sábado, 11 de agosto de 2018

50 anos de Amures

Amures/50 Anos

Associação de Municípios completa meio século de lutas pela região

Fundada em 10 de agosto de 1968, a Associação dos Municípios da Região Serrana – Amures tem como bandeiras, o fortalecimento das administrações públicas, a defensa dos interesses regionais e a cooperações intermunicipal e intergovernamental da região.
Num território em que estão 18 municípios, numa área aproximada de mais de 16 mil quilômetros quadrados, correspondente a 16,87% do território catarinense e uma população de apenas 4,63% dos habitantes de Santa Catarina, a Amures ajudou a consolidar passos estratégicos para o desenvolvimento da região.
A primeira grande ação da entidade é datada de em 1969, quando o grupo de prefeitos da época trabalhou para transformar a Fundação Educacional de Lages – FEL em Fundação Universidade do Planalto Catarinense (UPC), hoje a Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac.
Com quadro técnico de assessorias em áreas como Jurídica, Projeto, Assistência Social
Tecnologia da Informação, Georreferenciamento, Arquitetura, Contábil, Engenharia Civil, Movimento Econômico, Topografia, Comunicação e Turismo, a Amures tem como missão trabalhar em prol dos municípios da Serra Catarinense, visando melhorar a capacidade administrativa e executiva das prefeituras, além do bem-estar das pessoas.
Sob o comando da secretária executiva Iraci de Souza, o departamento de engenharia, por exemplo, produz em média a cada ano, cerca de R$ 5 milhões em projetos que são encaminhados às prefeituras para execução de obras. Como construção de pontes, escolas, creches, pavimentações de ruas, portais de entrada dos municípios, campo de futebol, ginásio de esportes, praças, passeios públicos, preventivos de incêndios, parques de exposições e uma infinidade de áreas estruturantes.
Atuando em parceria com os Consórcios Públicos de Saúde e de Meio Ambiente, concebidos também dentro da Amures, a entidade tem um trabalho forte no movimento econômico com recuperação média anual de R$ 500 milhões em valor adicionado para os municípios. Valores esses provenientes de declarações incorretas de transações comerciais.

Atualmente, sob a presidência do prefeito de Urubici Antônio Zilli, a Amures consta em sua galeria de ex-presidentes 51 nomes que ajudaram a forjar a história dessa região que já emprestou liderança até, para governar Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...