também são orientados sobre o que fazer se apresentar algum sintoma, quais os serviços procurar e como se isolar, assim como precauções adicionais ao observar sinais de gravidade, e quais os serviços de referência para o tratamento e diagnóstico que deve buscar. “O monitoramento se inicia após avaliação médica que pode ser presencial ou via teleatendimento. Acontece via telefone ou whatsapp e o tempo entre cada contato com o paciente é definido de acordo com a necessidade, levando em consideração a existência de comorbidades e/ou agravamento dos sintomas”, explica a coordenadora da Central de Monitoramento da Covid-19 em Lages, Joana Manfrói.
Interromper as cadeias de transmissão, diminuindo o número de novos casos é o principal objetivo do rastreamento de contatos.A definição de caso suspeito pode ser usada com qualquer pessoa que esteve em contato próximo a um caso confirmado de Covid-19 durante o seu período de transmissibilidade, ou seja, entre dois dias antes e dez dias após a data de início dos sinais ou sintomas do caso confirmado.
Texto: Aline Tives
Arte: Carlos Alberto Arruda Junior.
Ocorrência: Posse irregular de munição ou acessório de uso permitido em Lages.
Ocorrência: Posse ou porte de drogas para uso pessoal em Lages.
Ocorrência: Receptação e Recuperação de veiculo furtado em Lages.
terça-feira, 27 de outubro de 2020
Homem que matou a companheira de três décadas é condenado a 17 anos de reclusão.
O casal vivia junto há mais de 30 anos. Em setembro de 2018, conforme a denúncia do Ministério Público, ele teria a espancado com socos, chutes, pauladas e empurrões contra portas e janelas até a morte. Entre os documentos que integram o processo, o laudo pericial diz que a mulher tinha cinco costelas quebradas, além de outras lesões.
Depois de matar a vítima, para se eximir das consequências penais, ele ocultou o corpo no quintal da casa onde moravam, no bairro Tributo. O homem confessou o crime. Porém, no interrogatório durante o júri popular preferiu ficar em silêncio. Ele é reincidente em crime doloso contra a vida. Em outro processo, foi condenado por tentativa de homicídio.
A sessão ocorreu a portas fechadas, a exemplo das anteriores, para evitar a propagação do coronavírus. E dessa forma devem ser feitos os próximos júris em novembro. Estão pautados para o mês três sessões de julgamentos, nos dias 3, 17 e 24, com início marcado para 10h.
NCI/TJSC - Serra e Meio-Oeste
-
A Guarnição Policial Militar foi acionada por intermédio da Central Regional de Emergências para deslocar ao Hospital Nossa Senhora dos Pr...
-
A Guarnição Policial Militar foi acionada por intermédio da Central Regional de Emergências para deslocar até o local indicado, Rua Áureo ...
-
[Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente Hoje 14:4 O e-Títu...
O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação
[Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente Hoje 14:4 O e-Títu...