quarta-feira, 7 de maio de 2014

PET Redes: Representante do Ministério de Saúde avalia Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde



Durante o mês de abril, dias 23 e 24, a representante  do Ministério da Saúde Cassia Marisa Manoelesteve em Lages para avaliar a realização do projeto “FORTALECIMENTO DAS REDES DE ATENÇÃO À SÁUDE NO MUNICÍPIO DE LAGES - S.C. A PARTIR DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇOS-COMUNIDADE”, aprovado pelo Ministério em 2013 e em que atuam a Universidade e a Secretaria de Saúde.
O projeto integra o Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde - PET Saúde que implica em Ensino, Pesquisa e Extensão, com ênfase nas áreas prioritárias da saúde, com prática baseada na relação entre ensino, serviços e comunidade e com uma abordagem multiprofissional. Foram aprovados três grupos:  Rede Cegonha; Rede Atenção Psicossocial; e, Rede de Urgência e Emergência. Cada um deles conta com um tutor, 06 profissionais preceptores e 12 acadêmicos graduandos da área de saúde, além de voluntários.
“Este é o primeiro ano de inserção da Uniplac e de Lages no PET Saúde e recebermos uma avaliação positiva neste primeiro momento, nos dá uma responsabilidade maior”, assinala Camila Baccin, secretária regional de saúde, gestora de Pesquisa da Uniplac e tutora do grupo PET Saúde/Rede de Urgência e Emergência. Segundo Camila, há muitos desafios, pois o projeto é baseado  em ações de pesquisa, ensino e extensão, e especificamente ao que se refere à pesquisa é um avanço na perspectiva de responder  às necessidades dos serviços de saúde,  neste momento da chegada das redes  de atenção.  “Contribuir com o olhar para este novo desenho de gestão do Sistema Único de Saúde implantado desde julho de 2013 aqui na região é o nosso papel”, ela complementa.
Durante a estadia da avaliadora em Lages ela visitou  os campos de realização do projeto – Unidades básicas de saúde, CAPS, e a unidade de emergência do Hospital Nossa Senhora do Prazeres (HNSP).
Fotos:
1- Ao centro da foto a avaliadora do Ministério da Saúde com as profissionais Priscila Schneider, tutora da Rede de atenção Psicossocial, Suian Liz, tutora da Rede Cegonha, Maria Conceição, coordenadora do PET Saúde/Uniplac e Camila Baccin, tutora da Rede de Urgência e Emergência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...